terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A fraude do VAR

Tal como está, o VAR é uma fraude. Quando Oliver faz falta clara sobre Gabriel no início da jogada (primeiro golo do Porto na Taça da Liga) o VAR não intervém e todos cantam e assobiam. Quando João Félix se embrulha com Wendel nas barbas do árbitro - perfeitamente posicionado para ajuizar o lance, deixando-o seguir - o VAR decide interferir a pedido do público. Pressionado pelas bancadas, o árbitro retira o golo ao Benfica num lance normal de futebol, em que a única coisa anormal é a forma como o jogador do Sporting desiste da bola que estava perfeitamente ao seu alcance. Mas alguns benfiquistas anjinhos ainda acham muito bem.
Quando Pizzi é claramente ensandwichado e derrubado por dois jogadores do Sporting na área, o VAR não vê nada.
Quando após rematar ao poste Seferovic é abalroado por Renan, o VAR não vê nada.
Mas quando Vlachodimos se tenta proteger do joelho de Bas Dost, o VAR já vê. Mas alguns benfiquistas anjinhos acham muito bem e ainda são capazes de dizer que o VAR foi óptimo e ajudou muito a verdade desportiva.
Se por verdade desportiva entendermos prejudicar sempre o Benfica, aí posso concordar.
Aliás é engraçado: sempre que o Benfica marca, tenta-se anular o golo através do VAR. Em Braga na Taça da Liga anularam um e estiveram a rever o outro. Aqui anularam um a João Félix e no segundo o miúdo já nem festejou, com os jogadores todos do Sporting a pedirem o socorro do VAR.
Repito: nestes dois jogos (clássico e derby) o VAR só chamou o árbitro a rever lances contra o Benfica. Fosse para anular golos ou marcar penalties contra. Em nenhum caso o VAR chamou o árbitro para rever situações em que nós pudéssemos ser benificiários - e não por falta de lances para analisar e rever mas apenas por falta de vontade. Mas há benfiquistas que vão nas cantigas dos ruis santos desta vida e continuem a achar que o VAR é uma coisa fantástica. Como ele está, não passa de mais uma forma de prejudicar o Benfica.
Ainda sobre a arbitragem de Soares Dias, e aí não tanto o VAR, é incrível como é possível ter um critério disciplinar tão mau e tão inconsistente. Bruno Fernandes deveria ter sido expulso e vários jogadores do Sporting mereciam amarelos tanto por entradas violentas como por pararem contra ataques perigosos, perante a total passividade de Soares Dias. Outro critério curioso do árbitro foi o de deixar os lances de ataque do Sporting decorrerem até ao fim mas depois quando não davam em nada ir descortinar uma falta ou pretensa falta num momento precedente da jogada. É sem dúvida uma interpretação original da lei da vantagem. Se não der nada volta-se atrás, rebobina-se. Está sem dúvida dentro do espírito do VAR, o de escolher sempre a opção que possa prejudicar mais o Benfica. Segundas oportunidades...
Enfim, mais do mesmo da parte de Soares Dias, com um longo histórico de prejuízos ao Benfica em Alvalade. Não costuma ver os penalties a nosso favor (o ano passado foram só 3) mas tem um olho clínico para ver faltas dos nossos na nossa área. Como é óbvio esta parcialidade não foi resolvida pelo VAR, muito pelo contrário.
Penso que o Benfica tem que se revoltar e denunciar o que está a acontecer.
Não é por termos ganho de forma clara que devemos achar que não vale a pena falar. Nem se convençam que é a bajular os árbitros, como faz Pedro Guerra, que eles passam a gostar mais de nós e nos vão prejudicar menos.

