segunda-feira, 1 de novembro de 2021

JJ acabará a época?

 NES foi hoje demitido do Tottenham, Rui Vitória não deve demorar muito e Mourinho provavelmente não acaba a época.

É um momento complicado para os treinadores portugueses, que ainda há não muito tempo estavam "na moda". As coisas mudam rapidamente e o modelo cínico e defensivo do treinador português já não surpreende. Soluções muito mais criativas e um futebol mais dinâmico de treinadores com outra escola e outra mentalidade conseguem hoje desmontar com alguma facilidade as tácticas fechadas dos portugueses.

Mourinho então é um desespero. O futebol das suas equipas é simplesmente paupérrimo. Ofensivamente é uma nulidade (não tem ataque organizado, limitando-se a tentar correrias e jogadas individuais quando o adversário está balanceado para a frente) e defensivamente já não tem a consistência de outros tempos. Até já é goleado por equipas da terceira divisão europeia.

O que tem isto a ver com Jorge Jesus?

Dir-se-ia que JJ é um treinador ofensivo, que não pode ser colocado na mesma categoria de treinadores como Mourinho ou NES que só querem jogar no erro do adversário.

Mas a realidade é mais complexa. A primeira coisa na qual vejo uma semelhança entre aqueles treinadores e JJ é que me parece que todos pararam um pouco no tempo. Mou por exemplo diz que é hoje melhor treinador do que no passado e que está sempre a actualizar-se. Ora não é isso que nós vemos. O que vemos é que teve o seu tempo - um tempo de enormes êxitos - mas que hoje já não tem capacidade para acompanhar a evolução do futebol e treinar a este nível (que aliás vem sempre a baixar desde o Chelsea).

Isso é também o que vejo com JJ. Quando surgiu no Benfica, o seu futebol de grande pressão sobre o adversário, com uma defesa muito subida e rápida transição para o ataque quando recuperava a bola, era uma coisa pouco vista em Portugal. No primeiro ano conseguiu goleadas, jogos emocionantes e ser campeão.

Mas desde então o seu modelo foi entendido pelos adversários. Perdeu logo o campeonato 3 vezes seguidas nos anos subsequentes. E depois voltou a ser campeão contra adversários muito fragilizados e já sem o brilho do primeiro ano.

No Sporting podia ter sido campeão mas claudicou no jogo decisivo com o Benfica, como tantas vezes aconteceu nos anos em que esteve no nosso clube (e já vai no oitavo).

JJ não parece surpreender ninguém. O Benfica é previsível, não cria oportunidades, continua a sofrer golos em quase todos os jogos e, simplificando, não joga nada. Isto depois de dois anos a investir brutalmente no mercado, contratando jogadores a preços anormais fora das 5 maiores ligas. Os resultados são os que estão à vista.

Um Sporting campeão, com recursos mínimos, a comparar com os nossos e um Porto logo atrás, que mais uma vez não conseguimos vencer. Zero títulos no primeiro ano pós regresso e esta época as coisas parecem novamente desencaminhadas.

Ao passo que vemos os adversários melhorar (por exemplo o Sporting), vemos o Benfica estagnado ou até a regredir. À imagem do seu treinador. É que isto não é o Brasil. País de enorme paixão futebolística, de enormes jogadores, o Brasil está porém muito atrasado no que à táctica diz respeito.

Lá JJ pode ser o melhor. Cá não, de certeza. Vamos ver onde acaba a época. 

9 comentários:

  1. também essa coisa da moda dos treinadores portugueses sempre foram mais as vozes que as nozes numa campanha dos media portugueses é que tirando o mourinho o resto é um deserto completo.
    alias o nosso campeonato esta como esta muito por culpa dos treinadores portugueses que só sabem jogar de uma forma.

    o pior é que neste momento o futebol que praticamos é igual ao de mourinho correrias, jogadas individuais e ataque à profundidade a diferença é não estamos cá atrás à espera do adversário, mas também é só porque não o podemos fazer que as equipas em portugal não tomam a iniciativa.
    mas isso do bazofias não surpreender ninguém já acontecia nos ultimas duas épocas da sua primeira passagem pelos vistos só não viu isso quem o foi contratar e quem andou a chorar por ele cinco anos.

    o pior para mim é a questão mental dos jogadores foi coisa que ele nunca soube gerir e que é agravada pela bazofia enorme que passa com uma facilidade impressionante para os jogadores.
    mas dá para acreditar depois de termos um resultado histórico, que em qualquer clube era motivo de moralização para os jogos seguintes, tivéssemos esta serie de péssimos resultados com iguais exibições o que deveria ser factor de crescimento foi o contrario devido à bazofia do treinador.

    ResponderEliminar
  2. A mim parece-me que ele está a criar as condições para em Janeiro estar no Flamengo. O Benfica nunca poderá contratar um treinador com 65 anos.. o Benfica precisa de encontrar os Ericksons desta vida. Treinadores que queiram o mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso da idade é treta se ele tiver 65 anos e for bom, como era o trappatoni, não existe problema.
      o problema do bazofia não é ter 65 anos é ser sobrevalorizado e não ter a qualidade que precisamos.

      e desde quando ser jovens por si só é sinonimo de qualidade.

      Eliminar
  3. Têm visto os jogos da equipa que o Lage comanda na liga inglesa? Ali ninguém pára no campo, para ver se o penteado está bem, se fica bem na foto, etc. Lá todos correm, havendo a preocupação de jogar como equipa e não em raides pessoais, para chamar a atenção dos olheiros! Quem não entender isto não joga!

    ResponderEliminar
  4. Se chega até ao final da época? Por mim nem mais um dia se sentava no banco. Por outro lado, acabar a época poderá ser sinal que os objectivos foram atingidos, ou não... pois há a possibilidade de levarmos com ele até ao fim por causa da indmenizaçāo. Sinceramente espero que não fique apenas para não lhe pagarmos a indmenizaçāo, que fique pelos outros motivos (sucesso desportivo), pois se a nossa queda nesta época não se ficar apenas por aqui podem ter a certeza que vamos perder muito mais dinheiro do que iríamos com a indmenizaçāo.

    ResponderEliminar
  5. Quanto às outras alternativas portuguesas:
    Mourinho é um treinador de facto já curva descendente mas com enorme sucesso e experiência dentro e fora de portas, a vinda dele para o Benfica seria um upgrade em termos de visibilidade, e mesmo muito jogador não se importaria de vir atrás dele;
    Nuno Espírito Santo, é um cavalheiro e seria um upgrade em termos de imagem no que se refere ao treinador, tecnicamente talvez não seja exactamente uma melhoria mas tem outra classe;
    Rui Vitória, o homem que foi duas vezes e meia campeão em quatro épocas de Benfica, considero-o algo limitado mas tem números superiores ao de Jesus, e tal como os outros dois dá outra imagem.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o Mark,o Benfica precisa de sangue novo ,alguém que seja ambicioso e competente .e sejam quais forem os resultados desportivos a próxima época tem de começar a ser preparada com um novo treinador ,Jesus chegou ao fim da linha,e tem de ser estrangeiro com um adjunto português.

    ResponderEliminar
  7. Marco Silva! Marco Silva! Marco Silva!

    ResponderEliminar
  8. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.