quarta-feira, 7 de julho de 2021

Finalmente. Tempo de virar a página no Benfica

 Estava a escrever unm post sobre Vieira e os vieiristas... Fui ultrapassado pelos eventos.

Ainda bem.

É chegada a altura de virar esta página negra na história do Benfica.

Sim, é verdade que LFV entrou no Benfica num período difícil e fez obra, incluindo o estádio. Reconstruiu muito do que estava em cacos, não apenas por causa de Vale e Azevedo - o problema já vinha de Damásio e da destruição do plantel e do balneário do Benfica operada por Artur Jorge. Também os problemas financeiros já vinham de trás.

LFV teve um papel importante na saída desse ciclo negativo. E teve uma oportunidade de se tornar um presidente histórico no Benfica, alcançando a hegemonia do futebol português.

Perdeu essa oportunidade ao desinvestir no ano do Penta - agora sabemos porquê. Sacrificou os interesses do Benfica para salvaguardar os seus próprios interesses empresariais privados e familiares. Isso é indesculpável.

Por isso a saída de LFV (que "comprou" as eleições passadas com JJ e 100 milhões - mal - investidos) já é tardia. Há 3 anos que o Benfica não ganha praticamente nada - e isto com rivais nas ruas da amargura.


A notícia que melhor enquadra e explica a detenção de LFV:

https://sol.sapo.pt/artigo/739981/luis-filipe-vieira-e-rei-dos-frangos-foram-detidos 

6 comentários:

  1. tempo é, alias já era há muito, mas suspeito que não seja tão claro nem tão rápido esse virar de pagina.

    ele teve os seus méritos, embora a construção do estádio não seja um deles porque foi ainda no tempo do anterior presidente, mas não soube sair.

    e vai ficar historio como o primeiro presidente a ser detido no cargo, uma das maiores vergonha porque já passamos, conseguindo suplantar o vale, o que não é nada fácil.

    ResponderEliminar
  2. Qual estádio? Mas continuam a insistir...

    A ideia da construção do novo estádio da Luz começou nos inícios de 2001, aliás talvez uma das primeiras grandes discussões na internet portuguesa fora dos mircs.

    5 meses mais tarde, quando o LFV foi nomeado para a SAD numa sexta, na 2ª feira seguinte já o Mário Dias apresentava o projecto do estádio e todos os encargos à UEFA, e foi acompanhado dos representantes da empresa do projecto, com a qual já tinha feito acordo, e com representantes do próprio BES, uma fase já muito avançada e irreversível para a obra.

    O projecto do novo estádio foi apresentado à comunicação social 3 semanas antes de LFV sair do Alverca.

    Nos meses seguintes houve discussão sobre certos assuntos mais a AG que ia decidir sempre pelo novo estádio, mas eu não vejo em que ponto LFV teve alguma influência no acordo inicial para o projecto e consolidação do novo estádio, além de o ter inaugurado. Até posso admitir que pode ter ajudado na negociação de acordos posteriores, sobretudo naquela confusão com a somague que parou as obras no estádio, mas não passou disso.

    A obra do estádio pertence inteiramente à capacidade de Mário Dias, é uma vergonha os benfiquistas não reconhecerem isso.

    Até aqui se vê que LFV engoliu tudo à sua volta, qual tubarão, como se o Benfica actual fosse 100% obra de LFV. Não é verdade, lamento.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários.
    LFV entrou no Benfica com Vilarinho. Já na altura era mais ou menos sabido que o mandato de Vilarinho seria uma espécie de transição e que Vieira assumiria a presidência depois.

    Mário Dias foi o "pai" do Estádio. Acho que toda a gente reconhece isso, incluindo o próprio Vieira que o referiu em vários discursos e até fez uma homenagem ao Mário Dias. Mais do que merecida.

    Até na nota de condolências pelo falecimento de Mário Dias, Vieira reconheceu isso, reconhecendo que Mário Dias foi o "grande impulsionador da construção do nosso novo Estádio da Luz".

    https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/11/01/clube-benfica-condolencias-falecimento-mario-dias

    Vieira foi, a par de Mário Dias, a cara do novo estádio e o seu maior defensor. Houve um debate na altura porque o Benfica estava financeiramente num estado deplorável e o estádio tinha custos elevados. Além disso o "velhinho" Estádio da Luz chegou a ser o maior da Europa e muitos não concordavam com a sua demolição.

    Portanto LFV teve influência no novo estádio, mais que não seja no processo de decisão. E era muito próximo de Mário Dias (que o apoiou até ao fim e que, se do lugar onde está tiver conhecimento das actuais notícias, deve estar profundamente desiludido).

    Quanto a pormenores, não vou aqui fazer a história toda dos eventos, teria que investigar mas até já há literatura sobre o assunto.

