segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Primeiro vislumbre da liderança

O Benfica venceu o Rio Ave por 5-1 e os números de goleada podem indicar um jogo cheio de facilidades. Não foi isso porém que aconteceu: foi um jogo complicado que o Benfica só conseguiu vencer porque fez uma segunda soberba, como disse Rui Vitória.

O Rio Ave foi uma equipa incómoda, como eu esperava, que na primeira parte soube ter a bola e sair em contra-ataques rápidos. É verdade que marcou na primeira oportunidade que teve e que até aí o sinal mais tinha sido do Benfica, mas depois disso "justificou" o golo com um período no qual nos criou muita intranquilidade e chegou a enviar uma bola ao poste.

O Benfica até entrou bem mas depois de sofrer o golo intranquilizou-se e falhou demasiados passes. Aos poucos porém, também impulsionada pelo público, a equipa reencontrou-se e começou a carregar. As oportunidades foram-se sucedendo (Jonas falou um lance em que aparece completamente isolado na cara de Cássio, mas pareceu-me no Estádio que estava fora de jogo e que o lance seria anulado pelo VAR caso desse em golo) e quando a primeira parte acabou já merecíamos outro resultado.

Após o intervalo o Rio Ave demorou-se excessivamente nos balneários, porventura para tentar enervar os jogadores do Benfica e lhes cortar o ímpeto. Se a intenção era essa, as coisas não correram como planeado aos vilacondenses. O Benfica entrou fortíssimo na segunda parte e marcou logo aos 49 minutos. Curiosamente, eu estava-me a queixar de como não aproveitávamos as bolas paradas, sobretudo desde que Luisão saiu do 11. Pois bem, não apenas aproveitámos essa como mais duas, vindo Rúben Dias a faturar igualmente. 


A partir do 2-1, mas sobretudo do 3-1, a jogar com mais confiança, toda a qualidade dos jogadores do Benfica veio ao de cima, percebendo-se que não ficaríamos por ali. No fim foram 5 e poderiam até ter sido mais, embora tal fosse demasiado pesado para o Rio Ave. O Benfica reforçou o estatuto de melhor ataque e Jonas voltou a marcar indo já em 25 golos.

No entanto devemos ser capazes de nas vitórias perceber que nem tudo está bem e identificar aspectos em que precisamos de fazer correcções. Será certamente o caso com Rui Vitória após uma primeira parte na qual poderíamos ter complicado ainda mais as nossas contas, já de si muito difíceis. É verdade que o Rio Ave marca na primeira oportunidade, mas a forma como o Benfica defendeu ontem deixou muito a desejar nos primeiros 45 minutos. Claro que na origem disto estão problemas e ajustes ainda em curso no meio campo. O meio campo do Benfica deu muito espaço na primeira parte. A equipa não esteve tão compacta como deveria, permitindo que o jogo "partisse", o que beneficiou a estratégia do Rio Ave.

A vitória permitiu um primeiro vislumbre da liderança. Durou pouco porque o Porto jogou logo a seguir e venceu, mas permitiu aos jogadores e adeptos começar a pensar que ainda é possível chegar ao Penta. A derrota do Sporting coloca-nos desde já em 2º lugar mas claro que ainda sabe a pouco. Na próxima jornada deslocamo-nos a Portimão, onde defrontaremos uma boa equipa a partir das 20.30h. Mais uma vez, não podemos facilitar, não podemos ser sobranceiros, porque isso equivale a entregar o ouro ao bandido. O Benfica precisa além disso de solidificar a sua defesa, torná-la impenetrável, inexpugnável, um muro de betão. Isso começa no meio campo onde Fejsa tem um papel especial.


9 comentários:

  1. É preciso é unidade entre os benfiquistas e calma, muita calma. Lá chegaremos, pra desespero do putedo, dos proxenetas e de todos os filhos de cabra que nos têm atacado. Ainda havemos de vê-los à marrada com as paredes, de tanto desespero.

