Já aqui escrevi e todos sabem que quando o Porto perde (ou empata) reage de forma vil e anti-desportiva. Há toda uma escola de mau perder muito enraizada naquele clube, que mostra a sua cara feia em todas as oportunidades.
Depois do jogo com o Sporting, Sérgio Oliveira disse que para o Sporting não perder com o Porto era como ganhar a Champions. Uma declaração ridícula pois é óbvio que para o Sporting não perder aquele jogo era um passo importante para ser campeão. Nem houve assim tantos festejos que justificassem dizer aquilo. É mesmo puro mau perder.
Após a primeira mão da Taça em Braga, Conceição terá dito a Carvalhal que 11 contra 11 o Braga levava 5. Mais uma vez, completamente despropositado e uma total falta de respeito pela com um colega.
Isto para já nem falar dos insultos (e agressões) a jornalistas ou de Francisco Conceição a não cumprimentar um colega e a cuspir para o chão de forma ostensiva. Ou do comportamento deplorável do treinador do Porto para com Jorge Jesus no final do jogo com o Benfica.
Tudo o contrário do que são os valores e do que deve ser a prática do desporto. Mas alguns ainda tentam branquear ou desvalorizar estas reacções e atitudes.
E isto conduz-me ao segundo tema deste artigo: a arbitragem inacreditável de Soares Dias no jogo da segunda mão da Taça entre o Porto e o Braga.
Soares Dias não apenas não é o melhor árbitro português como é talvez um dos piores. Se o papel de um árbitro é ser isento e justo, passando tanto quanto possível despercebido e tendo o mínimo de influência no mesmo, Soares Dias não é mau, é péssimo.
Soares Dias deveria dedicar-se aos bolos, porque de facto ele é mais bolos. Talvez como pasteleiro seja melhor porque como árbitro não presta.
Mas a nossa imprensa submissa e os nossos comentadores cartilheiros (ou com pouca coragem, como os benfiquistas que alinham por esse discurso), alimentam esse mito.
Claro que eu não sou ingénuo e percebo muito bem essa conversa. Soares Dias é o sucessor de Proença, o "melhor do mundo" que só não foi um bluff completo porque fez exactamente o que era suposto: proteger o Porto a nível nacional e os mais poderosos a nível internacional.
Proença era, futebolisticamente falando, um ladrão. E dos maiores que alguma vez vi. Penaltis para o Porto eram todos, os existentes, os duvidosos e os inexistentes. Para o Benfica, por vezes nem mesmo os óbvios. A explicação era porque ele era do Benfica e portanto não queria beneficiar a "sua" equipa e portanto exercia um "excesso de zelo". Conversa para burros, obviamente.
O que acontecia com os penaltis, passava-se com os cartões vermelhos. Nos clássicos era raro, raríssimo, o Porto não beneficiar de um penalti, de uma expulsão de um adversário ou de ambos. Enfim, um ladrão, uma coisa inqualificável.
Soares a Dias é a mesma coisa. Aqui já não se coloca o problema de ser do Porto. Ele não esconde as suas cores nem os seus têm problemas em exigir que seja ele a arbitrar os seus jogos.
No jogo com o Braga, o campo não estava inclinado, estava quase a pique!
Foi das arbitragens mais escandalosas que vi nos últimos anos. Uma expulsão totalmente injustificada a pedido e praticamente sem olhar para o ecrã do VAR! 12 minutos de descontos! Num jogo que não teve grandes paragens. Dias deu uns escandalosos 6 minutos na primeira parte (enquanto o comentador da Sporttv dizia que "era muito importante que o Porto marcasse o segundo golo ainda na primeira parte") e na segunda deu 5 mas prolongou o jogo até aos 96'.
Os lançamentos de linha lateral eram marcados uns bons 10 metros mais à frente, de forma a ultrapassar logo a primeira linha de defesa do Braga. As faltas eram marcadas praticamente com a bola em movimento e de forma a surpreender o adversário. Até por essa razão, os descontos deveriam ter sido mínimos...
Soares a Dias fez bem a lida da casa. Mas não chegou. Principalmente porque não teve oportunidades para assinalar os penaltis que gostaria.
