domingo, 7 de março de 2021

O portinho da raiva e o pasteleiro a Dias

 Já aqui escrevi e todos sabem que quando o Porto perde (ou empata) reage de forma vil e anti-desportiva. Há toda uma escola de mau perder muito enraizada naquele clube, que mostra a sua cara feia em todas as oportunidades. 

Depois do jogo com o Sporting, Sérgio Oliveira disse que para o Sporting não perder com o Porto era como ganhar a Champions. Uma declaração ridícula pois é óbvio que para o Sporting não perder aquele jogo era um passo importante para ser campeão. Nem houve assim tantos festejos que justificassem dizer aquilo. É mesmo puro mau perder. 

Após a primeira mão da Taça em Braga, Conceição terá dito a Carvalhal que 11 contra 11 o Braga levava 5. Mais uma vez, completamente despropositado e uma total falta de respeito pela com um colega.

Isto para já nem falar dos insultos (e agressões) a jornalistas ou de Francisco Conceição a não cumprimentar um colega e a cuspir para o chão de forma ostensiva. Ou do comportamento deplorável do treinador do Porto para com Jorge Jesus no final do jogo com o Benfica. 

Tudo o contrário do que são os valores e do que deve ser a prática do desporto. Mas alguns ainda tentam branquear ou desvalorizar estas reacções e atitudes. 

E isto conduz-me ao segundo tema deste artigo: a arbitragem inacreditável de Soares Dias no jogo da segunda mão da Taça entre o Porto e o Braga.

Soares Dias não apenas não é o melhor árbitro português como é talvez um dos piores. Se o papel de um árbitro é ser isento e justo, passando tanto quanto possível despercebido e tendo o mínimo de influência no mesmo, Soares Dias não é mau, é péssimo. 

Soares Dias deveria dedicar-se aos bolos, porque de facto ele é mais bolos. Talvez como pasteleiro seja melhor porque como árbitro não presta. 

Mas a nossa imprensa submissa e os nossos comentadores cartilheiros (ou com pouca coragem, como os benfiquistas que alinham por esse discurso), alimentam esse mito. 

Claro que eu não sou ingénuo e percebo muito bem essa conversa. Soares Dias é o sucessor de Proença, o "melhor do mundo" que só não foi um bluff completo porque fez exactamente o que era suposto: proteger o Porto a nível nacional e os mais poderosos a nível internacional. 

Proença era, futebolisticamente falando, um ladrão. E dos maiores que alguma vez vi. Penaltis para o Porto eram todos, os existentes, os duvidosos e os inexistentes. Para o Benfica, por vezes nem mesmo os óbvios. A explicação era porque ele era do Benfica e portanto não queria beneficiar a "sua" equipa e portanto exercia um "excesso de zelo". Conversa para burros, obviamente.

O que acontecia com os penaltis, passava-se com os cartões vermelhos. Nos clássicos era raro, raríssimo, o Porto não beneficiar de um penalti, de uma expulsão de um adversário ou de ambos. Enfim, um ladrão, uma coisa inqualificável. 

Soares a Dias é a mesma coisa. Aqui já não se coloca o problema de ser do Porto. Ele não esconde as suas cores nem os seus têm problemas em exigir que seja ele a arbitrar os seus jogos. 

No jogo com o Braga, o campo não estava inclinado, estava quase a pique! 

Foi das arbitragens mais escandalosas que vi nos últimos anos. Uma expulsão totalmente injustificada a pedido e praticamente sem olhar para o ecrã do VAR! 12 minutos de descontos! Num jogo que não teve grandes paragens. Dias deu uns escandalosos 6 minutos na primeira parte (enquanto o comentador da Sporttv dizia que "era muito importante que o Porto marcasse o segundo golo ainda na primeira parte") e na segunda deu 5 mas prolongou o jogo até aos 96'.

Os lançamentos de linha lateral eram marcados uns bons 10 metros mais à frente, de forma a ultrapassar logo a primeira linha de defesa do Braga. As faltas eram marcadas praticamente com a bola em movimento e de forma a surpreender o adversário. Até por essa razão, os descontos deveriam ter sido mínimos... 

