terça-feira, 5 de outubro de 2021

Então e a rotatividade??!

 Jorge Jesus foi "guloso" contra o Portimonense.

Não digo isto com a facilidade de quem faz análises depois do jogo e em função do resultado.

Assim que vi o 11 titular fiquei preocupado.

A equipa fez um esforço brutal e teve um desgaste tremendo contra o Barcelona. Correu muitos kms e disputou todas as bolas para ganhar. Física e psicologicamente os titulares na quarta-feira ficaram esgotados.

Os níveis de competitividade e intensidade do jogo da Liga dos Campeões não são os habituais nas equipas portuguesas, nem sequer no Benfica.

Por isso era para mim evidente que contra o Portimonense alguns dos mais influentes (e desgastados) deveriam ter começado no banco. O que se poderia perder em qualidade e entrosamento ganhava-se em frescura física e mental, em disponibilidade para o jogo, em "fome" de jogar e se mostrar.

Menos ainda percebo esta decisão quando já se provou que o plantel tem qualidade e profundidade (reconhecida por todos, incluindo o treinador) e quando em mais do que uma ocasião Jorge Jesus até já fez rotatividade, sempre com bons resultados. 

Para quê ter contratado Meité se nem com o Portimonense EM CASA pode jogar? Pizzi também não tem classe suficiente para um jogo destes, para dar algum repouso a João Mário, que já não é novo e tem jogado todas as partidas?? Taarabt o ano passado era titular em todos os jogos e agora nem neste tem uma oportunidade de começar? Mourato, que tem sempre dado conta do recado, mesmo em circunstâncias exigentes, não poderia ter rendido um dos três da linha defensiva? E na frente Rodrigo Pinho que desbloqueou nos Açores ou Ramos não merecem qualquer confiança? 

Jorge Jesus errou de forma crassa. Este treinador tem uma tendência para borrar a pintura quando as coisas estão a correr bem. Depois de uma preparação exímia do jogo com o Barcelona insistiu num 11 desgastado e fez-nos desperdiçar 3 pontos fáceis.

Mas talvez até pior do que isso, pode ter perdido parte do balneário, dando um sinal tão claro como lamentável de que há vários jogadores que não contam e que só jogam quando não há alternativa.

Qual a motivação destes depois do que aconteceu no Domingo? Não muita, certamente.

Gostaria de pensar que Jorge Jesus aprendeu uma lição, mas tenho quase a certeza de que não é assim. 

Estamos à frente, é certo, mas desperdiçámos uma vantagem já relativamente confortável que tínhamos, voltando quase à estaca zero, no que ao campeonato diz respeito. Mais: Sporting e Porto já se defrontaram e nós ainda temos de jogar contra ambos, mais o Braga.

Tudo estava a correr bem demais... Teve de vir asneira. Isto não é mérito dos outros, é demérito nosso. Sem necessidade nenhuma e totalmente previsível. 

11 comentários:

  1. Isso demonstra a fraca qualidade do Bazófias como treinador completo.
    O plantel escalado foi surpresa para muita gente. E o resultado viu-se...

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo com o post, só não entendo é como é que um homem com tantos anos de futebol é tão bem pago, não consegue ver o óbvio. Se tivermos algum sucesso nesta época, será com certeza graças a Jesus, mas também apesar de Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação para mim passa por dois factores: primeiro achou que como vinha aí a pausa, não havia problema em os jogadores acabarem o jogo exaustos ; segundo, relacionado com o primeiro, é que aqueles são supostamente os melhores (o que em certa medida é verdade) e portanto como ele é teimoso e eram eles e não outros que deviam ser titulares.

      Eliminar
    2. Eu julgo que desta vez levámos com a já habitual falta de meio termo do Jorge Jesus. Se quando jogamos com o Boavista a seguir a Kiev terá rodado demasiado, desta vez decidiu não rodar para ver se saía melhor, não saiu.

      Eliminar
  3. Previsíveis são tantos comentários. Ao sábado também eu acerto no Euromilhões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O euro milhões depende exclusivamente da sorte. No futebol a sorte tem um papel mas também há factores que se controlam. Mas se tens argumentos a favor de jogar com um 11 claramente desgastado, física e mentalmente até gostava de os conhecer.

