quinta-feira, 15 de julho de 2021

Acordem benfiquistas

 Pelo que tenho lido e ouvido, muitos benfiquistas estão em estado de negação e insistem em não ver a crise profunda em que o clube está envolvido.

A situação é gravíssima e não é a enterrar a cabeça na areia que as coisas se vão resolver.

Em primeiro lugar há que perceber que a imagem do Benfica já estava manchada antes da detenção de Luís Filipe Vieira. O clube viu o seu nome envolvido em múltiplos casos, alguns deles judiciais ainda por concluir e as suas instalações foram objecto de várias buscas policiais.

É verdade que muitos destes casos se têm revelado pouco consistentes. Mas há ainda processos em aberto e os danos reputacionais são já irreversíveis.

Isto afecta a marca, o seu valor, a capacidade de atrair parceiros, patrocínios e investimento e também jogadores e treinadores de renome internacional.

Mas o problema agravou-se imensamente com a detenção de Vieira e as notícias que têm vindo a público na última semana - e outras que continuarão a aparecer.

É necessário perceber que estamos perante um escândalo internacional, quer pelos ecos que tem tido na imprensa mundial quer por envolver já actores estrangeiros (investidores, bancos, empresas e offshores).

Os benfiquistas que pensam que ignorando o que se está a passar ou atacando juízes, procuradores ou media, tudo passa e será esquecido, não têm a mínima noção do mundo em que vivemos.

A partir deste momento, todas as operações do Benfica estarão sobre um escrutínio muito maior das autoridades, reguladores, empresas e bancos. Ninguém arriscará ser acusado no futuro de conivência com práticas menos claras, para já nem falar de condutas ilegais.

O crédito e as próprias transacções financeiras do Benfica (especialmente as internacionais) serão a partir de agora mais difíceis.

Insisto que não querer ver isto, fingir que nada está a acontecer ou enterrar a cabeça na areia, não apenas não resolve nada como só agravará o problema. 

Nem se pense que fazer uma boa época no futebol (algo que é altamente improvável face à instabilidade vivida) resolverá seja o que for. 

Aquilo que os sócios podem e devem fazer para ajudar o clube a sair desta situação é tomar decisões muito racionais sobre o futuro do Benfica.

Algo que infelizmente não têm demonstrado muita capacidade de fazer no passado recente. Por exemplo, ao eleger Vieira (a não ser que tenha existido fraude eleitoral), os sócios ignoraram sinais já demasiado evidentes de - no mínimo - má gestão e falta liderança e rumo. Escolheram mal, pessimamente. As consequências ficaram à vista com os resultados desportivos desastrosos da época passada e, como se não bastasse, Vieira é agora acusado de roubar o clube, além de múltiplas irregularidades e negócios em que actuava como se o Benfica fosse uma das suas empresas.

Para sair da situação negra em que se encontra, o Benfica precisa de uma equipa dirigente altamente profissional, competente e impecável do ponto de vista ético. 

Os sócios precisam de ir um pouco mais longe na sua análise do próximo presidente do que meramente "eu gosto dele" ou "é um benfiquista de gema".

É por demais evidente que o presidente do BENFICA tem que ser benfiquista. Já basta o que tivemos que aturar nos últimos anos. 

Mas isso não chega. Nem pouco mais ou menos. Nem ser simpático. Ou "conhecer o clube". Quem melhor o conhece andou aparentemente a roubá-lo, ou pelo menos a geri-lo de forma negligente e danosa nos últimos anos. 

Ora o que tenho lido por muitos blogues e ouvido em entrevistas a adeptos é preocupante. "Gostam" de um, "não gostam" de outro, insultam potenciais candidatos, acusando-os sem qualquer base (e provavelmente de forma caluniosa) de estar a soldo de interesses obscuros. A acusação mais ligeira é a de que "querem ir ao pote" ou "têm sede de poder". Estes adeptos parecem achar que todos os dirigentes roubam mas que os que já lá estão têm mais direito a esse saque do que outros que queiram vir de fora. 

Acima de tudo, não percebem minimamente o que está em causa e o tipo de perfil e qualidades que são necessários. 

O nosso querido clube precisa de um líder com carisma, um currículo imaculado e capacidade de gestão que varra de uma vez por todas o amadorismo, o compadrio e a corrupção para fora do clube. 

O Benfica está numa situação muito grave (não sabemos qual a real situação das contas, que pode ser muito pior do que as oficialmente divulgadas). A decisão dos sócios nas próximas eleições será por isso de tremenda importância. Pode significar a diferença entre esta crise durar um par de anos ou uma década. Há que a tomar de forma muito racional, esquecendo "dívidas de gratidão" que já deram no que está à vista. 


12 comentários:

  1. O que fazer? Implodir tudo e construir novo estádio, Seixal, mudar a cor do equipamento enovo emblema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Eleger uma pessoa decente, credível, competente e que não roube o Benfica.

      Eliminar
  2. Depois de ler certo tipo de comentários, vejo com tristeza, que as alternativas credíveis a Vieira não abundam. É que, destruir é mais fácil do que construir.
    Manuel Sequeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tristeza tenho eu de ver um presidente preso e o nome do clube arrastado pela lama.
      Há muitos nomes com credibilidade. Vieira é que tinha e tem zero credibilidade.

      Eliminar
  3. Pois, o anónimo do comentário anterior tem toda a razão.
    O que sugere o autor?
    Uma revolução e criar um vazio de poder? Para se desbaratar tudo o que existe e ficar-se à mercê de outro "messias"?

