terça-feira, 11 de abril de 2023

Ou reagimos ou perdemos o campeonato.

 Vou guardar para mim próprio o que verdadeiramente penso sobre o jogo com o Porto.

O momento é muito delicado e todos precisamos de nos unir.

Eu tenho ideias bastante diferentes de grande parte dos adeptos. Por exemplo, existem muitos benfiquistas que acham que os adeptos só podem bater palmas e "apoiar". Eu pelo contrário considero que existem momentos em que os adeptos devem expressar de forma clara o seu descontentamento. Por exemplo, no jogo contra o Porto acredito que uma forte e sonora assobiadela quando a equipa começou a recuar e encolher-se poderia ter feito a equipa acordar.

Esse momento já passou. Mas o problema é que os efeitos da derrota com o Porto se projectaram para o jogo com o Inter e que neste momento a equipa (e Schmidt) estão desorientados, metidos num buraco. O risco do desastre ser ainda maior - ou seja, de perdermos o campeonato - é real. E por isso neste momento é necessário reunir tropas e concentrarmo-nos no jogo com o Chaves. Analisar o que se passou nestes dois jogos é da maior importância - mas este não é o momento.

Alguns já deitavam foguetes pelo campeonato e olhavam para a final da Champions. Nem o Porto nem o Inter valiam nada. As consequências desse tipo de atitude estão à vista.

Neste momento há que tocar a reunir, calar a boca e preparar os jogos absolutamente cruciais que aí vêm. 

19 comentários:

  1. disse após o jogo anterior que parte daquela postura também se devia à bazofia de muitos dos adeptos que depois a passam para dentro de campo, pois caíram em cima daquilo que disse como se fosse uma heresia.

    sobre manifestar desagrado não digo durante o jogo mas pelo menos ao intervalo mas sobretudo no fim do mesmo quando não se joga bem e existe falta de atitude, bater palmas não leva a lado nenhum como já se viu por varias vezes.

    o plantel é curto nas opções validas e as poucas que existem estão nas lonas, e não é apenas por serem poucas porque poderíamos ter feito outra gestão física dos jogadores.
    o desgaste é evidente quando em vez dos jogadores passarem a bola ao primeiro toque como habitualmente faziam agora ficam com ela eternamente a pensar o que fazer a ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente que existe fadiga, mas tudo foi exacerbado pelo jogo com o Porto que quebrou a dinâmica de vitórias. Não houve gestão e houveram lesões que não ajudaram, como a do Guedes, do Neres e do próprio Draxler. Agora a do Bah. Neste momento há que fazer das fraquezas forças e pensar exclusivamente jogo a jogo.

      Eliminar
  2. Desta vez a culpa foi também do apito dourado e da amarelinha? Porto foi roubado na luz com dois penaltys descarados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foram dois, mas sim trinta e dois pênaltis, dez deles no intervalo. E o Bah devia ter sido expulso, pois foi lesionar-se na perna do Uribe. Quanto à amarelinha, a culpa é da W52, que não tem nadinha que ver com foculporto, como todos sabemos.

      Eliminar
  3. Critico durante o jogo, na bancada, quando tem que ser. Mandei vir bastante com a equipa, quando o Porto falha o 1-3, recuperamos a bola… e a equipa ficou toda a olhar uns para os outros, a passar a bola sem que um tivesse a coragem de ir para a frente. Foi de tal forma que Taremi teve tempo de se lamentar, lamentar mais um pouco, levantar-se, recuperar devagarinho e quase tirava a bola a Otamendi.
    Mas não assobiei. Isso só para os adversários.
    No final, não aplaudi. Mas também não assobiei.
    Acredito que as más vibrações passam para o relvado. Acho que os nossos jogadores precisam de ânimo e apoio. Diz a ciência que o reforço positivo é melhor que o reforço negativo. Tento praticar isso.

    Mas é apenas uma opinião. O Frank pode fazer como quiser. :)

    Há que tocar a reunir, sem dúvida. Em Chaves, acreditar no modelo, no processo e nos jogadores que nos trouxeram até aqui, isolados na frente, com 7 pontos de avanço. Há que deixar o Porto jogar com 10 de atraso.
    Com muitos cuidados. Porque o interesse “da Liga” não é ter o Benfica campeão. É salvar o Porto da falência.

    Não achei o jogo do Inter igual ao do Porto.
    Hoje achei q houve vontade, não houve é engenho. O Inter que jogou hoje não foi o mesmo do Dragão, nem o que se tem arrastado pelo campeonato italiano.

    Pela minha parte, como totalista esta época no Estádio da Luz, não há bazófia, nem há soberba.
    Nunca houve.
    Jogo a jogo, dar o máximo, até ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Inter não foi o mesmo porque o Benfica foi fraquíssimo. Não teve intensidade, não pressionou quando perdeu a bola e não recuperou bolas no meio campo adversário. O Inter tem jogadores de muita qualidade, superior em média aos nossos. Poderíamos ganhar através da dinâmica, mas ela não esteve lá. Não vou fazer comparações porque, como disse no post, não é o momento de deitar mais abaixo, mas para bom entendedor meia palavra basta.

      Eliminar
  4. Lá vêm as teorias da catástrofe.
    Com essa mentalidade é melhor o Benfica nem ir a Chaves nem a Milão. Sempre poupa na gasolina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas derrotas seguidas não são uma teoria. Antes fossem. Infelizmente são um facto. Assim como as péssimas exibições. Não é a fingir que tudo está bem que os problemas se resolvem, é a identificar as causas e modificar o necessário para que nos próximos jogos se corrijam os erros.

      Eliminar
    2. Concordo contigo. É esta mentalidade de ver o Adasmator em todo o lado que faz o Benfica claudicar nestes momentos mais complicados. De que vale sermos um clube grande com adeptos de mentalidade pequena.

