segunda-feira, 29 de junho de 2020

Um desfecho previsível

A derrota de hoje não me surpreendeu nada. Estive até para a antecipar aqui mas achei que não vinha daí nenhuma vantagem.
No entanto era evidente já há algum tempo que Lage não tinha condições para continuar.
Agora não vale a pena bater mais no ceguinho.
Deu o que podia e inclusivamente temos que lhe agradecer pelo campeonato do ano passado.
As atenções viram-se agora para Vieira e para as terríveis decisões tomadas no passado recente e muito especialmente este ano.
Os benfiquistas já estavam insatisfeitos e com razão com o que se passou no ano do suposto penta, no qual houve um desinvestimento inexplicável no plantel.
Mas as decisões deste ano roçam a gestão danosa e indiciam que o Benfica é gerido de fora, obedecendo a interesses estranhos.
De facto, só um cego ou um patego não vê que desde a venda de João Félix que o Benfica começou a desbaratar dinheiro com muito pouco sentido ou lógica.
Primeiro foram as contratações chapa 20,como aqui em tempo alertei: Raul de Tomás, Weigel e Pedrinho. Depois as renovações com jogadores que tinham contratos válidos por 2 e mais anos. Uma pessoa mais desconfiada diria que o tal "crédito"  dos 120 milhões foi abatido em comissões de renovações...
Depois houve a estória mal explicada da OPA.
E há ainda, claro, os diferentes casos pouco claros na justiça que em nada prestigiam o clube.
Este campeonato perdido acontece num contexto em que o Porto está financeiramente de rastos, sendo incapaz de contratar qualquer jogador com um mínimo de mercado.
Também sobre a vertente financeira, a antecipação de receitas e o empréstimo obrigacionista causam perplexidade. Havia tanta pujança financeira e de repente temos necessidade de ter dinheiro vivo em caixa? Algo não bate certo.
Vieira insinuou que ia pensar sobre se deveria continuar mas ninguém acredita verdadeiramente numa saída antes das eleições.
Nessa altura os benfiquistas terão que pensar muito bem.
Claro que o passado um pouco mais distante foi desastroso e que foi feita uma recuperação do clube. Mas isso também não pode servir para tudo, para sempre.

12 comentários:

  1. mas não foram só esses dois anos, porque o ano passado não fosse aquela ponta final atipica e teriamos mais do mesmo, é que o erros foram os mesmos.

    a antecipação de receitas, então a segunda é completamente inexplicavel, e financeiramente um desastre, de 55M liquidos ficamos com 30.
    já o EO acho perfeitamente normal não só neste contesto difrente como sobretudo pela liquidação parcial antecipada do outro EO, que pouco sentido tinha em ser feita.

    já o tinha dito anteriormente que vieira nem se devia ter candidatado a este mandato nem que existisse na altura uma candidatura de continuidade mas com outro presidente.
    assim teria saido sair.

    o ciclo do presidente encerrou o melhor a fazer é não se candidatar porque se o fizer o que nos vai acontecer é o que acontece por outros lado numa eternização no poder degradante.
    agora duvido que o faça porque esta agarrado ao poder.

    ResponderEliminar
  2. Tanta coisa nestes tempos têm causado perplexidade. Temos que saber se dentro do caldeirão nada mais haverá que uma enorme caldeirada. Segundo dizem, onde há fumo costuma haver fogo. Veremos.

    Bruno Lage, valeu pelo campeonato do ano passado que deu um gozo tremendo ganhar.

    ResponderEliminar
  3. o que os nossos inimigos querem é isso, é andarmos à guerra uns com os outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos inimigos querem que nós percamos os jogos todos. E isso estamos a fazer.
      Quanto ao resto temos que nos guiar pelos nossos princípios e não pelo que achamos que os outros acham sobre nós.

      Eliminar
    2. curiosamente esse era precisamente o argumento dos apoiantes do vale, ele à cada coisa.

      Eliminar
  4. Pelo amor de Deus, não podemos deixar cair um homem que ainda nos vai dar mais 9 campos no Seixal, um Hotel, um Colégio, uma Rádio e um Centro de Alto Rendimento para os amigos.

    Vieira
    Importante
    É
    Ir
    Rua
    Agora

    ResponderEliminar
  5. falta a taça de Portugal e essa é para ganhar. os jogadores estão cansados, não tem velocidade nas pernas nem no cérebro, os melhores jogadores estão em baixo, logo os piores notam se a léguas que não sao assim tao bons.

