segunda-feira, 4 de março de 2024

Incompetência

 Roger Schmidt não tem condições para continuar no Benfica. A única questão é se sai nos próximos dias/semanas ou no final da época. E não tem condições porque não tem competência.

É verdade que Schmidt é campeão pelo Benfica e fez uma muito boa Champions na época passada.

Mas desde então - aliás já desde a renovação - as decisões têm sido mais do que questionáveis e o futebol do Benfica tem-se vindo a degradar, culminando na débacle de ontem, de alguma forma anunciada. 

Schmidt é incompetente porque não prepara os jogos e não estuda os adversários devidamente. A este nível isso não é possível. 

Ontem parecia um jogo de homens contra rapazes ou de profissionais contra amadores. Sendo que o Benfica tem atletas com mais qualidade e até experiência do que o Porto, a diferença esteve toda nos treinadores. É um facto que o Benfica venceu o Porto 3 vezes na era Schmidt. Mas em duas delas esteve em vantagem numérica desde a primeira parte, tendo acabado por vencer com dificuldade e pela margem mínima. Ontem com a expulsão de Otamendi (segunda exibição seguida para esquecer) o jogo acabou e a questão ficou apenas de saber quantos sofreríamos. Aliás desde o primeiro minuto de jogo que se percebeu que a defesa do Benfica era um passador e o ataque inexistente.

As conferências de imprensa de Schmidt também sugerem que ele não percebe muito do assunto. As explicações são demasiado simplistas e o discurso pouco ou nada mobilizador. Fazem-me lembrar Graham Souness quando disse que o futebol são 11 duelos individuais. Se a coisa funciona assim não se percebe para que é necessário um treinador. 

Ontem Schmidt veio dizer que o Porto esteve melhor a todos os níveis e que estava mais fresco. Sim, é verdade. Mas quem é que há dias tinha dito que o calendário não o preocupava? Que acreditava na forma da equipa? Quem é que deu a titularidade a João Mário para o combate a meio campo que se adivinhava? Quem é que tem esgotado João Neves, que parece um bombeiro a apagar fogos, deixando-o quase sozinho no meio, com parceiros como Mário ou Kokçu, quando tem Florentino no banco? Quem deixa Rafa em campo até aos 90 minutos em jogos em casa contra equipas pequenas e a golear?

Quem é o responsável por o Porto ter sido melhor "física, mental e tacticamente"? Quando se diz "melhor" estamos a falar de 5 golos de diferença melhor (e podiam ter sido mais). 

O que aconteceu ontem já tinha acontecido várias vezes esta época. Começou na Champions mas também aconteceu recentemente contra Sporting e Toulouse. A diferença foi que ontem as bolas começaram a entrar cedo.

Uma humilhação destas não pode passar incólume. Não basta dizer que é futebol e que estas coisas acontecem. Eu já antes do jogo com o Sporting para a primeira volta tinha previsto o pior. Uma vitória à 25ª hora com dois golos nos descontos mascarou muita coisa. Mas ontem tudo ficou completamente destapado. O Benfica foi completamente anulado porque o treinador adversário estudou os nossos pontos fortes e foi ferido e abatido porque o treinador adversário estudou os nossos pontos fracos. Shmidt não fez uma coisa nem outra. Já contra o Sporting se viu que a equipa não tinha guião. Ontem isso foi ainda mais gritante. 

Ontem os jogadores do Benfica entraram para dentro de campo a ver o que é que o jogo dava. Não tinham qualquer plano minimamente estudado. Pareciam desconhecer o adversário que iam enfrentar. Fez lembrar os combates em que amadores vão para dentro do ringue porque até sabem umas coisas e lá na rua são durões. Depois chocam com a realidade, ou seja duas mãos (e por vezes pés, cotovelos, joelhos) a bater-lhes na cara e só querem é sair dali o mais rápido possível. 

Tenham vergonha! Isto é o Benfica! 

Uma última nota sobre o plantel. O Benfica tem 3 pontas de lança para jogar com um (no caso de ontem o pior dos 3) ou nenhum de início. Foi buscar Rollheiser, não se sabe bem para quê. Mas não tem um defesa esquerdo em situação de jogar (Bernat é o que se sabe, Carreras é uma nulidade) após dispensar dois no início da época e não tem um substituto para Bah (para além de Aursnes, o pau para toda a obra). Uma equipa que quer jogar um futebol ofensivo e não tem laterais é algo de inacreditável. Schmidt é seguramente um dos mas não o único responsável por isto.

2 comentários:

  1. Assino por baixo.
    Tudo muito dificil de perceber. Mau demais.
    Este ano dificilmente ganharemos alguma coisa.
    Ha que comecar ja a preparar a proxima epoca. Escolher atempadamente o novo treinador para que de alguma forma possa participar na preparacao.
    Que dinheiro deitado a rua como consequencia da renovacao impulsiva com Schmidt!!!

    ResponderEliminar
  2. ele prepara os jogos e analisa os adversário o que ele faz é mal sobretudo porque acredita num sistema e em características de jogadores que não funcionam e esta mais do que provado.
    foram varias as provas de que não funciona segunda parte em milão e toulose e primeira contra a real sociedad só que depois ele não tirou as devidas consequências dos erros que a equipa cometeu nesses jogos nem os corrigiu.

    é verdade que a defesa cometeu imensos erros mas o otamendi não foi sequer o pior alias até à expulsão o pior até estava a ser o antonio silva pelos erros que cometeu e os que obrigou outros a cometer, e quando digo defesa incluo o guarda redes que já tinha dado um frango para a taça, valeu o fora de jogo, e agora deu mais duas filias.
    mas o problema começa muito antes da defesa.


    foi buscar o rolleiser e o prestiani.
    entretanto alternativa ao trubin nada, depois sem concorrência dá nisto, sem concorrência e sem alguém experiente que o ajude a evoluir mais rapidamente.
    nem alternativa ao florentino mas essa de facto não faz falta se nem o florentino joga.

    e concordo o treinador não é o único responsável não só por aquilo que disseste mas também porque não foi ele que se contratou, nem renovou, o contrato a si proprio

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.