segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mau começo e sinais preocupantes

Já se sabia que a presente época ia trazer dificuldades acrescidas. Sabia-se que Rui Vitória precisaria de algum tempo para conseguir aplicar as suas ideias. No entanto perder, especialmente com o Sporting e com o Porto, é sempre mau e numa final ainda pior.

Por outro lado, verifica-se que nesta fase o Benfica está ainda num estágio atrasado de preparação - e a época já começou. Há lacunas no plantel que aqui assinalámos e que - sublinhe-se bem - serão (muito) agravadas se Gaitan for vendido. Mas para além disso, parece-me que o iniciar o jogo de hoje com um sistema de jogo (o 4-2-3-1) que não foi preparado na pré-época não foi uma boa ideia.
 
O Benfica fez um jogo fraco, sem ideias claras, sem agressividade, muito passivo. Não conseguiu manter a posse de bola por mais de alguns segundos seguidos e não conseguiu trocar mais de 3 ou 4 passes consecutivos. Não se percebeu qual o plano de jogo.
 
Para mim é difícil identificar algum aspecto positivo neste jogo. Uma ilação podemos porém tirar: é que as estruturas não ganham jogos, como eu sempre suspeitei. Veremos se a estrutura do Benfica consegue porém dar ao treinador a estabilidade e os recursos necessários para enfrentar os desafios que se avizinham. A liderança da equipa em termos estratégicos e tácticos caberá porém a Rui Vitória. A primeira impressão em relação ao seu trabalho não foi boa, como o próprio reconheceu. Esperemos que a última o seja. 

3 comentários:

  1. concordo isso nao era apenas mais um jogo era um final de uma supertaça frente ao sporting e incrivel o racio negativo do benfica nesse trofeu oficial ja o sporting leva 8 trofeus a 3 supertaça em 8 anos o benfica tem 3 em 30 anos mas pronto esse maldito presidente so sai do benfica wuando morrer ou cair duma cadeira escolher pra treinador um paspalhao da nisso mas pronto ele fez isso de proposito pa colocarem as culpas no treinador paspalhao ke saudaded de borges coutinho fernaddo martins joao santos jorge de brito ke paixao tinham pelo benfica ke carisma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse péssimo rácio do Benfica não apenas em Supertaças (praticamente perdemos sempre) mas também em finais europeias é algo de estranho mas que não pode ser imputado ao actual presidente. Fernando Martins também perdeu várias. Aliás este presidente perdeu poucas (não tenho aqui as estatísticas) porque nos últimos anos não temos ganho muitos campeonatos e taças de Portugal. Também não é correcto chamar isso ao treinador. Vamos ter calma e ver como as coisas correm. A sucessão a JJ nunca seria fácil.

      Eliminar
  2. Em vez de dar mais recursos não seria melhor dar um treinador a sério?
    Este conseguiu entrar com 10 contra 11.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.