quinta-feira, 2 de março de 2023

Jogos comprados?? Paulo Gonçalves e a TVI

 Paulo Gonçalves foi recentemente condenado com pena suspensa por corromper um funcionário judicial para que este violasse o segredo de justiça.

É importante que se perceba bem: Paulo Gonçalves não foi condenado por ter corrompido um juiz para este decidir a seu favor ou do Benfica nalgum julgamento. Não, foi condenado por corromper para ter acesso a informações em segredo de justiça. O funcionário judicial por sua vez deu informações que não devia. É estranho que se considere que uns bilhetes para jogos e umas camisolas constituem corrupção e eu não sei o que ganhou Paulo Gonçalves com essas informações, mas isso é outra questão. O importante é que estamos a falar do segredo de justiça.

Agora atente-se a outra situação. Todos os casos envolvendo o Benfica que vão surgindo diariamente na TVI estão em segredo de justiça. Não há nenhuma acusação e menos ainda data para julgamento. Nessa medida, alguém está a dar informações à TVI violando o segredo de justiça. A tal situação tão grave das "toupeiras" que afinal pariram um rato, é agora feita diariamente e em público, para atacar o Benfica. Haverá alguma investigação em curso para detectar de onde estão a vir estas fugas de informação? Para perceber quem são as "toupeiras" neste caso? Quem está a corromper os funcionários judiciais para irem passando a informação? Tenho a certeza que não. A violação do segredo de justiça é uma prática absolutamente trivial em Portugal. Só no caso de Paulo Gonçalves é que o Ministério Público se preocupou e achou muito grave. Mas é curioso que de dezenas de acusações apenas uma tenha sido dado como provada (e mesmo assim de forma pouco convincente - as camisolas e os bilhetes)...

Portanto em relação a "toupeiras" e afins estamos conversados.

Quanto à substância das acusações que a TVI noticia, é evidente que são gravíssimas. Do mais grave que se possa imaginar. Estão ao nível da corrupção de árbitros de que o Porto foi condenado.

Uma prática dessas no Benfica é para mim absolutamente inconcebível. Mesmo com todas as críticas que fiz a Vieira, com todas as suas trapalhadas e negócios mais do que duvidosos, não acredito, não quero acreditar que tenha envolvido o Benfica em jogo tão sujo e anti-desportivo.

Tudo deve ser investigado certamente. Mas bem investigado. E que se condenem de forma exemplar os culpados, mesmo que isso afecte o Benfica.

No entanto tenho as maiores dúvidas em relação a tudo isto. 

Apresentam-se jogos em que o Benfica teria subornado os adversários. Num desses jogos o Benfica já era campeão... Subornar um adversário num jogo de consagração? E após os subornar estes apesar disso estão a ganhar por 2-0 até aos 71 minutos?

Outro jogo foi com o Rio Ave. Um jogo em que o Benfica teve enormes dificuldades e venceu por 1-0 com um golo já na segunda parte. O Rio Ave atirou uma bola ao poste aos 87 minutos. Esse jogador não estava comprado? Ou estava e apontou mesmo para o poste? 

Depois há dois jogos em casa com Boavista e Marítimo. O Benfica necessitava de subornar estes adversários para lhes ganhar? A jogar em casa? 

Por fim diz-se que o Benfica ofereceu dinheiro a adversários dos rivais Porto e Sporting para fazer estes perderem pontos. Depois admite-se que, pelo menos num ou em dois dos casos, isso não era crime na altura. De qualquer forma fica a dúvida: se o Benfica oferecesse dinheiro a estas equipas isso significava que elas automaticamente ganhavam ao Porto e ao Sporting? E se admitirmos que sim, então se ninguém lhes oferecesse dinheiro elas já jogavam pior e perdiam?

Como digo, acho bem que se investigue. Mas as questões bastante óbvias que levanto sugerem que esta investigação é ou muito incompetente ou mal-intencionada ou inexistente.

Voltando ao tema do segredo de justiça, não somos todos cegos. É bastante evidente que estas notícias vão saindo aos poucos e agora com maior frequência numa altura em que o Benfica está numa excelente posição para ser campeão. Parece portanto haver aqui uma campanha em que a TVI pode simplesmente estar a ser instrumentalizada

Seguramente que Rui Costa está atento ao que se passa. Deveria a meu ver intervir de forma clara e pronunciar-se sobre estes casos ou pseudo-casos e sobre esta campanha diária. É o bom nome do Benfica que está em causa.