      Eliminar
  4. eu também tinha feito mais alterações mas acho que nem foi esse o grande problema.

    para além da falta de eficácia continuamos a depender de arrancadas e jogadas individuais que invariavelmente não resultam em nada.
    basta ver este jogo enquanto eles fizeram pressão alta tivemos espaço e criamos oportunidade.
    na segunda parte quando eles recuaram para a sua área deixamos de criar oportunidade exceto nas bolas paradas mas quando a maioria dos avançados gostam e só atacar a profundidade também não é de estranhar.

    depois existe o ridículo de se fazerem alterações aos 87 minutos, mas o cumulo da estupidez é mesmo fazer uma aos 87 e outra aos 89, acho que nem o treinador adversário tinha feito melhor para queimar tempo.
    lá esta tambem é daquelas que se acerta o euromilões ao sábado farto de iu's.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um ponto muito relevante, o das características dos avançados. O Darwin e o Rafa, que são óptimos jogadores, isso não está em causa, gostam sobretudo de jogar com espaço e poder correr, aparecendo nas costas dos defesas. Claro que contra o Barcelona, que coloca muita gente na frente e sobe muito a defesa, Darwin e Rafa puderam mostrar toda a sua qualidade e as suas melhores características. Mais uma vez, não lhes estou a tirar mérito nenhum. Têm todo o mérito.
      Mas o jogo conta o Portimonense seria obviamente muito diferente. Como assinalas, sobretudo na segunda parte. E, claro, as condições físicas de ambos não eram as mesmas, quarta ou Domingo. Essa até seria mais uma razão para equacionar alterações na frente de ataque.
      Realmente custa perder 3 pontos assim. Contra uma equipa tão medíocre e no Estádio da Luz, depois de uma vitória tão saborosa e quando podíamos partir para esta pausa no campeonato numa situação bem favorável. Custa e entristece. Esperemos que no final do campeonato não tenhamos que olhar para trás e pensar que este foi um momento decisivo pela negativa.

      Eliminar
    2. exatamente não esta em causa a qualidade dos jogadores mas as suas características.
      mesmo o yaremchuk, ainda que não seja a única característica, também gosta de jogar profundidade o seferovic idem, o pinho idem mesmo que não seja ponta de lança.
      o gonçalo é o único que tem características diferentes mas não é ponta de lança e por isso só num esquema atrás do ponta de lança.

      mas perder contra estas equipas em casa custa sempre independentemente daquele resultado a meio da semana, agora com aquele resultado a meio da semana nem o empate era admissível.

      Eliminar
  5. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderEliminar
  6. Oi, pessoal!!! Eu tenho minha lealdade. Meu cartão ATM em branco pode sacar US$ 5.000 por dia. Recebi isto do Sr. Georg na quarta-feira passada e agora tenho 10.000 euros grátis. O cartão saca dinheiro em qualquer caixa eletrônico e não tem nome nem rastreamento e agora tenho dinheiro suficiente para mim e meus 4 filhos. Estou muito feliz por ter conhecido o Sr. Georg porque já conheci duas pessoas e elas pegaram meu dinheiro sem saber que era uma farsa. Mas agora estou feliz. O Sr. Georg enviou o cartão via DHL e eu o recebi em dois dias. Compre um agora. Olha, é distribuído para ajudar as pessoas, mesmo sendo ilegal, mas ajuda muito e ninguém é pego. O cartão funciona em todos os países do mundo. Apresse-se e envie um e-mail para georgbednorzhackers@gmail. com Texto, chamada ou WhatsAp: +1(262)355-8285 Outros serviços oferecidos foram: clonagem de cartão ATM
    Hack de ATM de cartão Bitcoin com malware
    Recupere criptomoedas perdidas ou roubadas
    Hackear transferências Western Union, transferências MoneyGram, transferências bancárias, transferências PayPal, transferências de dinheiro no aplicativo
    Recupere redes sociais hackeadas: Facebook, Instagram, Snapchat, TikTok, Gmail, Yahoo mail e sites.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.