sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Alerta máximo

Num campeonato como este, no qual o Benfica tem corrido sempre por fora, buscando recuperar de um atraso que se verifica quase desde o início do campeonato, a nossa margem de erro está reduzida a quase nada.

Precisamos de ter como premissa que o Porto vencerá o jogo na Amoreira e que portanto neste momento é como se tivesse 5 pontos de avanço. Se isso não acontecer teremos então um "bónus" que nos colocará mais perto do Penta.

Assumindo que temos 5 pontos de atraso, precisamos de vencer o Porto na Luz, o que reduziria essa margem para apenas dois pontos. Atendendo a que haverá ainda um Porto-Sporting, um Marítimo-Porto, um Guimarães-Porto, um Portimonense-Porto e um Chaves-Porto (este já na presente jornada), não é impossível que esses dois pontos possam ser recuperados.

Mas são contas muito difíceis que "proíbem" qualquer deslize do Benfica. Teremos mesmo que vencer TODOS os jogos daqui para a frente, a começar pela jornada deste fim de semana.

Ora o jogo em Portimão será de um grau de dificuldade muito grande. Eu sei que o Portimonense é um recém primo-divisionário e que o seu orçamento está a um mundo de distância do do Benfica. Mas sei também que é uma equipa comandada por um treinador experiente e conhecedor, muito rápida, que normalmente marca golos, especialmente em casa. Nos últimos dois jogos foram 7: quatro ao Rio Ave e três ao Marítimo (fora). Isto para já não falar das dificuldades que sentimos para vencer o Portimonense em casa.

Isso são sinais que nos devem precaver contra qualquer possibilidade de surpresa. Ao contrário do que tem acontecido demasiadas vezes esta época, o Benfica não pode "desligar" do jogo em momento algum. Ou seja, não podemos dar a primeira parte de avanço (como fizemos algumas vezes e o jogo com o Rio Ave nesse aspecto não foi brilhante) nem podemos (como aconteceu no Bessa) marcar cedo e pensar que o jogo está ganho. Este será um jogo em que teremos que ter intensidade do princípio ao fim.

Queixamo-nos por vezes e com razão de que a grande maioria das equipas da Liga Nos está no Norte, o que nos coloca numa posição mais difícil do que o Porto, cujas deslocações são muito mais curtas. No entanto a verdade é que temos enfrentado dificuldades nas deslocações ao sul. Por exemplo com o Olhanense em 2011 e 2012 empatámos os jogos e já nesta época, para a Taça de Portugal, vencemos apenas por 1-0 com muitas dificuldades.

A equipa estará por isso avisada. Só a vitória interessa, rumo ao Penta.

2 comentários:

  1. Nakajima e Fabrício são jogadores de equipa grande. Se acontecer o Portimonense marcar primeiro muito dificilmente ganharemos porque estes dois jogadores em contra-ataque poderão ser letais. Temos de fazer um jogo inteligente e de concentração máxima. Mas se ganharmos o penta estará muito mais perto.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.