    Para criticarmos Vieira e estarmos frontalmente contra a sua permanência no Benfica (no meu caso já há bastante tempo) não precisamos de lhe retirar os méritos que efetivamente teve - e que não desculpam o mal que fez ao Benfica no passado recente (e não sabemos desde quando). A história é o que é e não se rescreve

    ResponderEliminar
  4. LFV teve zero influência no processo de decisão do novo estádio, isso é que é reescrever a história. Quando chegou ao clube, já era impossível recuar. A AG foi um pro-forma, já havia acordos feitos.

    Se escrevi que Mário Dias apresentou o estádio à UEFA três dias depois de LFV ser apresentado na SAD, volto a repetir, não teve nenhuma influência nesta decisão.

    A confusão seguinte que deu brado não foi haver um novo estádio ou não, mas sim a questão dos terrenos que Vale e Azevedo hipotecou, é daí que vem a discussão pós-apresentação à UEFA. De resto, repito, quando chegou a AG o estádio já era inevitável, a discussão que houve não iria alterar nada. Os sócios aprovaram a decisão com mais de 90%, o que já era esperado à partida.

    De resto, não vejo que dizer que LFV não teve decisão para haver novo estádio lhe retira algum mérito no clube.

    O facto de se discutirem as coisas não retira mérito a ninguém, e pelo contrário, a história bem pode ser discutida e reescrita, não é algo estático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por reescrever a história normalmente o que se entende é a posteriori, após os eventos, adulterar o que aconteceu, tentar apagar factos ou o papel de determinados protagonistas. Por exemplo, os soviéticos apagarem Trotsky de fotografias por ele se ter tornado numa figura maldita do regime.
      Quanto à substância do assunto em apreço, o papel de Luís Filipe Vieira na construção do novo Estádio, não tenho os dados concretos para discutir as acções exactas e a cronologia. O que eu disse refere-se à convicção que tenho e à memória daqueles tempos. Ainda agora ouvi o Gaspar Ramos a dizer o mesmo, ou seja que Vieira foi fundamental para o estádio. Também é indiscutível que Mário Dias até ao fim foi um grande apoiante de Vieira, o que sugere que estiveram na mesma linha ao longo dos anos. Mas admito que a minha impressão possa estar incorrecta.

      Eliminar
  5. Se um PR se suspende, obviamente, NÃO CONTINUA PR..
    Foi o seu advogado quem disse que se tinha suspenso.
    SE NÃO CONSTA DOS ESTATUTOS, É GRAVE, porque LFV utilizou algo INEXISTENTE, MENTIU AO JUÍZ, LEVA COM OUTRO PROCESSO CRIME E FICA EM PRISÃO PREVENTIVA.
    estamos a falar de PROCESSOS CRIMINAIS, não de brincadeiras de monopólio....

    Todo o SLB que se preze, deve dar apoio INCONDICIONAL a RUI COSTA.
    Os nossos supostos adversários (FCP;SCP; BRAGA; ) têm direções estáveis, equipas técnicas estáveis, planteis definidos.
    os adversários do SLB? pois, neste momento, em que o MºPº se meteu dentro do SLB com argumentos muito FRÁGEIS,DESEQUILIBRADOS, E COM INTERESSES OBSCUROS (basta referir: se LFV teve cúmplices nos bancos, esses também praticaram CRIMES! mas andam á solta, não foram investigados, nem são arguidos!!! estranho?? NÃO.! .porque este golpe teve intuitos políticos: fazer desaparecer dos media os escândalos MEDIA e E. CABRITA), os adversários, dizia, estão DENTRO do SLB: OPOSIÇÃO A RUI COSTA! Esta oposição só serve os interesses dos FCP; SCP; BRAGA e dos próprios opositores com ambição louca pelo poder...
    RUI COSTA já se prejudicou muito pelo SLB: quando Damásio o despachou para a Fiorentina, que pagava mais, quando no BARCELONA HAVIA UM GÉNIO DO FUTEBOL INTERESSADO: JOHAN CRUIJFF ..basta pensar em RUI COSTA TREINADO POR CRUIJFF PARA IMAGINAR UM TRAJETO DE MUITO MAIS VITÓRIAS,TROFÉUS etc..etc.
    voltou a sacrificar se qdo regressou vindo ganhar muito menos de metade do q ganhava no MILAN.
    É ALTURA DE CERRAR FILEIRAS EM TORNO DE RUI COSTA E DO SLB...

    para refletir:

    https://twitter.com/pcamoes999/status/1414299198003060749?s=12&fbclid=IwAR3wneF99ZBYZoaavolDW_WBjC_OFTdJ5v-B4_wtrSU85kHdMOqtaBh1WHM

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.