    ResponderEliminar
  6. O Prof Lage foi alertado, mas como ele pensa que é a ultima coca cola do deserto, não deu qualquer importância aos avisos. Já se andava a treinar mal, a resguardar a equipa para a ponta final e assim esbanjou uma vantagem inacreditavelmente. No período pós Covid quando lhe fizeram chegar mails a dar conta que as outras equipas andavam a treinar em força, algumas até com jogos amigáveis, enquanto o SLB se entretinha a treinar em grupinhos de 5/6, separados pelo período da manha e da tarde algumas vezes. Não quis saber. Pelo que sei, nem um treino conjunto em condições ele fez. Brincou nitidamente com isto, ou então pensou que o resto do Campeonato iria ser disputado em modo Play Station enquanto via o Canal Panda com os seus rebentos. Sei que ele, é que é, era, o Treinador, também formado em Educação Física, e por isto mesmo é que foi uma vergonha para a Classe a maneira como os jogadores se apresentaram. Ridículo. Repito, não foi por falta de chamadas de atenção...mas ele é que sabia. Duas piadolas um risinho de exacerbada auto-confiança e "no pasa nada", está tudo bem. Viu-se.
    Não me agrada nada isto que escrevo, mas custa ver alguém tão bem pago, não saber o que fazer quando lhe aparecem problemas novos. Parece aquela criança na primária que sabe fazer as contas todas quando são colocadas em determinada ordem, mas basta aparecerem os números em ordem alterada e é uma grande chatice não saber que 3+2 é igual a 2+3...ou então a tabuada, sabe toda na ponta da língua mas quando é salteada é uma dor de cabeça. Foi o que lhe aconteceu, tanto explicou como iria fazer frente aos adversários e como estes jogavam, que quando estes alteravam ligeiramente a forma de jogar, não atacavam da esquerda para a direita mas da direita para a esquerda, colapsou. Pior é não dar atenção a quem no banco o alertava para algo. Ouvia, mas a sua decisão é que prevalecia, mesmo sabendo que era a mais arriscada e a menos correta, só para não dar o braço a torcer. Já agora, não estranharam que um determinado elemento da Equipa Técnica tenha deixado de aparecer tanto em determinados momentos ? As bolas paradas, defensivas e ofensivas, estavam a cargo do Veríssimo. Não é estranho como de repente, tanto ofensiva como defensivamente, haver tantas falhas? Tanto amadorismo ? Seria bom alguém debruçar-se sobre este tema. Parece insignificante, mas não é. Eu não tenho voz na matéria.
    Ainda não acabou e temos uma Taça de Portugal para ganhar.
    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Não conhecendo esses aspectos internos, para mim foi óbvio que Lage mudou de um ano para o outro. No início era um tipo humilde, depois começou a tornar-se noutra pessoa, mais prepotente. O caso do Samaris é emblemático.
      Já as explicações tácticas sempre me pareceram completamente dispatadas. Estar a abrir completamente o jogo e discutir abertamente como a equipa joga e qual o seu próprio processo mental é dar trunfos ao adversário. Efectivamente parece que as outras equipas começaram a perceber como contrariar o nosso esquema e o Lage ficou bloqueado, sem qualquer capacidade de reacção.

      Eliminar
    2. E de repente, contrariando todas as hipóteses levantadas, e digamos que também a própria lógica, o Veríssimo é o Treinador até final da época, pelo menos...deu para entender um poucochinho o meu ultimo paragrafo no comentário anterior ???

      Eliminar
  7. O Benfica dos últimos anos está repleto de mentiras, de promessas não cumpridas, de arrogâncias e tiques de ditadura, de desrespeitos indizíveis pelos sócios e adeptos, de atentados à liberdade que é e exigimos que continue a ser matriz do clube, de desleixos (ou desprezos?) e bagunçadas (ou crimes?) na constituição dos plantéis, de casos que nos revoltam e envergonham, de nebulosidades que nos confrangem e desgostam, de derivas inacreditáveis. Vieira já deu (há uns anos) o que tinha a dar. Não soube afastar-se quando o deveria ter feito - sairia prestigiado e amado. Já não dá para continuar a apoiá-lo, sequer para acreditar nele e no seu palavrório presumido e de pretensa vítima - vai sair desacreditado, desamado, detestado, por culpa própria.
    Vamos eleger um presidente à Benfica, benfiquista a toda a prova, sério, que garanta uma direção (de verdadeiros benfiquistas) e um projeto que nos empolgue, uma limpeza do lixo que nos aflige e uma auditoria que esclareça muita coisa que não podemos entender e queremos ver esclarecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso assim. Acho que são casos e coisas mal explicadas a mais. No entanto acho que está longe de estar adquirido que Vieira vá sair. Pelo seu pé não sai e vamos ver o que decidem os sócios que tendem a ser muito conservadores.
      Também tenho muitas dúvidas em relação à veracidade das contas.
      Mas é preciso uma alternativa forte e credível que até agora ainda não se apresentou. Uma parte importante das figuras mais respeitadas do clube (por exemplo Bagão Félix) ainda não se afastaram de Vieira.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.