quinta-feira, 11 de março de 2021

Ronaldo e a Juventus

 Quando Ronaldo saiu do Real Madrid para a Juventus disse (penso que não cheguei a escrever) que era um mau negócio para todas as partes: para o Real porque perdia o seu melhor jogador, para Ronaldo porque ia para uma equipa pior (e um futebol demasiado defensivo), para a Juventus porque pagava um valor exorbitante por um jogador em fase descendente da carreira.

Penso que não me enganei. Onde acertei menos foi na Juventus: o problema não foi tanto a questão financeira, foi sobretudo a vertente desportiva. Isto porque apesar de Ronaldo ser obviamente um jogador excepcional, um goleador de eleição, ele não aumentou a qualidade da Juventus. Pelo contrário, a principal característica da equipa de Turim, a sua capacidade colectiva, não apenas não foi reforçada, como até ficou prejudicada. A equipa começou a jogar principalmente para o português, tornando-se dependente dele num mau sentido, e perdeu a sua principal referência em termos de criatividade: Dybala. De facto a chegada de Ronaldo teve como consequência o eclipse do argentino, um jogador genial e imprevisível.

Claro que as escolhas de treinadores não ajudaram, mas até nesse particular nos perguntamos que papel terá tido Ronaldo no fim do ciclo Allegri na Juventus. A partir daí foi sempre a descer. Foi mais uma instância da ilusão que os gestores por vezes têm de que o que se alcançou está adquirido e que há que mudar para subir a um outro patamar, neste caso o de vencer a Liga dos Campeões. É uma ilusão porque nada está nunca adquirido e regredir é sempre uma possibilidade.

Dito isto, a Juventus não tem há vários anos suficientes jogadores de qualidade. Como também deixou de ter qualidade colectiva tornou-se numa equipa banal a nível europeu. Nos primeiros anos Ronaldo conseguiu disfarçar isto graças aos seus golos. Agora já não. 

Por exemplo a equipa que defrontou o Benfica há 7 anos era muito superior à equipa que defrontou o Porto esta semana. Isto não é para diminuir o feito do Porto, que é notável, especialmente dadas as circunstâncias. É apenas uma constatação (que aliás deve servir para valorizar ainda mais o feito espantoso da nossa equipa que empatou na Meia Final da Liga Europa, num Juventus Stadium completamente cheio que seria o palco da Final).

Porque a Juventus que o Benfica enfrentou era uma verdadeira equipa, com um grande treinador que tem continuado (e este ano provavelmente voltará) a ganhar títulos ao mais alto nível. Uma equipa que tinha Pogba, Arturo Vidal e... Pilro. Entre muitos outros, claro (como Buffon, Tevez e jogadores que ainda lá estão mas tinham menos 7 anos...).

Em todo o caso, o ponto adicional que eu queria fazer prender-se com o atirar da culpa da eliminação frente ao Porto para cima de Ronaldo.

É completamente ridículo! 

A Juventus perdeu porque o seu treinador não tem capacidade para este nível de exigência. É tão simples quanto isso. Talvez um dia Pilro seja treinador - ao dia de hoje não o é.

Sérgio Conceição, com todos os defeitos que tem e que aqui tenho apontado, preparou bem os dois jogos e o Porto foi quase sempre superior enquanto esteve em igualdade numérica. Obviamente com meios muito mais limitados.

No entanto Pilro é um ícone do futebol italiano e como tal havia que encontrar um bode expiatório. Foi Ronaldo, por ter estado mal na barreira (apesar do guarda redes ter dado dois frangos durante a eliminatória). 

Seja como for, a era de Ronaldo na Juventus terá muito provavelmente chegado ao fim - sem brilho, como era de prever. 

8 comentários:

  1. Um clube que é tantas vezes seguidas campeão entra sempre em algum declínio. É assim em todo o lado e em todos os sectores da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas a ideia era precisamente a contrária: a de subirem ao patamar dos melhores dos melhores e ganharem a Champions. Como tinham sido eliminados no ano anterior, com um golo de Ronaldo em pontapé de bicicleta, acharam que com o Ronaldo em vez do quase chegavam mesmo lá. Não chegaram e agora estão francamente piores. Mas é injusto culpar o Ronaldo. No primeiro ano ele até fez bastante na Champions, mas a perder em casa com o Ajax não dá.

      Eliminar
  2. "Por exemplo a equipa que defrontou o Benfica há 7 anos era muito superior à equipa que defrontou o Porto esta semana."
    A super Juventus na época em que foi eliminada pelo Benfica na liga europa, ficou em 3ª lugar na fase de grupos da Champions num grupo que tinha o Real Madrid, mas Galatasaray????.
    A net é lixada não perdoa nada aos esquecidos.
    Fase de grupos da liga dos campeoes da Juventus que defrontou o Benfica:
    Classificacao final do grupo B:
    1º Real Madrid 16 pontos
    2º Galatasaray 7 pontos
    3º Juventus 6 pontos
    4º Copenhague 4 pontos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a Juventus deveria ter feito mais nesse grupo. Mas esse Galatasaray tinha "só" Muslera, Filipe Melo, Sneijder e Drogba. O treinador era o Mancini. Foram seguidamente eliminados pelo Chelsea do Mourinho.
      O que se passou nesse ano foi que o Real Madrid arrasou, às costas do Ronaldo, trucidando adversários. Curiosamente a Juventus foi uma das equipas que não foi atropelada (derrota 2-1 em Madrid e empate em Turim). A outra equipa a dar luta (e que esteve a segundos de ganhar a competição) foi o Atlético de Madrid. A final foi no Estádio da Luz por sinal.

      Eliminar
    2. Já agora, essa equipa da Juventus que o Benfica eliminou, no ano seguinte esteve na final da Champions. Perdeu para o super Barcelona de Iniesta, Messi, Neymar e Suárez.
      Penso que isso também está na net.

      Eliminar
  3. Já agora o Porto defrontou a melhor equipa de sempre da Juventus em Basileia em 1984 que era naquela altura a melhor equipa do mundo. Apesar do Porto ter perdido a final da Taça das Taças por 2-1 vendeu muito cara a derrota e foi também prejudicado pela arbitragem de um alemao da ex RDA. O treinador dessa equipa da Juventus era o Giovani Trapattoni.
    A equipa de sonho da Juventus nesse jogo foi:
    Tacconi, Gentile, Brio, Scirea, Cabrini, Bonini, Platini, Tardelli, Vignola, Paolo Rossi, Boniek

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa Juventus foi campeã europeia no ano seguinte, num jogo de péssima memória, por sinal.
      Como referi no post, o facto de uns terem mérito não tira mérito aos outros.

      Eliminar
  4. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.