Quando Ronaldo saiu do Real Madrid para a Juventus disse (penso que não cheguei a escrever) que era um mau negócio para todas as partes: para o Real porque perdia o seu melhor jogador, para Ronaldo porque ia para uma equipa pior (e um futebol demasiado defensivo), para a Juventus porque pagava um valor exorbitante por um jogador em fase descendente da carreira.
Penso que não me enganei. Onde acertei menos foi na Juventus: o problema não foi tanto a questão financeira, foi sobretudo a vertente desportiva. Isto porque apesar de Ronaldo ser obviamente um jogador excepcional, um goleador de eleição, ele não aumentou a qualidade da Juventus. Pelo contrário, a principal característica da equipa de Turim, a sua capacidade colectiva, não apenas não foi reforçada, como até ficou prejudicada. A equipa começou a jogar principalmente para o português, tornando-se dependente dele num mau sentido, e perdeu a sua principal referência em termos de criatividade: Dybala. De facto a chegada de Ronaldo teve como consequência o eclipse do argentino, um jogador genial e imprevisível.
Claro que as escolhas de treinadores não ajudaram, mas até nesse particular nos perguntamos que papel terá tido Ronaldo no fim do ciclo Allegri na Juventus. A partir daí foi sempre a descer. Foi mais uma instância da ilusão que os gestores por vezes têm de que o que se alcançou está adquirido e que há que mudar para subir a um outro patamar, neste caso o de vencer a Liga dos Campeões. É uma ilusão porque nada está nunca adquirido e regredir é sempre uma possibilidade.
Dito isto, a Juventus não tem há vários anos suficientes jogadores de qualidade. Como também deixou de ter qualidade colectiva tornou-se numa equipa banal a nível europeu. Nos primeiros anos Ronaldo conseguiu disfarçar isto graças aos seus golos. Agora já não.
Por exemplo a equipa que defrontou o Benfica há 7 anos era muito superior à equipa que defrontou o Porto esta semana. Isto não é para diminuir o feito do Porto, que é notável, especialmente dadas as circunstâncias. É apenas uma constatação (que aliás deve servir para valorizar ainda mais o feito espantoso da nossa equipa que empatou na Meia Final da Liga Europa, num Juventus Stadium completamente cheio que seria o palco da Final).
Porque a Juventus que o Benfica enfrentou era uma verdadeira equipa, com um grande treinador que tem continuado (e este ano provavelmente voltará) a ganhar títulos ao mais alto nível. Uma equipa que tinha Pogba, Arturo Vidal e... Pilro. Entre muitos outros, claro (como Buffon, Tevez e jogadores que ainda lá estão mas tinham menos 7 anos...).
Em todo o caso, o ponto adicional que eu queria fazer prender-se com o atirar da culpa da eliminação frente ao Porto para cima de Ronaldo.
É completamente ridículo!
A Juventus perdeu porque o seu treinador não tem capacidade para este nível de exigência. É tão simples quanto isso. Talvez um dia Pilro seja treinador - ao dia de hoje não o é.
Sérgio Conceição, com todos os defeitos que tem e que aqui tenho apontado, preparou bem os dois jogos e o Porto foi quase sempre superior enquanto esteve em igualdade numérica. Obviamente com meios muito mais limitados.
No entanto Pilro é um ícone do futebol italiano e como tal havia que encontrar um bode expiatório. Foi Ronaldo, por ter estado mal na barreira (apesar do guarda redes ter dado dois frangos durante a eliminatória).
Seja como for, a era de Ronaldo na Juventus terá muito provavelmente chegado ao fim - sem brilho, como era de prever.
Um clube que é tantas vezes seguidas campeão entra sempre em algum declínio. É assim em todo o lado e em todos os sectores da vida.
ResponderEliminarÉ verdade, mas a ideia era precisamente a contrária: a de subirem ao patamar dos melhores dos melhores e ganharem a Champions. Como tinham sido eliminados no ano anterior, com um golo de Ronaldo em pontapé de bicicleta, acharam que com o Ronaldo em vez do quase chegavam mesmo lá. Não chegaram e agora estão francamente piores. Mas é injusto culpar o Ronaldo. No primeiro ano ele até fez bastante na Champions, mas a perder em casa com o Ajax não dá.
Eliminar"Por exemplo a equipa que defrontou o Benfica há 7 anos era muito superior à equipa que defrontou o Porto esta semana."
ResponderEliminarA super Juventus na época em que foi eliminada pelo Benfica na liga europa, ficou em 3ª lugar na fase de grupos da Champions num grupo que tinha o Real Madrid, mas Galatasaray????.
A net é lixada não perdoa nada aos esquecidos.
Fase de grupos da liga dos campeoes da Juventus que defrontou o Benfica:
Classificacao final do grupo B:
1º Real Madrid 16 pontos
2º Galatasaray 7 pontos
3º Juventus 6 pontos
4º Copenhague 4 pontos
Sim, a Juventus deveria ter feito mais nesse grupo. Mas esse Galatasaray tinha "só" Muslera, Filipe Melo, Sneijder e Drogba. O treinador era o Mancini. Foram seguidamente eliminados pelo Chelsea do Mourinho.
EliminarO que se passou nesse ano foi que o Real Madrid arrasou, às costas do Ronaldo, trucidando adversários. Curiosamente a Juventus foi uma das equipas que não foi atropelada (derrota 2-1 em Madrid e empate em Turim). A outra equipa a dar luta (e que esteve a segundos de ganhar a competição) foi o Atlético de Madrid. A final foi no Estádio da Luz por sinal.
Já agora, essa equipa da Juventus que o Benfica eliminou, no ano seguinte esteve na final da Champions. Perdeu para o super Barcelona de Iniesta, Messi, Neymar e Suárez.
EliminarPenso que isso também está na net.
Já agora o Porto defrontou a melhor equipa de sempre da Juventus em Basileia em 1984 que era naquela altura a melhor equipa do mundo. Apesar do Porto ter perdido a final da Taça das Taças por 2-1 vendeu muito cara a derrota e foi também prejudicado pela arbitragem de um alemao da ex RDA. O treinador dessa equipa da Juventus era o Giovani Trapattoni.
ResponderEliminarA equipa de sonho da Juventus nesse jogo foi:
Tacconi, Gentile, Brio, Scirea, Cabrini, Bonini, Platini, Tardelli, Vignola, Paolo Rossi, Boniek
Sim, essa Juventus foi campeã europeia no ano seguinte, num jogo de péssima memória, por sinal.
EliminarComo referi no post, o facto de uns terem mérito não tira mérito aos outros.
Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
ResponderEliminarVia Whatsapp: (+12166263236)
Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.