sexta-feira, 1 de março de 2024

Assim não vamos lá

A ter de perder que seja num jogo que permite ainda a recuperação. Mas a margem de erro vai-se reduzindo e os sinais não me parecem nada positivos.

O Benfica ontem até podia ter ganho o jogo se o VAR não tivesse intervido, ou se Veríssimo tivesse tido a coragem de manter a decisão correta do fiscal de linha. E não me venham cá com explicações técnicas porque ainda recentemente vi um golo muito parecido em Inglaterra ser validado. Mas vamos passar à frente, porque os factores externos não podemos controlar, e olhar para dentro.

O treinador do Benfica deve refletir sobre as razões da completa incapacidade e inoperância da equipa durante a primeira parte. Por que razão o Sporting entrava na nossa área com tanta facilidade, Gyokeres recebia constantemente a bola e atacava a nossa baliza sempre com perigo e o Benfica pura e simplesmente não conseguia criar nada, não conseguia sair com perigo para o ataque apesar de ter jogadores rápidos e de existir muito espaço no meio campo do Sporting que podia e devia ter sido explorado.

É verdade que (mais uma vez) o Sporting marca praticamente no primeiro ataque perigoso que fez. Já na Luz foi assim. Mas depois disso (e também há que explicar porque acontece isso - duvido que a sorte seja a única explicação) fomos totalmente manietados. 

Depois vem a substituição de Bah por Morato. A não ser que ela se deva a factores físicos, é inexplicável para mim. A equipa não melhorou; pelo contrário, tornou-se mais previsível.

O Benfica defendeu mal e atacou bem apenas durante alguns minutos entre o primeiro e o segundo golo. 

ATUALIZAÇÃO: segundo as estatísticas do Goalpoint, o Sporting teve 42 ações na área adversária e o Benfica apenas 15. Consequentemente o Sporting fez 19 remates (5 enquadrados) e o Benfica apenas 4 (3 enquadrados). Sendo que de resto as estatísticas até são equilibradas, isto mostra uma muito maior objectividade e simplicidade de processos por parte do Sporting. Sabiam exactamente o que fazer e foram agressivos, ao passo que o Benfica foi macio e inconsequente. 

O mais preocupante para mim é que à entrada da fase final da época, continuemos sem um 11 base e agora sem sequer um sistema definido: jogamos com ponta de lança ou ataque móvel? No meio campo já jogou provavelmente uma dezena de duplas: Neves e Kokçu, Neves e Florentino, Neves e João Mário, Aurnes, etc, etc. É difícil estabilizar um modelo de jogo com tantas alterações.

Vem agora o jogo com o Porto. É necessária uma resposta muito forte da parte de todos. Uma vitória pode colocar as coisas no bom caminho, solidificando o percurso no campeonato e dando moral para os confrontos decisivos com o Sporting. Uma derrota colocaria tudo em causa e os títulos a começar a fugir-nos das mãos.

Nada está perdido e eu continuo a acreditar que temos qualidade suficiente para, a nível nacional, prevalecer sobre os nossos rivais. Mas para isso acontecer há que vencer ou pelo menos não perder no Porto. Caso contrário tudo se poderá desmoronar até ao fim da época. Este é o momento. Veremos se treinador e jogadores saberão estar à altura. 

10 comentários:

  1. mas a malta gosta é de se focar nas causas externas que não controlamos, nunca controlamos e nunca vamos controlar, independentemente de a direção podia, alias devia, de ter outra postura em relação a elas, mas não é agora que soa sempre a desculpa é no inicio e quando elas acontecem mas sem impacto, e por isso nunca rotuladas de desculpa.

    já ver o problemas internos isso ninguém quer ver, a verdade é que se o nosso jogador não estivesse em fora de jogo, sem necessidade nenhuma de estar, nem sequer existia possibilidade do lance ser anulado alias já no lance do primeiro ele mais uma vez estava em fora de jogo valeu que a bola lhe passou longe caso contrario teria estragado mais outro lance.

    o problema continua a ser o meio campo, embora existam outros, onde se opta por jogadores de bola no pé mas depois não temos quem recupere bolas depois não existe bola para eles terem.
    com a agravante agora do joão mario no meio que a atacar joga parado paradimho, a defender não recupera uma bola porque não são essas as suas características depois da nisto ou o joão neves fica posicional e não temos pressão ou ele sobe para a sua verdadeira posição e temos pressão mas depois levamos contra ataque porque não existe ninguém que atrás dele corte contra ataque.

    o treinador pelos vistos pensa que o joão mario é o pilro só que mesmo esse tinha à frente dele o gattuso, já o nosso esta no banco e de lá nunca sai.

    só mais uma coisa estúpida o segundo que sofremos foi uma fotocopia exata do golo que sofremos em casa contra esta mesma equipa pelos vistos ninguém aprendem com o erro e voltamos a cometer um igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Concordo, não tenho muito a acrescentar.
      Em relação ao João Mário, é um pouco o que digo noutras respostas abaixo: cada treinador tem as suas idiossincrasias, para não dizer manias. Quando corre bem, ninguém contesta, quando corre mal, o treinador tem de lidar com as críticas.
      Neste caso também acho que o João Mário não tem intensidade suficiente para jogar ali e expõe o Neves demasiado, obrigando-o a correr e desgastar-se demasiado. Tenho curiosidade de ver o 11 para logo mas acho provável que o João Mário volte a ser titular.

      Eliminar
    2. pois mas não é um problema de terem de lidar com a critica é morrem com as suas manias porque nunca percebem que estão errados.

      o kokçu, que defende igualmente mal mas pelo menos tem disponibilidade física já obrigava o neves a ir a todas o joão mario só agrava o problema.

      o joão mario nem em forma serve para jogar na medio defensivo, quanto mais fora dela como esta.

      Eliminar
  2. É um desperdício que a qualidade do plantel que temos seja gerido por um calhau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger Schmidt é o atual treinador campeão nacional português. Venceu a Supertaça. Em época e meia já venceu o Porto 3 vezes. No passado recente vencer o Porto tem sido coisa rara. O ano passado fizemos além disso uma excelente Champions.
      Nos últimos anos tivemos vários treinadores e nunca nenhum presta. A verdade é que os adeptos (de todos os clubes) raramente estão satisfeitos com o treinador que têm.
      Quanto ao aproveitamento do plantel, concordo, claro. Não sei quais as razões mas este ano com mais opções estamos a jogar pior do que no ano passado. Mas exceptuando o Ancellotti, o Klopp e mais um ou dois, que treinador é que não é contestado? Mourinho é despedido de todo o lado, Tushel idem, Pochettino é o que se vê, Ten Hag nem se fala. O Inzaghi o ano passado era para ser despedido, vai à final da Champions e este ano está a passear no campeonato...
      Todos estes treinadores passaram ou estão a passar por estas situações com plantéis muito superiores ao do Benfica.
      Eu gosto do Marco Silva mas nem está a fazer uma grande época.

      Eliminar
  3. Para reforçar o musculo no meio campo, já fomos contratar mais um meia leca luxemburgues do Maninz...o scouting é pago por que e para quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1,74 é baixo para os padrões atuais ( é também a altura do João Neves) mas, até como se vê por este exemplo, não é impeditiva para se ser um bom ou até grande jogador. Pelo que tenho lido, é um jogador promissor. O resto logo se verá. Para já estou bem mais preocupado com a época presente e o jogo de logo.

      Eliminar
  4. Roger para mim já era, tenho um favorito, Marco Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, estar-se a falar sobre a próxima época quando estamos em 3 competições na atual não é produtivo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.