9 comentários:

  1. "Quando Oliver faz falta clara sobre Gabriel no início da jogada (primeiro golo do Porto na Taça da Liga) o VAR não intervém e todos cantam e assobiam. Quando João Félix se embrulha com Wendel nas barbas do árbitro - perfeitamente posicionado para ajuizar o lance, deixando-o seguir - o VAR decide interferir a pedido do público."
    A questão é que é exactamente ao contrário daquilo que escreve!
    No golo do Porto contra o Benfica não se vislumbra qualquer falta de Oliver sobre o adversário. No golo anulada ao João Félix, no inicio da jogada há uma falta clara deste sobre o jogador do Sporting.
    Quando não se quer ver o que é por demais evidente, para justificar a incompetência (o que não foi o caso deste jogo contra o Sporting, muito pelo contrário), dificilmente se consegue avaliar racionalmente os momentos melhores ou piores da prestação da equipa!
    Sendo este um dos bons momentos da equipa, que venceu clara e de forma inequívoca o Sporting, com uma qualidade de jogo que não se via à bastante tempo, à que dignificar o momento, em vez de continuar à caça de fantasmas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A questão é que é exactamente ao contrário daquilo que escreve!
      No golo do Porto contra o Benfica não se vislumbra qualquer falta de Oliver sobre o adversário. No golo anulada ao João Félix, no inicio da jogada há uma falta clara deste sobre o jogador do Sporting."

      What? Varrer as pernas de um jogador sem acertar na bola agora não é falta? E sim, há falta do João Félix logo a seguir a uma falta do Sporting não assinalada... mas pronto... alguém vê tudo de bom aqui...

      Eliminar
    2. Ribas, eu não discuto se o lance do João é falta ou não. O que digo é que o VAR não nada que intervir num lance que o árbitro viu perfeitamente porque foi mesmo à sua frente. Isto ao contrário do lance do Oliver (falta clara, não tem qualquer discussão) em que aí sim passa despercebido ao árbitro e o VAR TEM QUE INTERVIR.
      Isto não tem nada a ver com fantasmas tem que ver com a total falta de critério do VAR que assim se torna um instrumento para prejudicar o Benfica. E isso não podemos aceitar independentemente da equipa jogar bem ou mal isso é outra questão.

      Eliminar
    3. No lance do Oliver há uma falta clara. As faltas não são sempre com os pés e neste caso foi cometida com a coxa.

      No lance do Félix parece-me que há uma primeira falta do jogador do Sporting. De seguida, a maior falta também é do jogador do Sporting ao desistir da jogada. Noutro qualquer país ficava a berrar sozinho.
      Mas tendo em conta a plateia chorona até admito a marcação da falta.
      Não contou, mas o que Félix fez a seguir ninguém apagará.

      Eliminar
  2. Toda a gente viu uma excelente arbitragem de asd.porque estar a levantar problemas que nao existem?

    ResponderEliminar
  3. ATENÇÃO:

    É cair em cima nos bois de preto no jogo para a taça, sempre que os lances forem a nosso favor temos que pressionar de forma bem audivel para o BOI ir ver o VAR e quando for contra da mesma forma!

    Não faz a direcção cabe-nos a nós adeptos no estádio começar a colocar está gentalha na linha!!

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar
  4. Um jogo com tantos erros graves é porque não foi uma excelente arbitragem...

    Dois penaltis para marcar a favor do Benfica (um deles com expulsão para o guarda-redes do Sporting que apenas faz de tudo para manter o Sferovic fora da jogada), um golo anulado numa jogada onde há lei da vantagem numa falta do Sporting e o Benfica logo de seguida perde a bola por falta de João Félix... não há lei da vantagem... isso implica o infractor não ser beneficiado e se o Benfica perde a bola só há uma opção: marcar falta), expulsão a Bruno Fernandes perdoada.... são erros graves.

    É certo que uns mais que outros e ainda podíamos admití-los todos... se não houvesse VAR. Com VAR isto é inadmissível.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao VAR, só menciono o Penalty do Renan sobre o Seferofic, não preciso mais nenhum lance para avaliar a dualidade de critérios, sempre em prejuízo do SPORT LISBOA E BENFICA!!
    Quem diz que foi uma excelente arbitragem? Os mesmos do costume para branquearem ASD e o VAR!!
    Simplesmente VERGONHOSO!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.