    ResponderEliminar
  2. É o caso do rui santos, um psicóticamente anti-LFV que se move por razões pessoais; a criatura é sobrinha do bibi ( não consta que este seja pedófilo ) que como se sabe foi um dos papagaios que ficou sem língua e sem asas por acção de LFV.
    Mais triste ainda, é o facto de na Imprensa Desportiva, os fanáticos terem tanto ( ou até mais ) tempo de antena do que as pessoas moderadas. Tempo de antena esse, que os Talibans continuam a utilizar a seu bel-prazer para os seus crimes lesa-futebol.
    Como é isto possível num País que se quer moderno ... ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é "esse" Vitor Santos!... O tio era um SENHOR jornalista

      Eliminar
  3. OBVIAMENTE ... TODOS SABEM! ... A COERÊNCIA NÃO É O PONTO FORTE DOS TALIBANS AZUIS E VERDES ... !!!
    OBVIAMENTE ... TODOS SABEM! ... O PONTO FORTE DESTES TALIBANS AZUIS E VERDES É A SACANICE DESPUDORADA ... !!!
    MORTE ( institucional ) AOS TALIBANS ... !!!

    ResponderEliminar
  4. Por falar em estupidez e "chico-espertismo", agora o octavio ribeiro ( subdirector do correio da manha ) deu em fustigar os árbitros ao menor deslize, deu em catalogar as arbitragens de vergonhosas ...
    Aonde parava esta criatura ( e outras que tais ) quando o porto era levado ao colo através de prendas de duas pernas e o Sporting ganhava o Campeonato com 18 Pénaltis ... ???
    É que nessa altura não me lembro de as ter ( às criaturas ) ouvido piar ... !!!

    ResponderEliminar
  5. Existe um mistério na Imprensa desportiva, que eu por mais que me esforce, não consigo desvendar:
    Porque é, que para defender o Benfica, a Comunicação Social recorre apenas a fracos e anjinhos, e para defender o Sporting e o porto, recorre a terroristas ... ???
    Na Comunicação Social Portuguesa, a única pessoa com tomates para defender o Benfica, é a Leonor Pinhão ... !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, o Pedro Guerra, o Rui Gomes da Silva e o próprio Gobbern não são propriamente fracos e anjinhos (o último dos três será talvez o mais soft mas mesmo assim penso que defende o Benfica). Depois ainda há o Ventura e o Calado na CMTV que também não se ficam. Quanto à imprensa em sentido estrito, a imprensa escrita, aí há menos clubismo, penso. Para além da Leonor Pinhão temos o Cervan e o Bagão Félix que defendem o nosso clube.
      O problema não é para mim tanto os que defendem mas sim os comentadores supostamente isentos que afinal de contas têm agendas e que na maior caso são anti-benfiquistas.
      Exemplos: Rui Santos, Manuel Queirós, Bruno Prata, Rui Malheiro. Depois há ainda o Freitas Lobo que é mais moderado mas que inclina sempre os seus comentários contra o Benfica. E depois há muita malta da Sporttv que ficam com a azia quando o Benfica ganha.

      Eliminar
  6. Ao todo foram 402.423,76 euros que nos últimos três anos entraram sob a forma de contratos de “aquisição de serviços” no Porto Canal, pagos por municípios ou agrupamentos municipais do Norte do país. Os objetivos dos contratos vão desde “divulgação de eventos e iniciativas” até à “conceção, produção e difusão de conteúdos televisivos” ou “publicitação de anúncios”.
    Matosinhos é a autarquia que mais dinheiro aplica para a promoção neste canal, somando, nos três anos, 148.113 euros, segundo os detalhes contratuais disponíveis pelo governo na plataforma Base: Contratos Públicos Online do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção. O canal televisivo apresenta-se sob dois nomes e com dois números de contribuição fiscal distintos: FCP Media S.A. e Avenida dos Aliados - Sociedade de Comunicação S.A. Juntos, desde 2009 já receberam da Câmara de Matosinhos mais de 400 mil euros por serviços prestados, para ser exato: 437

    ResponderEliminar
  7. Na lista de contratos celebrados com as duas empresas associadas ao Porto Canal estão também as Comunidades Intermunicipais do Minho, do Tâmega e Sousa, de Trás-os-Montes, do Douro e do Ave, assim como as autarquias das Terras de Santa Maria, Chaves, Póvoa do Varzim, Porto, Gondomar e ainda o Turismo do Porto e Norte de Portugal.
    O município do Porto, que em 2017 gastou 39 mil euros, explicou que contrato pretendia garantir a “transmissão integral do fogo de artifício, bem como, nos mesmos moldes, a cobertura da noite de São João”, além da “divulgação de eventos culturais e de fruição da cidade”.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.