    Foi essa esquizofrenia, que em 1994, potenciada pelo traiçoeiro roubo de atletas do Benfica (Paulo Sousa, Pacheco e tentativa de João Pinto) pelo clube lagarto, que levou à queda de um presidente benfiquista e que só queria servir o Benfica - Jorge de Brito - e à eleição de um dos piores presidentes - Damásio - e à inauguração da dinastia dos presidentes vigaristas, que dura até hoje.

    É preciso realmente tomar decisões muito racionais sobre o futuro do Benfica. Essas decisões passam por ajudar Rui Costa a "juntar os cacos", planear a época, estruturar o plantel e resolver os assuntos urgentes e depois convocar eleições.
    Detesto Vieira, há mais de 10 anos que tenho a convicção que é um vigarista e rouba o clube, mas não podemos chegar ao ponto de estragar o que fez bem. Também há coisa que ele fez bem.

    Caberá aos próximos candidatos à direção apresentarem um programa que reestruture profundamente o clube, que torne a sua gestão muito mais transparente, promover a alteração de estatutos que salvaguardem o Benfica e impeçam vigaristas e manipuladores como Vieira de estarem mais que um período limitado de tempo à frente do clube. Infelizmente não há estatutos que impeçam gente desta de enganar 50% dos sócios votantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente não percebeu (ou não leu) o que eu escrevi.
      Quem fez tudo para pôr Jorge de Brito fora do Benfica e elegeu Damásio foram os mesmos que andaram a votar Vieira até ao fim (e pelos vistos há quem ainda o defenda, o que é realmente espantoso).
      Vieira não é muito diferente de Vale e Azevedo. Simplesmente é mais esperto. O que ele fez ao Benfica é inqualificável.

      O que é necessário não são obviamente mais aldrabões e arrivistas.
      Precisamente o que eu digo é que é necessária uma equipa de gente altamente competente, profissional, com nível e com um carácter acima de qualquer suspeita.
      De resto estou de acordo com o que diz e não percebo onde é que leu que deve haver um vazio de poder ou os sócios devem eleger um novo vigarista. O que eu escrevi é exactamente o contrário.

      Eliminar
    2. Talvez tenha percebido mal, quando li a primeira vez. Deu-me a sensação que achava que os sócios deviam manifestar-se e derrubar a direção que está em funções e marcar eleições imediatamente. Isso quanto a mim seria um erro comparável ao que sucedeu com Jorge de Brito.
      Penso que a melhor solução é esta direção preparar a época, resolver os assuntos urgentes (emissão obrigacionista) e depois marcar as eleições. Mesmo que lá dentro hajam algumas "raposas". Mas como diz no post, todos estarão sob um escrutínio muito maior das autoridades e não só.
      Tem de haver tempo para candidaturas credíveis e que inspirem confiança. É fácil culpar os sócios pela escolha de Vieira, mas também nunca houve um candidato que galvanizasse os sócios (e eu acho que até nem era uma tarefa difícil).
      E Rui Gomes da Silva ou Noronha Lopes não inspiram essa confiança nem têm o perfil para presidente do Benfica. Tem de ser uma pessoa culta, honesta, benfiquista acima de tudo e que seja respeitada pela sociedade e não uma pessoa sectária.

      Mas como tudo no futebol, seja aqui, em Inglaterra, ou na China, são os resultados do futebol, os golos que entram na baliza certa ou na errada, que vão ditar uma parte importante do que vai acontecer na eleições do final do ano.
      Pelo bem do Benfica, espero que entrem todos na baliza certa.

      Eliminar
  4. Ando a repetir isto há muito tempo:
    O que o Vieira fez de bom foi pôr o Benfica a dar dinheiro!
    Senão como iria ele e os amigos sacar de um clube falido?
    Chegados acima, porque os bancos queriam dinheiro, ali antes de lixar o penta, foi sempre a sacar!
    Mas as viúvas continuaram a acreditar nas mentiras que lhes eram ditas mesmo com as sacanagens que lhes entravam pelos olhos dentro!
    Pobres de espírito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda continuam...e vão a todos aos blogs defendê-lo e acham que sem ele vai ser um descalabro! Pobres de espírito é pouco...

      Eliminar
  5. o mais extraordinário é que muitos quando foi o berardo vieram logo dizer que já vinha tarde como foi o nosso presidente, e foram as mesmas entidades, o juiz e o procurador tinham interesses clubísticos.
    com mentalidades desta esta percebido como é que elegemos o vale e lfv ficou lá tanto tempo.

    alias muitos dos indefectíveis de lfv foram os mesmo de vale, alias basta ver o capristano e o antunes, o sinistro ministro da comunicação de saddam.

    o que sempre se viu nos apoiantes desta direção foi ele ou o caos, curiosamente a coisa já se alastrou a alguma oposição.

    ResponderEliminar
  6. Bom post. Concordo com tudo. Precisamos de profissionais competentes.
    Veremos como decorre daqui para a frente e com as eleições.
    Agora era importante que a partir de determinado momento os benfiquistas começassem a remar tudo para o mesmo lado e começassem também em uníssono a DEFENDER o Benfica, garantindo que não há regras diferentes para nós e para os nossos adversários, com o mesmo empenho que ajudou a fazer cair esta direção podre.
    O que falta agora para que tal aconteça?
    AG? Regulamento das Eleições alinhado? Eleições?

    ResponderEliminar
  7. e ja agora um nome justica benfiquista

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.