      Eliminar
  5. hahaahahahhaahahahahahahahahahha tanto que me ri o joao carlos tem razao a culpa e da bazofia sim dos adeptos dos comentadores nao do lcube em si por que o clube e algo em si abstrato nao e por acaso que o benfica e conhecido por ser o clube que vive do passado e dos adpetos mais convencidos do mundo e tipo do manchester united de portugal tem tanto trauma do passado e do eusebio que vem alguem tipo nolito que passa os recordes do eusebio e alto epara o baile vamos la descartar esse jogador por muito bom que ele seja ahahhahahaahahahahahahahaah olhem tomassem o cha branco do bela gutmman haahahahahahahahahahah agora falando a serio o toni disse e bem que uma semana de ferias a esses ricos e mimados foi mau horrivel quebrou amis uma vez o ritmo a esses idiotas ricos e mimamdos e o valdo tamebm disse e bem que com euqipas fortes fisicamente o benfica foge com o rabo e encolhe-se com o rabo enteere as pernas hahahahahahahahahahah e o rafa que va papqr se foi por issso que quis deixar de jogar na selaçao realmente faz muita falta a seleçao esse tosco de nao joga a ponta de um corno o ronaldo com 50 anos joga com uma perna as costas 1000 vezes melhor que esse tosco uanto as mas vibrazçoes desde o tempo da minha bisavo que sinto tantas mas vibraçoes nesse clube ridiculo que so mesmo um cha de arruda e incenso passar horrivel no que esse cube se tornou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pede-se encarecidamente que não se publiquem textos em linguagem Cro-Magnon, há muitos milhares de anos em desuso. De qualquer forma, pelo que deu para perceber, trata-se de um texto made in cloaca. Vale tanto como as notáveis vitórias da WR52. Faz-te à vida, Cro-Magnon!

      Eliminar
    2. Sim, não se percebe quase nada, a não ser que está muito contente por o Benfica ter perdido. Entre o conjunto de disparates e coisas sem sentido retiro apenas um argumento: o de que a folga prolongada pode ter quebrado o ritmo da equipa. Neste momento é uma explicação plausível para o péssimo rendimento desde a paragem das selecções. Vamos ver se no fim da época se confirma ou não. Está tudo por decidir.

      Eliminar
    3. Caro Frank, gosto bastante dos seus posts e do blogue. Em relação ao jogo de ontem com o Inter, foi, infelizmente, uma espécie de continuação do jogo contra o Porto - mas desta vez nem marcámos. No jogo contra o Porto marcámos primeiro e encolhemo-nos. Desta vez, o nosso treinador poderia ter aprendido alguma coisa e ter feito alterações na equipa inicial. Contra um Inter com jogadores atlética e fisicamente muito fortes na defesa e no meio campo, é difícil causar-lhes problemas quando jogamos sem extremos. Quando o Gonçalo fica entregue à sua sorte no meio de três ou quatro defesas. Quando o João Mário e o Rafa pura e simplesmente não existem. Quando o nosso treinador não tenta alterar as coisas sem ser ao minuto 80, e mesmo assim volta atrás na decisão. E - não é desculpa mas é importante dizer-se isto - quando o VAR vê um penálti contra nós que pode ter decidido a eliminatória, mas não vê um penálti contra o Inter (pontapé no Gonçalo Ramos) quando o jogo estava 0-0 ou 0-1, já não me recordo. De qualquer modo, estou de acordo: não pressionámos, não recuperámos bolas e jogámos sem intensidade. Apesar de reconhecer qualidade ao Inter, acho sinceramente que estava ao nosso alcance se tivéssemos jogado bem. Ou que pelo menos poderíamos ter discutido a eliminatória em Itália. E vai demorar muitos anos para termos um sorteio dos quartos-de-final e meias-finais tão favorável como este na CL. Escapámos aos piores, àqueles a que se pode apenas ganhar numa final, que é um só jogo e um jogo especial (a duas mãos, temos de ser realistas, nunca ultrapassaríamos o City, o Bayern ou o Real). Agora, por mais optimista que seja, acho que é quase impossível. Mas, pelo menos, gostei de ouvir as declarações do António Silva no fim do jogo. E do Chiquinho também. Muito mais positivas do que as declarações do Schmidt. Temos é que dar tudo em Chaves, porque, passe o jogo de palavras, vai mesmo ser um jogo-chave. Cumprimentos, Frank. Parabéns pelo blogue.

      Eliminar
    4. Obrigado pelo comentário.
      Sim, este foi um sorteio de sonho, um pouco como o de Portugal no Euro 2016 ou no Mundial de 2022. Infelizmente parece que vamos "conseguir" fazer como a seleção em novembro/dezembro e desperdiçar essa oportunidade com um adversário que estava ao nosso alcance. O Inter tem efetivamente bons jogadores, melhores que os nossos, mas coletivamente parecia que partíamos em vantagem atendendo ao que foi o rendimento das equipas durante a época. Na verdade eu estive sempre muito desconfiado desta eliminatória porque sei como os jogadores (especialmente os mais habituados a estas andanças) encaram estas fases da competição. O que não esperava era esta débacle colectiva. Enfim, há que apontar para Chaves. Cumprimentos

      Eliminar
  6. Sr Schmidt, mais umas férias até sábado se faz favor!!

    PS: está a começar a mostrar arrogância o treinador do SLB.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de ver jogar o Chiquinho Conde no nosso Benfica. Allez Chiquinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chiquinho Conde foi jogador do Belenenses e do Vitória de Setúbal nos anos 90. Este é só Chiquinho :)

      Eliminar
    2. Para mim Chiquinho é sinonimo de Conde. Esse é fino no trato da bola por isso também merece o titulo de Conde.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.