Não estou aqui a celebrar, porque o Braga é um adversário de respeito que não pode ser menosprezado. 10 contra 11 deram 3...
Mas temos olhos na cara para ver o que se passa no futebol português. É no mínimo estranho que a nossa imprensa finja que não se passa nada. Se calhar é por medo da raiva do Portinho...
Certo dia no final de um jogo, que até me tinha corrido bem, dirigi-me, como habitualmente, ao trio de arbitragem e dei-lhes os parabéns por uma excelente arbitragem. O apitador principal, talvez admirado pela minha atitude pois tinha feito quase tudo para a minha equipa perder, tendo inclusive expulso dois jogadores injustamente, um deles "á Rui Costa" por não se despachar a sair na altura da substituição, tinha sofrido uma entrada dura que lhe causou uma entorse tíbio társica custando-lhe o resto da temporada, e ainda não satisfeito assinalou um penalty contra mim devido a uma saída do GR que agarrou a bola e no seguimento o adversário provocou o choque maldoso, lesionando-o. Mesmo assim penalty marcado e convertido. Mas não chegou, ganhei o jogo na mesma.
ResponderEliminarMas como dizia, no fim dirigi-me aos gajos e elogiei-os. Ele admirado perguntou se estava a gozar com eles. Disse que não, que era verdade o que lhes estava a dizer, até jurei pela saúde da minha filha, que na altura ainda não tinha.
Ele conhecendo-me bem não acreditou e ameaçou expulsar-me. Sabia a porcaria que tinha feito.
Então eu disse-lhes :
- Vocês sabem bem o que fizeram aqui. Os maus árbitros, por não saberem mais, erram para os dois lados. O bons, ou que são melhores que a maioria, sabem bem o que fazem e como, quando e contra quem errar. Sabem o que estão a fazer.
Acabei expulso.
Sempre que vejo o Pasteleiro a Dias apitar, lembro-me deste episódio.
Desculpe o desabafo, mas é assim que classifico essa personagem.
Obrigado pelo testemunho. Uma estória bem curiosa.
EliminarPor isso é que o outro disse ao Paulo Goncalves "temos que lhe dar cabo da nota"
EliminarQuerias que os árbitros que prejudicam o Benfica tivessem excelentes notas... Pois, eu percebo. Quem disse isso também percebia e percebia a necessidade de acabar com esse fartar vilanagem. Mas este ano voltámos a esses tempos. Acho que vai ser batido um recorde do mundo com os penaltis...
EliminarEstou de acordo com tudo que aqui foi dito.
ResponderEliminarMas nós não temos voz, os que a tem ficam caladinhos não defendem o Benfica, como classificam esse silencio do nosso presidente perante tantos ROUBOS que até me tira do serio e nao podermos fazer nada.
..........nós temos sempre de apoiar o Benfica, mas não temos de apoiar a falta de competência que infesta todo o Clube, e, não é só no Futebol...............
ResponderEliminarAcho bem que façamos ouvir a nossa voz...de qualquer maneira. Civicamente.
ResponderEliminarComo também achava muito bem que, quem tem incentivado, apoiado e promovido os buzinões, utilizasse o mesmo Modus Operandi no apoio ás nossas equipas, só que em vez de buzinas, faziam-se ouvir os incentivos, tirava-mos as bandeiras dos armários e acompanhava-mos já hoje o autocarro da equipa rumo ao Jamor. Ainda falta muito campeonato e ainda há coisas a ganhar. Nem que fosse para mostrar á equipa que estamos com eles.
Pelos vistos o que importa é mostrar descontentamento, não estou a dizer que está errado, mas promovendo apoio á equipa seriam "dois coelhos com uma cajadada" : mostrava-mos á Direcção que estamos com a equipa, mas não com eles, uma coisa não invalida a outra.
Pois, tens razão. O pior é que a malta da buzina quer é taxo 🤔
EliminarOra aqui está uma resposta sensata, uma verdadeira agulha no palheiro de opiniões que é o actual universo benfiquista!
EliminarFaltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
ResponderEliminarVia Whatsapp: (+12166263236)
Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.