domingo, 5 de dezembro de 2021

Humilhante. Este Benfica não tem intensidade

 Normalmente uma equipa bem treinada melhora ao longo de uma época.

No Benfica vê-se uma regressão. Começámos bem o campeonato, chegámos a ter uma vantagem de 4 pontos e arriscamo-nos a acabar o ano com uma desvantagem de 7.

A Liga dos Campeões, e sobretudo os jogos com o Barcelona, é o que mantém Jorge Jesus à tona. Nesse sentido o jogo da próxima e última jornada será decisivo. Não acredito que o Barcelona ganhe em Munique, pelo que o Benfica tem a qualificação nas suas mãos. Uma derrota ou um empate contra o Dínamo do Kiev na Luz seria completamente inaceitável.

Mas mesmo que consiga o apuramento, o treinador do Benfica fica, a meu ver, dependente do que faça nos dois jogos contra o Porto. E sinceramente não acredito muito em resultados positivos.

Este Benfica não convence. Nunca convenceu muito, desde o regresso de Jorge Jesus e neste momento é uma equipa sem intensidade, sem grande fio e sem ideia de jogo.

Mas acima de tudo, o que me parece é que Jesus faz uma má gestão do balneário. Veja-se o caso da lateral direita: Gilberto vinha fazendo uma série de bons jogos, sendo dos melhores em campo num deles. O que faz JJ? À primeira oportunidade tira-o da equipa para colocar Lázaro. O mesmo é válido para Mourato. É sobre Vlaco ou Gonçalo Ramos nem vale a pena falar. 

JJ é useiro e vezeiro nisto e assim dificilmente o grupo é coeso ou os jogadores têm confiança e motivação.

Ontem o contraste com Rúben Amorim não podia ter sido mais claro. O treinador do Sporting (infelizmente...) sabe que em campo o que mais conta são os jogadores e por isso faz tudo para que eles acreditem, tenham confiança e muitas ganas de ganhar. Amorim faz de jogadores banais uma equipa fortíssima, ao passo que Jesus faz de bons jogadores uma equipa banal.

No jogo de ontem, a diferença de andamento, de intensidade foi tão grande que até fazia impressão. Os jogadores do Sporting entraram em campo com tudo, para vencer o jogo. Tinham até uma certa dose de raiva, tal era a fome de vencer. A sua estratégia estava perfeitamente delineada.

Já os do Benfica pareceram surpreendidos, para não dizer assustados - e claramente tinham o "guião errado" para esta partida. Quando JJ diz que houve 5 oportunidades para cada lado e que a diferença esteve na eficácia, está a mascarar a realidade do jogo.

A realidade é que o Sporting sabia o que queria e como lá chegar, enquanto o Benfica não parecia ter nenhuma ideia sobre como penetrar na defesa do Sporting, trocando a bola sem grande intencionalidade. As equipas jogavam a ritmos e intensidades diferentes. Quando o Sporting atacava criava em geral bastante perigo (com a nossa defesa meio confundida e atrapalhada), ao passo que os ataques do Benfica não tinham grande sentido. Na primeira parte o Sporting marcou dois golos (um dos quais marginalmente fora de jogo) e teve uma oportunidade flagrante que Pedro Gonçalves não costuma falhar. Esteve na frente do marcador desde cedo (mas fez por isso e o golo aos 4 minutos nem surpreendeu) e teve sempre o jogo controlado. Essa é a realidade do jogo.

Já tinha dito há um par de meses que me parecia difícil que Jesus tivesse a capacidade de dar a volta à situação e que acabe a época. Agora parece-me praticamente impossível.


14 comentários:

  1. Psicológicamente Ruben Amorim ganhou, está com os jogadores, está com o Sporting, está comprometido. JJ perde, não está comprometido com o Benfica, não está comprometido com os jogadores, não motiva, não tem um plano que dê confiança a ninguém !!! Tudo isso no futebol moderno faz toda a diferença...