26 comentários:

  1. A mim parece-me claro. Como disse um (insuspeito) comentador da CNN o MP em relação a estes casos tem uma mão cheia de coisa nenhuma e outra cheia de nada. E então como tudo isto não dará em nada toca de mandar cá para fora as "suspeitas" (não provadas) para achincalhar o Benfica. E depois mesmo com total absolvição do Benfica ficou o objetivo final o achincalhamento. O curioso é que a consequência disto é um Benfica cada vez maior e unido. Isto é o que desespera os anti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há outra coisa. A decisão sobre os emails roubados ao Benfica, que vai incriminar um artista que trabalha na tvi e mais 2 artistas dos ladrões, está prestes a sair. Para mim isto é mais uma forma de pressão sobre os juízes que estão com esse caso.

      Eliminar
  2. "É estranho que se considere que uns bilhetes para jogos e umas camisolas constituem corrupção e eu não sei o que ganhou Paulo Gonçalves com essas informações, mas isso é outra questão."
    Eu também considero estranho que se considere que umas prostitutas constituem corrupção no caso do apito dourado já que o Porto tinha sido campeao europeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Comparar uma coisa com a outra?
      Todos os clubes convidam pessoas para os camarotes. Já contratar fruta e café com leite para os árbitros é algo bem diferente.
      Quanto ao Porto ter sido campeão europeu e não lhe ser dado mérito, escrevi sobre isso precisamente no post anterior. Não temos culpa que tenha sido o próprio Porto a corromper a sua herança.

      Eliminar
  3. É de rir com a opinião fofinha desta gente quando é o clube deles que está metido em tanta trapalhada. Se fosse o FCPorto metido no e-toupeira os nos emails aí o discurso já seria outro bem diferente. Bando de hipócritas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fofinho és tu e até necessitavas de umas cócegas, assim à laia dos SD, para aprenderes. Pagar viagens a árbitros dá pontos e recebê-los em casa na véspera de jogos, igualmente. Queres enganar quem? Os emails ganham jogos? As toupeiras que também vestem a cor do teu clube, porque raio teriam avisado o PdC antes da fuga? E porque razão fugiria ele se não tivesse nada a temer? Vai morrer longe!

      Eliminar
    2. Ahhh mas ir para o Brasil e ter um ataque de amnesia nas vesperas de responder a um inquerito em Tribunal é normal. Pagar viagem e hotel ao ex presidente do CD Ricardo Costa e ex presidente da arbitragem Ferreira Nunes é normalissimo.
      Não sabia que ir para Espanha uma sexta-feira e aparecer no tribunal na semana seguinte voluntariamente é considerado fuga à justiça. Tanto foi fuga à justiça que o PdC apareceu no tribunal e não ficou detido.
      Fuga à justiça foi sim o que vale Azevedo fez ao fugir para Inglaterra e a justiça portuguesa pediu a extradição dele para Portugal para responder à justiça portuguesa. Mas Vale Azevedo não interessa não é? Afinal nunca foi presidente do SLB não é verdade?
      Vai-te encher de moscas e vai morrer longe.

      Eliminar
    3. O Vale e Azevedo foi expulso do Benfica. O capo continua no fcp, esse enclave fora de lei no norte do país.

      Eliminar
    4. Ter um presidente proxeneta que fugiu na mala de um carro escondido na bagageira com uma puta ao volante (até custa imaginar tal cena), para vocês, adeptos do clube que paga 500 euros de renda pelo campo de treinos pago por mim e por todos os contribuintes, é uma medalha.
      A diferença é que nos temos uma estátua do maior jogador português de todos os tempos à porta do nosso estádio, vocês, daqui a uns anos, terão uma à porta do vosso com alguém que chegou da tal viagem a Vigo escoltado por um criminoso que cumpre 20 anos por homicídio qualificado. Queres que te explique mais ou ficamos por aqui?
      É que entre "ex-presidente" e "atual presidente", "atual árbitro", "atual árbitro ex-super dragões", "árbitro dragão de ouro" vai uma diferença abissal!

      Eliminar
    5. Mas queres comparar a estatua do maior presidente titulado do mundo do futebol com a estatua do segundo jogador português de todos os tempos, porque o primeiro ainda é vivo e chama-se Cristiano Ronaldo? É comparares a estrada da beira com a beira da estrada.
      Quando algum vosso presidente ou jogador conquistar 7 trofeus internacionais aí já podemos falar em, antes disso é só comentário.

