sábado, 10 de fevereiro de 2018

O Benfica dos pequeninos

1. Somos campeões europeus de Futsal! Depois da vitória no Euro 2016 vem agora o título no Futsal - justo - que orgulha os portugueses.

2. Grande vitória do Benfica em Portimão.

Era, como aqui assinalei, um jogo de enorme dificuldade perante um adversário que joga bem e que é muito rápido e incisivo na frente.

Era um jogo que tinha muito para dar errado, porque estávamos ainda em fase de consolidação do "4-3-3 pós-Krovinovic", não tínhamos Sálvio (que apesar das múltiplas perdas de bola é um jogador que vem sendo muito influente com golos e assistências), não "matámos" o jogo na primeira parte como poderíamos ter feito, e, como se isso não bastasse, perdemos Jonas por lesão e pouco depois o Portimonense chega ao golo já em plena segunda parte.

Havia pois várias "razões" para não ganharmos e até para ter desculpas para isso.

A equipa porém não quis aceitar essa fatalidade.

Reagiu, mesmo sem Jonas, voltou a crescer no jogo (os golos cedo por vezes "adormecem" as equipas - como eu tinha aliás avisado no anterior post) e chegou novamente ao golo, numa execução monumental de Cervi (que exibição!) num livre directo.

Depois foi sofrer e muito! O Portimonense nunca desistiu do jogo, apostou em múltiplos modos de colocar a bola na nossa área (nomeadamente as bolas paradas, nas quais Varela, ao contrário do que tem feito desde que reassumiu a titularidade, esteve inseguro) e criou algumas oportunidades de golo. Nessa altura a equipa arregaçou as mangas, trabalhou, lutou e, já nos descontos, Zivkovic (que disputa com Cervi o reconhecimento de melhor em campo) teve o prémio que merecia e marcou num lance de grande classe.

Foi uma vitória de raça e crença, obtida porque os jogadores acreditaram e lutaram para a obter, mesmo depois de alguns infortúnios no jogo.

Em termos individuais, para além dos destaques já feitos, deve-se mencionar o jogo enorme de Fejsa, fundamental para a pressão que o Benfica exerceu, sobretudo na primeira parte, que "abafou" o Portimonense, e a grande exibição de André Almeida que está outra vez numa forma impressionante. Rafa foi importante no primeiro golo embora possa fazer muito mais e melhor (sobretudo deve "ir para cima do adversário" e procurar a linha para fazer uso da sua velocidade, em vez de flectir para o meio onde normalmente se perde - embora o primeiro golo seja uma excepção a esta "regra"), ao passo que Pizzi voltou a estar em bom plano (mesmo quando não decidiu bem teve intensidade e nunca se escondeu do jogo).

Foi assim uma exibição grande do Benfica, protagonizada sobretudo pelos "pequeninos" Cervi e Zivkovic com a protecção do "pai" Fejsa.

Passamos a noite na liderança. É o segundo "cheiro" do comando do campeonato.

P.S. - Esperamos que Jonas possa não ter nada, embora seja difícil porque levou com todo o peso do jogador do Portimonense na articulação do joelho. Só nos faltava mesmo essa.

4 comentários:

  1. Começo a acreditar que RV é milagreiro. Perde jogador atrás de jogador e arranja sempre alternativas. Se ainda assim não lhe reconhecem qualidade, o que dizer?

    ResponderEliminar
  2. Ai este Varela que mne mata do coracao. Nao haverá melhor na equipa B ?
    Adoro o Slobin , ja e' tempo de o promover (penso que ja treina com a equipa A

    ResponderEliminar
  3. Varela para mim o mais mau da equipa nao me transmite confiança,por onde anda o velhinho paulo Lopes e velhinho mas experiente e isso conta muito.
    O resto da equipa esteve bem nao gostei da arbitragem.

    ResponderEliminar
  4. aTENÇÃO VARELA APENAS FALHOU NUM LANCE, DE RESTO ESTEVE AO NIVEL DOS OUTROS.
    NAO INVENTEM.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.