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que o Vírus não ataque em força, para não termos jogos à porta fechada como no ano passado, pois aí tanto o treinador incompetente, bem como a maior parte dos jogadorzecos que nos prestam um péssimo serviço, saíriam novamente incólumes!

    Não, este ano não vai ser a mesma palhaçada!! Este ano haverá consequências!! Estamos fartos desta incompetência / sabotagem!!

    Treinador não tem condições:

    . Insiste numa táctica que não está no ADN do clube. 4-3-3 / 4-4-2 para ontem

    . Jogos equilibrados, em que a parte física é uma questão essencial, bolas divididas, 2as bolas, isto é claramente ignorado por o CRIADOR

    . Ter ao mesmo tempo na equipa, Rafa, Everton, Grimaldo, A. Almeida, Weigl, nunca se pode ganhar um jogo... tudo bons rapazinhos

    . André Almeida a central é de mestre. Conseguiu estar nos 3 golos, sempre fora de posição (correu bem em Barcelona, pois o Otamendi fez um jogo de outro mundo)

    . Everton o maior Flop de sempre, 20 Milhões, quando nem vale 5! O gajo é um inútil, não faz uma finta, um passe, não consegue ir à linha e cruzar, não remata, poder de choque é nulo!! Quando com tantos laterais direitos, e este ainda lá joga, definitivamente é de um treinador perdido

    . Gilberto é titularissimo no lado direito, mas há outras ideias...

    . Futebol lento e previsível, de passe curto para trás e lado!! Onde está o futebol vertical, de desmarcação em direcção à baliza!!?? (Presidente que era exímio nestes lances, rasgava defesas contrárias a colocar bolas no Shevchenko e Batitusta, e também não vê que não há isso neste Benfica??)

    . Goza de uma impunidade que outros ao mínimo percalço já lhes estão a pedir a cabeça, quando nem chega aos 50% de sucesso

    Abel mete este bazaroco num bolso e muito mais barato!!

    Mas os jogadores também têm uma grande fatia de culpa!! Era só olhar ontem para o Rafa (andava como se nada se passasse) e para os lagartos (garra / raça) e via-se logo que iria dar merda!!

    50 mil para ver esta VERGONHA!! INADMISSÍVEL!! RUA JJ, RUA JOGADORES INSIGNIFICANTES!!

    ResponderEliminar
  3. Boas, olhando para a maneira como nos comportamos nas bolas paradas, para os automatismos (ou falta deles) que mostramos em campo, para falta de intensidade no jogo e mesmo de pernas para um jogo inteiro, e até a falta de espontaneidade no remate dos nossos jogadores, há já algum tempo que me pergunto se a equipa treina a sério, ou se não andarão por lá a fazer umas peladinhas, uns meinhos, um ou outro treino de finalização, umas corridas à volta do campo e pouco mais. Obviamente que com a sobrecarga de jogos, a maior parte dos treinos cairá no segundo grupo, no entanto parece-me que no nosso caso não será só a maior parte, será mesmo a totalidade.

    Mais do que inaptidão ou inabilidade do Jesus (que já provou ser apto e hábil cá e noutros lados), penso que há mesmo desinteresse e até mesmo alguma sabotagem para ver se é indemnizado, voltar pro Flamengo e estar lá 1-2 anos, ser despedido (e indemnizado), ir para um lado qualquer na Ásia, estar mais 2-3 anos, e se calhar no espaço de 5-7 anos saca dezenas de milhões de euros em indemnizações, assegura a sua reforma e até o futuro dos filhos e netos.

    ResponderEliminar
  4. Como diz o Carlos e bem o Benfica tem jogadores na frente para jogar sempre em 4-4-2 o problema está nas laterais ,não temos defesa esquerdo e um trinco com qualidade inquestionável que não tenha medo de meter o pé que sempre tivemos como Javi Garcia ou Matic por isso andamos as aranhas e depois Jorge Jesus não aposta na formação onde temos jogadores de altissima qualidade ainda ontem com o Rio Ave ,Jorge Jesus é o probrema maior do Benfica !