      Eliminar
    6. O que mais vos dói é saberem que títulos não trazem grandeza. A grandeza é-nos dada pelos outros, não é conquistada aos gritos e a receber árbitros em casa.
      Os títulos do teu presidente proxeneta são como as medalhas de ouro olímpicas da Rússia: todos sabem como foram ganhas e ninguém quer saber. Toda a Europa vos conhece como um clube de grunhos, corrupto e de arruaceiros, tal como foi mostrado ontem com os vossos minigrunhos contra o Liverpool.

      Quanto ao melhor jogador português de todos os tempos, daqui a 30 anos espero que cá estejas para ver qual deles a História irá consagrar: se um bimbo narcisista, burro que nem uma porta e arrogante que um dia será lembrado pelos golos que marcou, se aquele que tirou Portugal do obscurantismo, projectando-o para o mundo a cores, tendo sido o melhor do mundo a jogar em Portugal e que ainda hoje é respeitado em Inglaterra por homens de barba rija e não por pitas no Instagram. Aquele que tem uma estátua à porta da Luz, está lá no alto junto a Pelé, Garrincha, Cruiff e Maradona. Veremos onde estará o "teu" melhor do mundo daqui a 30 anos.

      Eliminar
    7. Ahhh com que então títulos não trazem grandeza. Fiquei agora a saber por ti que um premio nobel não traz grandeza ao vencedor, nem um oscar traz grandeza ao ator. Tens mesmo uma mente brilhante.
      Quanto ao "meu" melhor jogador portugues naturalmente que daqui a 30 anos vai continuar a ser cada vez mais falado na Inglaterra e no mundo do que o teu segundo melhor jogador portugues. Mas queres comparar um jogador que ganhou titulos em Inglaterra, Espanha, Itália e várias ligas dos campeoes e bolas de ouro, com um outro que só foi campeao em Portugal e ganhou 1 bola de ouro? Não ente

      Eliminar
  4. É óbvio que a intenção disto tudo não visa condenar o Benfica em tribunal, já que isso nunca acontecerá, se houver juízes idóneos a analisar as provas inexistentes. Infelizmente no nosso país temos uma grande maioria de pessoas com dificuldade em pensar pela sua própria cabeça e nela, se a televisão disse, é porque é verdade. Tenho familiares do Sporting (sim, eu sei, ninguém é perfeito) que vêm falar comigo dando como provado tudo o que é veiculado pela comunicação social e se eu insistir que nada ainda foi provado acham que eu estou a defender o Benfica e a não a ser objetivo. É, pois, nesta lógica do boato que se baseia esta vergonhosa campanha. As toupeiras do Benfica já entraram no léxico popular e, na verdade, a esmagadora maioria das toupeiras são quem precisamente alimenta o circo mediático. Na minha ótica, só há duas maneiras de lidar com isto: exigir e esperar julgamentos céleres e honestos e deixar tudo o resto resvalar na couraça da nossa indiferença...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com quase tudo, de tão evidente que é, mas não concordo com a instrumentalização da TVI. Se está a ser instrumentalizada é com todo o gosto, sendo o ex-director de informação do Porto Canal, e que originou o caso dos emails que está em tribunal, editor e jornalista da TVI e da CNN e o dono da TVI dragão de ouro.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica é, sem quaisquer provas à vista (escutas, por exemplo, pois se existissem com relevância, como as que conhecemos do passado, já andavam por aí...), falado por todo o lado com acusações ridículas de se viciar um jogo num campeonato já conquistado, o do Tetra, ou de se pagar a um jogador do Marítimo para não marcar, um jogador que marca pouco mais de dois golos em média por época, mas até num blog do Benfica estamos sujeitos a ouvir gente a proferir exatamente as mesmas ideias mentecaptas, sem que o responsável por este espaço faça a devida moderação... Convém cerrar fileiras, quer-me parecer...

