segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O "Tri" é uma miragem

Fosse qual fosse o treinador do Benfica esta época, renovar o título seria sempre muito difícil. Já no ano passado tal só aconteceu quase por milagre: a vitória no dragão foi muito feliz, tal como o empate obtido em Alvalade já nos descontos. Dada a mudança de treinador, o cenário tornou-se ainda mais difícil.

Nunca escondi que a minha escolha seria Marco Silva, um treinador ambicioso e que tinha já um "estágio" em Alvalade que o ajudaria a adaptar-se com mais facilidade às exigências de treinar o Benfica. LF Vieira convenceu-se porém - mal - de que o treinador era apenas uma peça que fechava o puzzle da "estrutura", bastando contratar alguém competente e sério que as coisas funcionariam.

Mas não é assim. Rui Vitória é claramente um homem sério, bem formado, seguramente com conhecimentos sólidos na área da educação física, ou "motricidade humana" como agora se chama e do futebol mas com praticamente nenhuma experiência a este nível de exigência. Por isso Rui Vitória está a ter no Benfica um período de aprendizagem e adaptação que vai ainda durar não apenas muito mais semanas mas até meses. Isto claro, se não fôr demitido entretanto.

Só depois desse período de aprendizagem é que Rui Vitória poderá conseguir explanar todos os seus conhecimentos tácticos e concepções de jogo com suficiente auto-confiança - os quais poderão ou não suficientes para o grau de exigência do Benfica. Até lá, Vitória irá experimentando, tacteando e tentando, irá remendando. Durante esse período o Benfica perderá certamente muitos pontos, tornando a conquista do campeonato numa miragem. 

Quando se tornou claro que esta era a aposta de LFV escrevi o seguinte:

Neste quadro de mudança de paradigma faz realmente sentido apostar num treinador com um perfil de Rui Vitória que já treinou as camadas jovens do Benfica. No entanto tem que se levar este exercício de planeamento do futuro um pouco mais longe. O Benfica vai apostar na formação em que termos? Uma aposta em criar os alicerces de uma equipa de futuro, projectando jovens para patamares superiores de competitividade? Uma aposta de futuro, sem pressão de ganhar títulos importantes nos próximos dois ou três anos?  Se for assim, Vitória pode ser o homem certo. Mas estarão os benfiquistas prontos para ver o clube voltar a ficar em 3º no campeonato?

Se a ideia não é esta, se a ideia é continuar a ter uma equipa competitiva que se bata e possa até ser superior à do Porto e continue a estar um patamar acima do Sporting, ganhando ou ficando perto de ganhar o campeonato, então temo que Vitória possa não ter experiência e capacidade para esses voos. Mais, Vitória está longe da realidade Liga dos Campeões e dos palcos das grandes decisões. Apesar de ser um bom treinador, poderá ser um novo Paulo Fonseca, alguém sem preparação (e se calhar sem estaleca) para estas andanças. O Benfica não é o Guimarães.

Quando as minhas suspeitas se começam infelizmente a confirmar, renovo a minha pergunta, endereçando-a à direcção: estamos preparados para o cenário de não ganhar nada de relevante esta época mantendo porém a aposta no treinador e na formação? 

Caso a resposta seja positiva, haverá que rapidamente baixar as expectativas dos adeptos explicando que esta é uma época de transição, na qual se construirão bases para títulos vindouros, dando alguma folga ao treinador e aliviando a pressão sobre todos. 

Caso a resposta seja negativa, caso se insista no discurso do "Tri", aumentarão as possibilidades de Rui Vitória vir a ser despedido a meio da época. Num tal cenário ficarei sem perceber com que bases se partiu para esta aposta.

Em qualquer um dos casos acho que é importante para os benfiquistas - especialmente os mais lúcidos, que são capazes de pensar as coisas um pouco mais além do imediato - começarem a baixar as expectativas e a deixar de colocar muita pressão sobre a equipa. Com este ou com outro treinador será sempre muito difícil ganhar esta época. Com Rui Vitória porque já demonstrou estar um pouco perdido e numa fase de aprendizagem e experiência que praticamente tornam impossível uma corrida séria ao título (a não ser que os outros candidatos percam muitos pontos, ao contrário do que aconteceu nas últimas épocas). Caso Vitória viesse a ser despedido, isso significaria que estávamos já atrasados na corrida e não seria um treinador novo que de um momento para o outro iria alterar fundamentalmente o estado de coisas.

4 comentários:

  1. Alguém que escreve à 2ª jornada que o tri é uma miragem não pode ser benfiquista! Não foi isso que Cosme Damião ensinou.

    ResponderEliminar
  2. O título (do post) pode ser muito forte. E é. ( E o Nacional - título - vai ser nosso :)
    Pode até ser desanimador... à 2ª jornada, de acordo Glorioso Cosme Damião, ainda não vou também por aí.
    Mas, convenhamos, mais do que uma derrota, não se vislumbra uma equipa, e isso sim causa apreensão.
    Se o título pode causar divergências, já o substrato, o texto em si, julgo que o Glorioso Frank tocou em muitos pontos certos. Que também subscrevo.
    Sem alarmismos, mas com natural apreensão.
    Abraço Glorioso.
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar
  3. Sbscrevo o meu hononimo Frank,o tri e uma miragem na minha modesta opiniao sim e uma miragem,escrevendo em termos menos proprios pelo que temos visto pelo andar da carruagem o trio e uma miragem estamos a um ponto dos dois principais candidatos ao titulo e a procissao ainda nao saio dentro da igreja mas a continuar a jogar assm nao tardamos a descolar assustadoramente dos nossos rivais,90%dos Benfiquistas nao estao contentes com a forma de jogar da equipa nem acreditam no systema de jogo do Rui nem este tem capacidade para tao grande porta.avioes como o Benfica mas a culpa nao e dele mas sim de quem o escolheu,posso estar errado quero estar errado e que o rui a todos nos faca engolir um elefante no fim sendo campeao jogando o Benfica a campeao coisa que eu nao acredito.

    ResponderEliminar
  4. à 2ª jornada, o titulo é uma miragem para qualquer dos candidatos.

    O resto, é o estado de espirito de cada um que o faz debitar. E para poder ter razão nas suas previsões, acaba por sedimentar o seu pensamento... porque sim...nunca vai dar o dito por não dito.

    Afinal os 3 pontos perdidos, podem ou não ser recuperados? 2 já foram.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.