terça-feira, 27 de maio de 2025

Roubados, agredidos e gozados

 Todos temos amigos e familiares do Sporting.

O Sporting é obviamente um clube com muita gente não apenas "normal", mas gente de bem, com valores, desportivos e não só. Repito, todos temos familiares e amigos do Sporting de quem gostamos muito. 

Dito isto, o que aconteceu no Jamor não foi uma "festa". O que aconteceu no Jamor foi uma total indecência (para não dizer javardice) que envergonha o futebol nacional.



Sobre a arbitragem já falei - o Benfica foi espoliado de uma vitória que merecia e teria sido sua se os supostos árbitros não tivessem inclinado o campo de uma forma tão escandalosa.

Mas isso não é tudo. 

Ontem vi, pela primeira vez  desde os famigerados factos de domingo, parte de um programa de debate e ouvi Fernando Mendes justificar o pisão na cabeça com o very light que matou um adepto do Sporting nos anos 90. E quero começar justamente por aí.

Há uns anos estive numa final da Taça de Portugal e dois adeptos do Benfica à minha frente, já alcoolizados, entravam à minha frente. Um deles começou a cantar "very light olé". Agarrei-o pela t-shirt e disse-lhe "isso não". Ele ficou surpreendido mas aceitou e calou-se.

No domingo, uns energúmenos imitaram o som de um very light e pensei: "ainda vamos perder o jogo". Mas depois disse para mim mesmo: "não, os outros adeptos do Benfica não têm culpa destes idiotas e não merecem, vamos ganhar".

Sejamos claros: gente que goza com a morte de um inocente não merece nada de bom e tem de ser EXPULSA do Benfica. A próxima direcção do Benfica tem de ter a coragem de limpar a PORCARIA que existe no clube: os marginais, os criminosos. O Benfica não é isto e não pode admitir que gente desta ande entre os seus. 

Dito isto, houve maus comportamentos da parte de adeptos de ambos os clubes (dizem que houve cânticos racistas para com o nosso guarda redes), o que é difícil de controlar e não pode servir de desculpa para o que os intervenientes no jogo fazem. 

O Sporting empata quando deveria estar a perder por 2, pelo menos, e a jogar com 9, no máximo. Isso já sabemos.

Do que ainda não falei - e não vi ninguém falar - é da provocação de Harder aos adeptos do Benfica depois de marcar um golo. É isso a "festa do futebol"? Gozar com os adeptos adversários? Mandá-los calar? 

Harder teria de ter visto o cartão amarelo por gestos provocatórios, que seria o segundo. Seria expulso. De Godinho e Martins evidentemente nada se poderia esperar (os jornalistas da transmissão também nada disseram - ai se fosse ao contrário...), mas os próprios jogadores do Benfica deveriam ter rodeado o árbitro e não deixar passar a situação em claro. Já nem falo da situação de Belotti em que o banco do Benfica teria de ter entrado em campo e não deixar o jogo ser retomado até pelo menos o "jogador" que lhe pisa a cabeça ser expulso. Mas somos uns anjinhos e pelos vistos gostamos de ser sacos de pancada. E esquecemos o nosso lema...



Se as coisas tivessem ficado por aqui já seria muitíssimo mau. Mas os jogadores do Sporting ainda não estavam satisfeitos. Um jogador deles resolveu partilhar uma foto no balneário a provocar e insultar o nosso capitão, dando mais um exemplo de baixo nível e não saber ganhar. 

O pior estava porém ainda para vir: os jogadores do Sporting, incluindo o seu capitão, a exaltarem o jogador que criminosamente pisou a cabeça de Belotti, fazendo dele uma espécie de herói desta partida. E alguém da estrutura do Sporting ainda partilhou o vídeo nas redes sociais. Pelos vistos, "aqui nós pisa na cabeça" é motivo de orgulho para essa gente. Claramente alguém faltou à escola, mas pior do que isso faltam-lhes valores.



O Benfica precisa de um líder que saiba responder à altura quando alguém se atreve a tratar o  nosso clube desta forma. 

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era só o que mais faltava que depois do que aconteceu eu vos permitisse virem para aqui desconversar. Os problemas dos benfiquistas nós resolvemo-los, não se preocupem. Por terem ganho recentemente estão de peito feito, arrogantes e sem saber ganhar, mas vão ter a resposta devida e não perdem pela demora.

      Eliminar
    2. Frank, és só conversa da treta.
      Limpar o Benfica começa mesmo por estes fdp.