    ResponderEliminar
  8. mas temos que perceber que a quebra do segredo de justiça que aparecem nos media, e não só os nossos são os casos políticos como o socrates ou judiciais como o casa pia, são fornecidos por interesse de quem investiga, pj, mp juízes, malta que está dentro do processo.
    não é impossível os apanharem se quisessem mas também não existe interesse porque será sempre uma investigação em causa própria.
    fácil é apanhar quem não esta dentro do processo.

    os media querem é vender querem é ter audiências e fazem tudo para as ter e quem as dá somos nós.
    agora enquanto o clube continuar a contribuir dando exclusivos entrevistas, de jogadores e dirigentes, a este tipo de media nada vai mudar.
    isto para não falar dos adeptos que continuam a alimentar programas de peixeiras.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com o que desejas. Se por acaso o Benfica algum dia descesse de divisão, o teu clubzeco bem como esta liga batoteira, definhava rapidamente até à irrelevância total.
      Esta escumalha esquece que quem alimenta estes alarves todos é o Benfica.

      Eliminar
    2. Ó filho há 60 anos que o Benfica nao ganha nada de relevante no estrangeiro e o FCPorto já conseguiu 7 titulos internacionais nesse espaço de tempo. Se o Benfica descesse de divisão, para o FCPorto e restantes vai ser indiferente pois o campeonato em Portugal continua normalmente.
      Mas como eu já disse a amigos meus "é mais facil acontecer um terramoto em Lisboa do que o Benfica descer de divisão".

      Eliminar
    3. Anónimo das 20h29, claro que se o Benfica descesse de divisão vos seria indiferente, melhor seria mesmo o ideal. Assim não teriam que gastar tanto a comprarem os jogos e os ataques que fazem contra e ao Benfica.

      Vocês num país de Segundo Mundo já teriam fechado as portas, tal a profusão de casos desportivos no meio da vossa actividade criminosa normal.

      Eliminar
    4. Mark Trencher faço minhas as tuas palavras em relação ao Benfica. Com tanta coisa no vosso megaprocesso que já é investigado há 5 anos, num país de segundo mundo já teriam fechado as portas tal a profusão de casos desportivos no meio da vossa atividade criminosa normal.

      Eliminar
    5. O comentário do anónimo das 14:17 foi eliminado porque não admito insultos ao Benfica neste blog. Opiniões tudo bem, mesmo que sejam críticas. Insultos não. Mas para que não se diga que tenho medo de alguma coisa, até transcrevo o que ele escreveu de resto:
      "Uma duvida, a despromoção ditará Liga 3, ou campeonato de Portugal?

      Então em 2017 o Mota do apito andou a comprar 3 talhos em Vila Verde? E ficou mesmo com o monópolio das carnes vermelhas?

      Para a semana vem BOMBA, segurem-se!"

      O meu comentário é que não acredito em nada desta conversa e que tudo isto me cheira a uma investigação baseada em "denúncias anónimas" orquestradas pelo Porto. Sobre os jogos já falei acima, demonstrando como tudo é ridículo. Sobre estas "bombas" que depois dão em nada, investigue-se! Mas investigue-se até ao último detalhe. E puna-se quem for responsável, seja por crimes reais seja por falsos testemunhos e difamação. Para mim é tão simples quanto isso. Agora não queiram atirar areia para os olhos das pessoas porque toda a gente tem visto o que são as arbitragens nos últimos 40 anos, com a excepção de dois ou 3 após o apito dourado.

      Eliminar
    6. Quanto ao "descer de divisão", tenham calma. O tal "megaprocesso" de que até agora não vi nada, senão emails truncados e adulterados, que decorra e o Ministério Público que apresente o seu caso. Mas que o faça de uma vez por todas em vez de andar a atacar o Benfica através dos meios de comunicação social. Depois de apresentarem acusação que se faça o julgamento. Se alguma coisa for provada então que se tirem consequências, incluindo desportivas.
      Até lá é tudo conversa.

      Eliminar
  10. ASNOnimo das 14:17, ARROZ c/ FEIJÃO ressequido e c/ BOLOR é perigoso p/ a saúde...come BOLOTAS...

    ResponderEliminar
  11. Oh anónimo o porto na Europa só é conhecido por ser um dos clubes mais corruptos a par do Marselha e da Juventus , a vossa batota nem assim chega para ter grandeza nem ultrapassar o Benfica.
    37 títulos
    Sem W52 , sem visitas a casa de árbitros ou ameaças a árbitros e também sem a quantidade de ajudas que teem jogos e mais jogos , onde nem em 2o deviam estar , campeão europeu até aí foi à batota , com o United e com o deportivo a jogada suja do Deco , até aí vocês mostram como se ganha .
    Não chega um tipo de batota , tem que ser vários e mesmo assim , são reles e pequeninos :)

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.