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! Parabéns!
    Acrescentaria, se me permites, o que "resumidamente" falta ao n/ Benfica... QUALIDADE E CAPACIDADE COMPETITIVA!!!

    QUALIDADE...:

    - Num Presidente com apetência de Gestão, estofo e coragem (ex°.: despedir JJ... ontem!)

    - Num Treinador assertivo, actualizado, ambicioso, com visão estratégica, seja, 1 verdadeiro líder e condutor de homens, EDUCADO e com valores cívicos.

    - 1 Plantel equilibrado, competitivo, conjugando experiência e juventude, técnica, velocidade e poder físico

    Ou seja,
    MUITO DO QUE NÃO TEMOS, daí lacunas URGENTES E AFLITIVAS:
    - 1 GR de verdadeira Classe
    - 1 Def.Dir. e 1 Def. Esq.
    - 1 Def. Central
    - 1 N° 6
    - 1 Extremo (que faça os 2 flancos)

    E ainda, Paulo Bernardo a titular como n°8 com mais subidas.

    A CAPACIDADE COMPETITIVA (habitualmente,... só OTAMENDI!), DEVERIA ESTAR TÃO PRESENTE, SEMPRE, QUANTO O VERMELHO das n/ cores...
    jogar SEMPRE COM RAÇA, QUERER E AMBIÇÃO!

    PS:
    - Por favor, REMATEM À BALIZA! REMATEM!
    - Rafa,...
    VAI TREINAR O PÉ ESQUERDO
    E LEVANTA A CABEÇA, QUANDO JOGAS!!!

    Abraço,
    RG

    ResponderEliminar
  6. Com tantos Milhões de Benfiquistas, ainda não houve um que conseguisse explicar ao "anormal" que as equipas jogam com 3, 4 ou 5 médios, dos quais 1 é trinco "e morde" tudo o que anda à sua volta, pelo que, jogar com 2 médios, tipo bailarinas, é sempre meio caminha andado para o insucesso! Nenhuma equipa do mundo consegue ter em campo resultados positivos sem ganhar o meio campo. Até no futebol inglês, onde a bola viaja pelo ar durante metade do jogo, o jogo dos médios é essencial para fazer funcionar a equipa. Quando um indivíduo, que se considera um grande treinador, obriga um clube grande onde trabalha a ir contratar "sobras" ou "dispensas" dos outros clubes, quase todos em final de carreira e caríssimos, PORQUE NÃO QUER TRABALHAR COM JOVENS, isso demonstra a sua qualidade! Ele sabe melhor que os sócios e adeptos do Benfica, que só veio PARA FAZER COM QUE O BURLÃO GANHASSE AS ELEIÇÕES, o que conseguiu! "Vinha para arrasar" e cumpriu! Pago a peso de ouro, charlatão como nenhum outro, sem nível como o burlão, MAS FOI O SUFICIENTE PARA TER GARANTIAS DE ESTAR PERTO DA FAMÍLIA E GANHAR MUITO DINHEIRO! Sair? Pelo pé dele isso nunca irá acontecer. Até ao final de dezembro ele irá deixar a sua marca no clube, como dizem os junta letras cá do sítio. A dúvida será se em terceiro ou em quarto lugar. Garantidamente a taça de Portugal terá uma fotografia no museu Cosme Damião, juntamente com os troféus que ele perdeu ao serviço do Benfica! Nisso é uma máquina assombrosa, mas quando os sócios aplaudem uma equipa que é goleada em casa, pensará ele que está certo o que faz?

    ResponderEliminar
  7. Excelente post. subscrevo.