Soares a Dias fez bem a lida da casa. Mas não chegou. Principalmente porque não teve oportunidades para assinalar os penaltis que gostaria. 

Não estou aqui a celebrar, porque o Braga é um adversário de respeito que não pode ser menosprezado. 10 contra 11 deram 3...

Mas temos olhos na cara para ver o que se passa no futebol português. É no mínimo estranho que a nossa imprensa finja que não se passa nada. Se calhar é por medo da raiva do Portinho... 

10 comentários:

  1. Certo dia no final de um jogo, que até me tinha corrido bem, dirigi-me, como habitualmente, ao trio de arbitragem e dei-lhes os parabéns por uma excelente arbitragem. O apitador principal, talvez admirado pela minha atitude pois tinha feito quase tudo para a minha equipa perder, tendo inclusive expulso dois jogadores injustamente, um deles "á Rui Costa" por não se despachar a sair na altura da substituição, tinha sofrido uma entrada dura que lhe causou uma entorse tíbio társica custando-lhe o resto da temporada, e ainda não satisfeito assinalou um penalty contra mim devido a uma saída do GR que agarrou a bola e no seguimento o adversário provocou o choque maldoso, lesionando-o. Mesmo assim penalty marcado e convertido. Mas não chegou, ganhei o jogo na mesma.
    Mas como dizia, no fim dirigi-me aos gajos e elogiei-os. Ele admirado perguntou se estava a gozar com eles. Disse que não, que era verdade o que lhes estava a dizer, até jurei pela saúde da minha filha, que na altura ainda não tinha.
    Ele conhecendo-me bem não acreditou e ameaçou expulsar-me. Sabia a porcaria que tinha feito.
    Então eu disse-lhes :
    - Vocês sabem bem o que fizeram aqui. Os maus árbitros, por não saberem mais, erram para os dois lados. O bons, ou que são melhores que a maioria, sabem bem o que fazem e como, quando e contra quem errar. Sabem o que estão a fazer.
    Acabei expulso.
    Sempre que vejo o Pasteleiro a Dias apitar, lembro-me deste episódio.
    Desculpe o desabafo, mas é assim que classifico essa personagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo testemunho. Uma estória bem curiosa.

      Eliminar
    2. Por isso é que o outro disse ao Paulo Goncalves "temos que lhe dar cabo da nota"

      Eliminar
    3. Querias que os árbitros que prejudicam o Benfica tivessem excelentes notas... Pois, eu percebo. Quem disse isso também percebia e percebia a necessidade de acabar com esse fartar vilanagem. Mas este ano voltámos a esses tempos. Acho que vai ser batido um recorde do mundo com os penaltis...

      Eliminar
  2. Estou de acordo com tudo que aqui foi dito.
    Mas nós não temos voz, os que a tem ficam caladinhos não defendem o Benfica, como classificam esse silencio do nosso presidente perante tantos ROUBOS que até me tira do serio e nao podermos fazer nada.

    ResponderEliminar
  3. ..........nós temos sempre de apoiar o Benfica, mas não temos de apoiar a falta de competência que infesta todo o Clube, e, não é só no Futebol...............

    ResponderEliminar
  4. Acho bem que façamos ouvir a nossa voz...de qualquer maneira. Civicamente.
    Como também achava muito bem que, quem tem incentivado, apoiado e promovido os buzinões, utilizasse o mesmo Modus Operandi no apoio ás nossas equipas, só que em vez de buzinas, faziam-se ouvir os incentivos, tirava-mos as bandeiras dos armários e acompanhava-mos já hoje o autocarro da equipa rumo ao Jamor. Ainda falta muito campeonato e ainda há coisas a ganhar. Nem que fosse para mostrar á equipa que estamos com eles.
    Pelos vistos o que importa é mostrar descontentamento, não estou a dizer que está errado, mas promovendo apoio á equipa seriam "dois coelhos com uma cajadada" : mostrava-mos á Direcção que estamos com a equipa, mas não com eles, uma coisa não invalida a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tens razão. O pior é que a malta da buzina quer é taxo 🤔

      Eliminar
    2. Ora aqui está uma resposta sensata, uma verdadeira agulha no palheiro de opiniões que é o actual universo benfiquista!

      Eliminar
  5. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.