quarta-feira, 2 de março de 2016

Agora é mesmo decisivo

O Benfica está forte. Depois da saída do treinador mais marcante do passado recente do Benfica, de um claro desinvestimento financeiro e da aposta nos jogadores da casa, nomeadamente da equipa B, das lesões de Sálvio, Gaitan e Luisão, após derrotas em todos os jogos contra os rivais, quem diria que o Benfica estaria a apenas um ponto do 1º lugar (e dependente apenas de si para ascender à liderança) à entrada para a última dezena de jogos do campeonato?

O Benfica está forte, está a marcar muitos golos e a criar muitas oportunidades. O último jogo para o campeonato confirma-o: o Benfica marcou dois, podia ter marcado facilmente 6 e jogou sem três titulares, sem contar com as ausências de Luisão, Lisandro e Fedja. E diga-se que Gaitan e Samaris estiveram bastante desinspirados, assim como Talisca.
 
O Benfica está forte enquanto equipa, enquanto clube, com o apoio extraordinário dos adeptos a contribuir muito para que estejamos nesta situação.

Mas não nos enganemos: Sábado é o tudo ou nada. Não nos iludamos: o Benfica não pode perder novamente. Seria muito importante ganhar, deixar-nos-ia bem mais perto do título, mas um empate não compromete pois o Sporting tem deslocações de grande dificuldade (Braga e Porto) pela frente. Ficaríamos porém dependentes de maus resultados dos outros para sermos campeões, o que nunca é bom.

Sejamos realistas: uma derrota em Alvalade seria o fim das possibilidades do tricampeonato: a partir daí teríamos que esperar que em apenas 9 jornadas o Sporting perdesse mais 5 pontos do que o Benfica (e poderíamos até ser ultrapassados pelo Porto).

O jogo assume pois um carácter decisivo e é assim mesmo, sem medos, sem desculpas, sem hesitações que ele tem que ser assumido.
 
Não é um jogo igual aos outros, não vale 3 pontos como os outros (vale 6), não tem as mesmas implicações psicológicas na equipa e nos adeptos que os outros.
 
O Benfica está bem, está forte, tem capacidade para chegar a Alvalade dominar o jogo e ganhar. Têm a palavra Rui Vitória e os jogadores. Nestes momentos tão importante quanto a estratégia e a táctica é a capacidade mental e a vontade. Estes jogos são batalhas mentais, guerras de nervos. O Benfica é bicampeão e tem que saber usar esse estatuto em seu benefício. Rui Vitória disse, após perder os primeiros jogos no início da época que o importante no campeonato era como acabava e não como começava. Também disse que se a tarefa fosse fácil provavelmente não era para si e a sua equipa. Tem agora a possibilidade de provar a veracidade e dar substância às suas afirmações. Tem o apoio e a confiança de todos os benfiquistas para o conseguir.

9 comentários:

  1. Se o Benfica perder é mesmo ultrapassado pelo porto e até o 2° lugar fica em risco.

    ResponderEliminar
  2. Frank,

    Discordo.
    Não vejo assim as coisas. De maneira nenhuma.
    Não é um jogo de vida ou de morte e depois das tuas ferozes críticas a Rui Vitória, pois não me esqueço daquilo que escreveste, o que me levou inclusivé a pedir-te contenção na forma extremada com que te "exaltaste", não considero que estejas no "legítimo direito" de dizer que o Rui Vitória e os jogadores "têm a palavra".
    O nosso treinador teve sempre a palavra. Por isso é que tem conseguido aquilo em que muito poucos acreditavam e acreditam, inclusive tu próprio.

    Vamos com calma, serenidade e nada de colocarmos os problemas como sendo de "ou tudo ou nada".
    Será bom ganharmos? Não, será óptimo!
    Será bom empatarmos? Veremos...
    Será mau perdermos? Não é nada bom, mas veremos...

    Quanto à hipótese derrota, admiro-me muito que alguns admitam imediatamente que o 2º luga fique em risco e que sejamos ultrapassados pelos corruptos.
    Então porque que é que o sr. Ramalhete dá como adquirida a hecatombe do Benfica, se nem sequer sabe qual o resultado dos corruptos em Braga? Já dá também por adquirida a vitória do grémio da fruta?
    Francamente!...

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Grão Vasco, a minha perspectiva é realmente a de máxima responsabilização e máxima pressão. Porque essa é a realidade deste jogo. Perder é dizer adeus ao título. Poderá depois haver uma reviravolta e o Benfica ainda vir a ser campeão? Pode, mas é altamente improvável.
      A questão para mim é simples: se queremos ser campeões é nesta altura que temos que estar à altura do momento. Foi isso que aconteceu nas Antas com os dois golos de César Brito, foi isso que aconteceu em Alvalade com o 6-3, é isso que espero que aconteça sábado.
      Claro que no futebol há 3 resultados possíveis. Por exemplo contra o Porto na Luz merecíamos vencer e acabámos derrotados. Mas esse não pode ser o pensamento dos nossos antes do início do jogo. O pensamento deve ser o de ganhar para passar para líder isolado e dependermos apenas de nós para sermos campeões. E depois em campo ter esse espírito de campeões autênticos.
      Essa é a minha perspectiva, embora admita que existam outras.

      Saudações e que sábado por esta hora estejamos ambos a comentar a vitória.

      Eliminar
    2. E era a primeira vez que o grémio da fruta nos passava a perna?
      Até os brácaros podem dar o jeito...

      Eliminar
  3. Frank, gosto imenso de ver o seu pastor alemão engalanado à Benfica :). Fantástico, mesmo!

    Quanto ao jogo de sábado, eu não jogava com apenas dois médios. o ponto forte deles é o meio campo e teríamos de fazer aí alguma coisa, ou as coisas podem complicar-se. quanto ao resultado, seria fantástico ganharmos, mas se não conseguirmos, um empate deixa na mesma tudo em aberto, até porque temos, teoricamente, uma reta final de campeonato mais fácil. Apoiaremos e veremos como corre. Não estou muito confiante no braga. este braga de fonseca é muito suave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quer dizer, para nós não há suavidades, mas vejam a forma como perderam com os de alvalade, depois de estarem a ganhar 2-0.

      Eliminar
    2. Caro José Batista, obrigado.
      Em relação ao Braga, acima de tudo temos que fazer o nosso trabalho para não estarmos dependentes de terceiros. Um empate ainda deixa de facto tudo em aberto, agora uma derrota seria desastroso. Apoiaremos certamente e estou convicto de que podemos ganhar.

      Eliminar
  4. http://obenficasoueu.blogspot.pt/2016/03/ja-perdemos-o-campeonato.html
    Não concordo. Assino por baixo este comentário ao teu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, não és obrigado a concordar. Realmente temos perspectivas diferentes. Aquilo que eu sinceramente espero é que não tenhamos que fazer a prova de quem é que estava certo. Isso quereria dizer que não perdíamos em Alvalade, como eu espero que não percamos.
      Admito que me preocupa um pouco esta mentalidade de dizer que se perdermos não há problema... Não me parece a melhor abordagem e o melhor espírito para enfrentar um jogo desta importância. Mas, mais uma vez, posso ser eu que estou errado...

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.