      Eliminar
    3. Treta é o Sporting.
      Limpar o Benfica de quê? Do Vieira? Do vieirismo? Então mas eu já não disse isso?
      E não estou a dizer que os adeptos (?) que têm comportamentos que vão contra os valores do Benfica devem ser afastados do clube e dos estádios?
      Agora claro que os inimigos do Benfica querem o caos completo e guerras internas intermináveis para fragilizar o clube ainda mais. Não contarão com a minha colaboração, como é evidente.

      Eliminar
  2. De facto, é de uma desonestidade intelectual gritante utilizar como arma de arremesso um facto ocorrido há quase trinta anos nas bancadas do Jamor para justificar o comportamento animalesco daqueles jogadores no terreno de jogo contra um colega de profissão e ainda se vangloriarem nas redes sociais. Além de reiteradamente colarem esse ato estúpido perpetrado por um único indivíduo a todo um clube, como frequentemente fazem cada vez que lhes convém. Já não há pachorra para aturar gajos que se julgam moralmente superiores, mas que ganharam o que têm ganho graças a perdões bancários e que têm no seu historial casos como o Cashball, Cardinal, entre outros.

    ResponderEliminar
  3. Mas alguém ainda dá importância a um anormal inculto que é o fernando mendes? Esse pateta, que teve o privilégio - embora tendo sido um jogador mediano - de jogar nos 5 principais clubes à época, não merece sequer que o ouçamos e lhe demos atenção.
    Esse mal educado só sente ódio ao Benfica, cuspindo no prato onde comeu. E hoje, vive da esmola de um canal sem escrúpulos que escolhe a dedo quem é mais estúpido e só sabe gerar polémica.
    Como é possível que gente como António Salvador, António Figueiredo e Mauro Xavier darem cobertura a um canal rasca que não respeita o Benfica, os benfiquistas e o futebol em geral?!
    Jamais participaria num programa com gente de tão baixo nível e nunca, repito NUNCA, falaria para esses jornalistas que estão à procura de sangue, antes e no final dos jogos no nosso Estádio!
    Fazem duas horas e meia de programa em que só falam do Benfica. E sempre para denegrir e humilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não lhe dou importância e sei bem que ele é um anti-benfiquista raivoso.
      Não me esqueço do momento em que ele, jogando no Porto depois de jogar no Benfica, festejou um golo na Luz (a antiga) gritando para as bancadas: "filhos da p...".
      O que aqui me interessava era falar da questão do very light e do comportamento execrável de alguns adeptos do Benfica, o qual tem de ser abolido definitivamente.
      Em relação ao porquê do Salvador e outros lá andarem, é a mesma razão do Fernando Mendes: dinheiro. O Salvador tem ainda as sondagens para a CMTV. A primeira vez que o vi defender o Benfica foi por estes dias, mais concretamente no mesmo programa em que o F. Mendes disse aquilo. Mesmo assim o tipo do Porto conseguia ser mais assertivo do que ele.

      Eliminar
  4. já sobre os idiotas do nosso clube que nos envergonham já disse há muito o que deveria ser feito, para mais como se o que dizes não fosse suficiente ainda por cima passam a vida a prejudicar o clube.

    ainda ontem andei a pensar naquilo que agora vou falar, um gajo anda tão desorientado que não pensa noutra coisa, até ao virar do século no nosso estádio perante péssimas arbitragem, e existiram varias, quando as coisas começavam a passar dos limites os protestes passavam a ser tantos que qualquer decisão, mesmo que boa, era contestada fazendo uma enorme pressão até ao fim do jogo.
    hoje as pessoas protestam um lance mais rapidamente passa, quando muito se cometer um ou dois erros seguidos os protestos aumentam mas pouco mas depois tudo se esbate e percebo porque as pessoas pensam mas para que vou estar aqui a protestar se depois quem deveria defender o clube, e deveria liderar, nunca o faz, alias nunca o fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Os adeptos dantes não admitiam estes comportamentos escandalosos dos árbitros e o ambiente tornava-se realmente intimidante para quem fosse para a Luz tentar roubar-nos. Agora é tudo mais passivo e conformado não apenas pelo que apontas mas também porque o adepto está mais aburguesado na sequência da cada vez maior comercialização da "marca" (dantes era o emblema).

      Eliminar
    2. esta mais aburguesado porque o perfil das pessoas que vão os jogos é completamente diferente, na idade e no género.

      Eliminar
  5. Atendendo á inteligência do Fernando coca Mendes é normal ele ter puxado a conversa para o very light

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse fernando mendes também o ouvi a dizer perante um lance de penalti a favor do sporting ao qual a pivô lhe perguntou e ele disse tenho vergonha como alguém pode marcar um penalti destes por vezes ate os mais fanáticos se envergonham com tanto roubo a favorecer o seu clube.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.