quinta-feira, 28 de abril de 2016

BTV - vamos manter o nível

A BTV (tenho muita pena que a designação oficial não seja BenficaTV) tem-nos habituado a um elevadíssimo padrão de qualidade e a uma postura responsável. Claro que as coisas são apresentadas do ponto de vista do Benfica - é mesmo esse o objectivo primeiro do canal - claro que há ocasiões em que os convidados ou funcionários resvalam para a bajulação (é humano).
 
Por vezes verificam-se alguns excessos. Ainda hoje os portistas falam do desejo expresso na  BenficaTV (na altura ainda se chamava assim) de que Pinto da Costa morresse. Na altura foi dito por um participante num programa que desejava que festejasse "o próximo título junto daquele a quem o prometeu" que era Pedroto. Não é este evidentemente o tom que se deseja.
Mas em geral o tom é institucional e moderado.
A BTV tem tido um grande crescimento e parte do sucesso deve-se à forma  institucional como se apresenta, aos profissionais credíveis e até a uma certa independência e capacidade crítica dos intervenientes em relação ao clube. Claro que essa liberdade vale para os dois lados e portanto não podemos culpabilizar em absoluto o canal quando algo corre menos bem em termos de opiniões expressas pelos convidados.

Haverá porém que ter algum cuidado para o tom não resvalar. Apesar das provocações, do nível inaudito e inacreditavelmente baixo dos ataques e campanhas infames do Sporting, a BTV tem que ter cuidado para não se deixar arrastar para esse baixo nível. Em particular temos que resistir ao insulto, por muito que as pessoas em causa mereçam - e merecem - ser duramente criticadas. Há que evitar responder na mesma moeda, sob pena nos tornarmos parecidos àqueles que criticamos.
Penso que ontem se passou um pouco essa fronteira.

9 comentários:

  1. Boa tarde.
    Por acaso, ao assistir ao programa ontem pensei exactamente o mesmo. Tudo bem, que é muito dificil ouvir o circo do outro lado e calar, mas deve-se ter o máximo de contenção para não dar o flanco. Se não acontece o mesmo do que na "disputa" Jesus-Vitória, que nós, benfiquistas sofredores, sabemos perfeitamente quem atirou a primeira pedra, com a lamentavél tirada do "cérebro", mas que na opinião publica de quem não acompanha tanto o fenómeno, já passa como bate-boca e ninguém se lembra quem começou.
    Por acaso, trata-se de um programa que gosto de acompanhar pela sensatez da maior parte dos argumentos em defesa do Benfica, mas penso que o facto de ontem terem sido convidados duas pessoas "externas" ao habitual formato fez com que a discussão tenha resvalado para um nivél que deve ser evitado.

    ResponderEliminar
  2. Epa!!! que exagero!!
    O programa tem um nome e um propósito.
    Virgens ofendidas, agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não notou qualquer diferença entre ontem e as restantes semanas da época?

      Eliminar
    2. Não digo que não.
      É verdade que ontém foi um poco diferente, mas também, caramba, comparar com o que se passa na sporting tv é exagerado.

      Eliminar
    3. Claro que é exagero, o meu único ponto é que nesta fase da época devemos conter-nos o mais possivél para evitar dar "munições" aos adversários.
      No final da época cá estaremos para acertar todas as contas e apontarmos todas as lanças a quem merece, mas agora o que é importante é conquistarmos os guerreiros que vêem da cidade-berço.:)
      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  3. eu lembro que essa frase do pedroto foi distorcida.

    o significado da frase era o desejo de que o benfica ganhasse durante anos a fio. sempre. não desejava a morte a ninguém, porque isso implicava que estava a desejar a derrota do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Essa frase não foi pronunciada dessa maneira nem com essa intenção. Já não a sei reproduzir. Mas sei que foi distorcida pelo palermóide do Miguel Guedes e utilizada como arma de arremesso.
    Quanto ao programa que é referido, não vi portanto não me posso pronunciar!

    ResponderEliminar
  5. "Exigisse" a BTV que os restantes órgãos "independentes" de CS fossem tão isentos como eles e seria o fim do mundo. Nenhum editor chefe deixaria de se escandalizar, quais donzelas vilipendiadas!
    Este teu pedido de isenção dum canal de clube que tenta esforçadamente ser isento, mesmo cercado por meios de CS que há longo tempo deixaram de ser independentes, servindo tão somente os donos, parece-me - a mim - mais um temorzinho de que um raciocínio "razoável".
    Achando quase sempre os teus textos excelentes. Neste passo. Discordo. Só isso e nada mais que isso.

    ResponderEliminar
  6. Agradecendo todos os comentários, gostaria apenas de clarificar o seguinte: compreendo o teor do programa da BTV em causa e aprecio-o. Acho que precisamos de um programa deste tipo no qual a defesa do clube seja feita de forma incisiva. Acho é essa defesa não deve resvalar para insultos, sob pena de entrarmos num registo pouco edificante que se vira contra nós próprios. Como refere o Álvaro num dos seus comentários, ao entrar nesse registo estamos a dar munições ao adversários e pretextos para depois se dizer que são todos iguais.
    Dito isto não estou a fazer nenhum drama disto ou a sugerir que a BTV fica maculada para a eternidade por meia dúzia de palavras mal medidas. Estou apenas a fazer um reparo.
    Quanto à questão do "desejo" dos festejos de títulos por Pinto da Costa, é verdade que não é igual a dizer que se deseja que ele morra, mas não deixa de ser uma declaração infeliz e dispensável.
    Mas, insisto, não faço disto um bicho de sete cabeças, espero apenas que não se repita.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.