domingo, 26 de junho de 2022

As modalidades

 No defeso do futebol tendemos a dar mais atenção às modalidades, até porque estas entram na sua fase decisiva.

Sem tirar mérito às femininas, que são dominadoras em quase todas as modalidades e onde existe muita dedicação e qualidade técnica (no hóquei fiquei surpreendido pelo nível competitivo), vou-me concentrar nas masculinas, que acompanho mais.

O balanço ainda não é final - falta o hóquei - mas é bastante melhor do que nos anos recentes. Para mim é positivo, atendendo a de onde partimos em relação aos nossos adversários.

Conquistámos dois troféus europeus: a Golden Cup em hóquei em patins (competição que reuniu os clubes que não disputaram a Liga Europeia - e que foram quase todos e os maiores - mas que não tem estatuto oficial) e a Liga Europeia de Andebol, o maior feito de sempre do andebol português. Uma conquista histórica.

Fomos campeões no Voleibol e no Basquetebol de forma absolutamente categórica.

No Futsal não ganhámos nada mas, sem querer falar muito em sorte, a realidade é que não fomos felizes. Na Liga dos Campeões estivemos a vencer o Barcelona por 3-0 e sofremos o golo que nos eliminou da final no último segundo do prolongamento. No playoff para o terceiro lugar vencemos por 5-2. Já no campeonato, a final foi, como quase sempre, Benfica-Sporting. Poderíamos e talvez devessemos ter feito melhor. 3-0 é bastante negativo. Também perdemos a final Taça para o Sporting. Há bastante equilíbrio entre as duas equipas, mas nos momentos decisivos o Sporting tem ganho a maioria das vezes nos últimos anos. Falta qualquer coisa. Foi uma época do quase.

Finalmente temos a decisão final do hóquei em patins na quarta-feira no dragão. O Benfica já eliminou o Sporting nas meias finais no pavilhão João Rocha, também depois de estar a perder por 2-1 na eliminatória. Não é impossível vencer, o Benfica tem qualidade para isso. Agora, claro que o Porto tem uma grande equipa e sem Nicolia as coisas ficam mais difíceis para nós. Há muita coisa, há anos, que não faz sentido na arbitragem em Portugal. Se os juízes forem novamente protagonistas, será ainda mais difícil vencer. Mas temos que ir lá dar tudo. Afinal, fomos ali Campeões Europeus há 9 anos.

No fundo o resultado deste jogo decidirá se o balanço das modalidades de pavilhão é apenas positivo (muito por via do título europeu no andebol) ou muito bom. Se ganharmos serão 3 campeonatos em 5 modalidades. No andebol não somos campeões desde 2007 mas tivemos a espectacular vitória europeia. Do Futsal já falei o suficiente. 3 em 5 está na linha dos resultados que o Benfica deve ter. 2 em 5 ficaria aquém.

De recordar ainda a Youth League. Não entra nestas contas mas é mais um título fora do quadro do futebol sénior. Um título bastante importante e ademais conquistado de forma absolutamente brilhante. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.