    ResponderEliminar
  8. o problema não é ser uma equipa banal, é não ser uma equipa sequer são onze jogadores lançados para dentro de campo esperando que alguns estejam num dia bom e façam uma flores.
    a única estratégia é o ataque à profundidade, jogadas individuais e pouco mais que isso.

    o facto de já irmos no sétimo defesa direito este ano é um sinal de completa desorientação.

    existe ainda falta de agressividade e capacidade para ganhar duelos mas ai a responsabilidade não é só do treinador mas também do perfil de jogadores que temos vindo a contratar.

    a equipa rebentou, não sei de bazofia, no jogo com o barcelona, a partir dali com uma ou outra excepção tem sido uma miséria.

    ResponderEliminar
  9. Um Treinador Fraco, faz fracos os jogadores que treina ,apesar de alguns já serem fracos por natureza tipo Grimaldo e Weigl ,jogadores que nada acrescentam nas posições onde jogam ,Grimaldo é tudo menos defesa esq.e o outro não é trinco e nunca será mas,o ramalhete é maior ,e um treinador que não conhece as fraquezas dos seus jogadores o que é ? Um fraco treinador!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela vossa visita e pelos comentários. Evidentemente escrevo para partilhar ideias e análises e por vezes racionalizar alguma frustração quando as coisas não correm bem com o nosso clube. Por isso é muito bom ter reacções da vossa parte e ideias e comentários adicionais.
    Uma coisa que eu não abordei no post é a questão do meio campo. Efectivamente voltámos aos problemas crónicos que temos há anos a fio com este sector. Weigel e João Mário foram claramente insuficientes neste jogo.
    João Mário parecia ter-se integrado bem na equipa e ter trazido ao de cima o melhor de Weigel, mas este jogo voltou a pôr a nu as dificuldades neste sector, agravadas desde a chegada de Weigel, verdade seja dita.
    De resto os comentários levantam a questão da liderança, de cima a baixo, ponto muito válido. Temo que Rui Costa venha a ser confrontado com uma decisão difícil durante este mês e aí veremos até que ponto está preparado para o lugar que ocupa (e ao qual chegou em circunstâncias muito especiais).

    ResponderEliminar
  11. Só para chamar a atenção que Benfica teve que começar a época quase um mês antes do Sporting por causa do apuramento para Champions. É normal que haja uma diferença de intensidade, como eles terão daqui a um mês. Ou não?

    ResponderEliminar
  12. "Este Benfica não tem intensidade"
    Isto não tem nada a ver com o facto de no meio campo, coração da equipa, jogar um jogador que tem menos intensidade que um jogador infantil. Enfim.
    Já se mudou de treinador 2 vezes, já se mudou a táctica para compensar
    o que não devende, já se mudaram todos os restantes jogadores da equipa (à excepção de Vlacondimos e Grimaldo) desde que chegou, a culpa já foi de Pizzi, de Gabriel, de Taarabt, pelos vistos agora é de João Mário e de André Almeida (que curiosamente deve ter feito aqui o seu 3º jogo esta época) e mesmo assim continua a passar por entre os pingos da chuva. Pior, pasme-se, há benfiquistas que o idolatram pelo seu rácio de passes inconsequentes.
    Podemos mudar de treinador, mas enquanto forem obrigados a colocar este jogador em campo, é só contar os dias até esse novo treinador, que até pode ser Guardiola, ser considerado incompetente e ser despedido, isto enquanto fôr Weigl e mais 10. Por alguma razão as equipas quando jogam com menos 1 ficam fragilizadas.

    ResponderEliminar
  13. Ah, e é normal o João Mário neste momento ser insuficiente, é normal que a dada altura estoire, uma vez que está há meses a fio a trabalhar por 2.
    É que em termos defensivos acaba muitas vezes por fazer ele as vezes do trinco. São ele, em conjunto com um Otamendi em forma que têm conseguido em alguns jogos disfarçar a nulidade que o Weigl é. Mas não dá para tudo e não vai dar para todos os jogos como se viu neste.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.