segunda-feira, 13 de março de 2023

Champions - hipóteses do Benfica. As outras equipas portuguesa.

 O Benfica alcançou uma qualificação exemplar para os quartos de final.

Fez uma fase de grupos sem derrotas num grupo com PSG e Juventus, venceu o grupo graças a um golo no último minuto e eliminou o Brugge nos oitavos de final com duas vitórias, a última uma goleada. Fez até agora uma campanha espectacular:




Tubarões...

Agora claro que uma "nova Champions" começa a partir dos quartos de final. A Champions onde Real Madrid tem dominado: nas últimas dez edições o Real venceu 5! Onde estarão  outros "tubarões" como Bayern e City. Por o exemplo o Bayern, de que temos péssimas recordações, tem "só" estas estatísticas: 



Só vitórias... Venceu os dois jogos com o PSG sem sofrer um golo. Dois golos sofridos em 8 jogos...Das suas 6 Champions, 2 foram conquistadas nos últimos 10 anos. 

Sobre o Real Madrid não vale a pena falar muito porque depois da forma como conquistou a última Champions a única coisa que se pode dizer é que é sempre favorito mesmo que esteja a perder a 5 minutos do fim. 

Mas olhe-se por exemplo para o Nápoles: tem 22 golos marcados (menos um que Benfica), 6 sofridos e 53% de posse de bola, sendo que no seu grupo tinha Liverpool, Ajax e Rangers. Está a meio da eliminatória, mas tendo ganho 2-0 fora ao Frankfurt não existirão muitas dúvidas quanto ao seu apuramento. Tem uma derrota, em Liverpool quando já estava apurado.

Quanto ao Manchester City também não é preciso dizer nada acerca da sua qualidade, quer técnica quer táctica. É verdade que ainda não ganhou uma Champions mas as suas eliminações são perante Real Madrids e afins.

E finalmente temos o Chelsea. Sim, o Chelsea. Nas mais recentes 11 edições da Champions venceu 2, a última das quais em 2020/21. Pelo meio ganhou duas Ligas Europa (uma das quais contra nós). Em 2021 venceu ainda a Taça do Mundo de Clubes e a Supertaça Europeia. É um clube com um plantel inacreditável. A qualquer momento pode explodir.

E peixes apetecíveis


Depois existem equipas que, apesar de fortes, estão ao alcance do Benfica. Não digo que seja impossível ao Benfica eliminar um dos clubes acima mas, no caso de um tal emparelhamento, será sempre o não-favorito, de longe. Já quanto aos emblemas abaixo penso que as hipóteses estão mais repartidas:

Milan - uma boa equipa mas atualmente não um gigante. As chances seriam cerca de 50/50. Mas atenção porque estamos a falar do segundo clube mais vencedor de sempre da competição, com 7 taças.
Inter/Porto - penso que o Inter se apurará. Este Porto vale por Sérgio Conceição, dado que em termos de plantel será certamente um dos mais pobres do passado recente. O resultado em Milão dá vantagem ao Inter, a qual não vejo muito o Porto ser capaz de superar. Seja qual for o desfecho, qualquer destas equipas estaria entre as mais desejáveis nuns quartos de final da Champions.

Em conclusão, as hipóteses do Benfica vencer a Champions são muito reduzidas. A verdade é que nos últimos 20 anos o Porto foi a única equipa fora das "big five" (ligas Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França) a vencer a competição (e teve um sorteio "amigo", com Mónaco na final...). Aliás as "big five" deviam ser "big four" porque França nunca ganha nada. Por países os resultados nos últimos 20 anos foram: Espanha 9, Inglaterra 5, Itália 3, Alemanha 2, Portugal 1. Em termos probabilísticos é mesmo muito difícil o Benfica passar os quartos de final. Dito isto, por vezes acontecem coisas inesperadas. Veja-se o percurso de Portugal no Euro 2016 em que chegou à final sem ter defrontado nenhum candidato pelo caminho.

Já agora uma última palavra sobre o Sporting na Liga Europa. Eu gostava muito que passasse, até porque os pontos fazem muita falta para o ranking de Portugal, mas dou-lhe uma probabilidade de 5% de o alcançar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.