sexta-feira, 30 de maio de 2025

Goleada histórica. Sporting-11 Benfica-1





Aqui fica uma análise a todos os casos da final da Taça de Portugal de dia 25. A análise é 100% objetiva como se poderá constatar. Limito-me a apresentar as situações. As minhas apreciações ou comentários pontuais sobre os lances não interferem sobre a objetividade e validade da análise. 


três penalties a favor do Benfica 


1) remate de Bruma contra o braço de jogador do Sporting, assinalado e posteriormente anulado por fora de jogo de Kokçu no início da jogada;

2) Hjulmand toca/pisa Dalh, árbitro assinala simulação com direito a cartão amarelo;

3) agarrão sobre Belotti na área transformado em livre lateral por uma falta anterior... a favor do Benfica (possivelmente é uma nova regra que ainda não conhecemos);


um penalti para o Sporting


4) um penalti marcado a favor do Sporting;


um golo anulado ao Benfica

5) um golo anulado ao Benfica por alegada falta de Carreras no início da jogada (uma das repetições mostra claramente o jogador do Benfica a cortar a bola que depois ressalta para o pé do jogador do Sporting - não é um erro claro e evidente do árbitro e está portanto fora do protocolo do VAR)

quatro cartões vermelhos perdoados a jogadores do Sporting


6) vermelho direto a Matheus Reis por agressão a Belotti;

7) vermelho direto a Maxi Araújo por agressão ao mesmo jogador ou, no mínimo, cartão amarelo, que seria o segundo; 

8) segundo amarelo para Harder por cotovelada a Otamendi (negligência, se fosse propositado seria cartão vermelho direto);

9) segundo amarelo para Harder por provocação aos adeptos benfiquistas após o seu golo (fazendo demorada e repetidamente um gesto para que se calassem);


golos validados com possíveis ilegalidades


10) um golo validado ao Benfica em que o jogador do Sporting no início da jogada aparece no chão

11) um golo validado ao Sporting num lance em que Otamendi surge no chão


Em 11 decisões cruciais no jogo a equipa de arbitragem decidiu 10 vezes a favor do Sporting e uma a favor do Benfica. 


Análise


Fazendo uma análise mais fina, vamos avaliar essas decisões por categorias.

I. Situações relativamente claras - três a favor do Sporting, uma a favor do Benfica

As situações 1, 4, 10 e 11 podem ser consideradas mais ou menos pacíficas e o juízo geral é que o árbitro decidiu bem.

II. Situações dúbias - todas a favor do Sporting

As situações 2, 3, 8 e 9 são de algum modo de interpretação e podem ser decididas para ambos os lados. Em quatro poderiam ter sido decididas duas para cada lado. Foram decididas as quatro a favor do Sporting. Acresce um cartão amarelo limitativo para Dahl logo no início do jogo.

III. Caso do jogo - decisão a favor do Sporting

A decisão 5 para mim é inaceitável porque não é um lance de erro claro e óbvio do árbitro e portanto o VAR não pode intervir. É uma situação grave porque distorce a verdade desportiva, a favor do Sporting. Já sei que a maioria dos árbitros comentadores dizem que foi uma boa decisão, mas a sua credibilidade é nula: olhemos para o inqualificável Coroado e fica tudo dito. Além disso eles tendem sempre a acompanhar os árbitros nas suas decisões e só dizem que errou quando esse erro é demasiado evidente para o público. Mas se quisermos colocar este lance na categoria anterior então aí temos um 5-0 arbitral a favor do Sporting.

IV. Erros grosseiros - a favor do Sporting

As situações 6 e 7 não merecem comentários. 

V. Tempo de compensação

Foram dados 10 minutos de tempo suplementar, algo nunca visto esta época e que naturalmente beneficiou o Sporting, tanto mais que o penalti é já depois dos 8 minutos de descontos (Pinheiro na Luz deu 7).

Temos assim Sporting - 11 Benfica - 1.

Ninguém me vai convencer de que isto não foi intencional. Erros acontecem para os dois lados, não sempre para o mesmo. Quando pelo meio dos erros há erros grosseiros o assunto deve ser investigado. O Benfica deveria aliás protestar o jogo


Nota 1: a linguagem corporal de Hujlmand no lance do possível penalti sobre Dahl e de Maxi Araújo no lance com Belotti é de jogadores que esperam vir a ser punidos pela arbitragem, ficando surpresos pelo seu comportamento não ter consequências. Nem eles próprios estavam à espera de uma arbitragem tão tendenciosa.

Nota 2: os mesmos árbitros e comentadores que garantiram que Tomás Araújo fez mesmo penalti sobre Ricardo Horta explicaram agora que Dahl fez simulação sobre Hjulmand. Num dos lances, a bola está noutro local e o toque de Araújo não tem qualquer influência sobre o desfecho da jogada. No outro Dahl tem a bola controlada dentro da área. Ou seja, o lance de Dahl seria por maioria de razão mais claro e merecedor de penalti do que o de Horta. Isto suscita-me duas reflexões: a primeira é reiterar que os ex-árbitros e comentadores não valem nada, são anti-benfiquistas e têm zero credibilidade; a segunda é de que os nossos jogadores são muito anjinhos: ao passo que Horta ficou no chão e a contorcer-se até que o VAR principal - Luís Freitas Lobo da Sport TV - dissesse que era penalti e assim passasse a mensagem para o pau mandado que estava na "cidade do futebol",  já Dahl levantou-se logo.

Nota 3: falaram décadas de Calabote porque, supostamente para o Benfica marcar mais golos, o árbitro deu... 4 minutos de descontos. Falaram anos da "Taça Lucílio Baptista" porque na sua opinião foi marcado um penalti inexistente contra o Sporting. Comentários para quê?


Maxi Araújo com as mãos atrás das costas, indicando ao árbitro que não fez nada. Mas o árbitro nem se dirige a ele...A preocupação de Godinho é que Belotti saia do campo para o jogo poder seguir rapidamente. (Ainda havia tempo...)


12 comentários:

  1. Taça Godinho-Martins.

    ResponderEliminar
  2. Epá isto foi um atentado ao Benfica. Não sei se sequer nos tempos do apito dourado alguma vez houve algo assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez um jogo nas Antas em que o Vítor Baía defende com as mãos fora da baliza, mas mesmo aí não houve tantos casos como neste
      https://youtu.be/An4X1iThiqo?si=iGu3-40-vIgiuOx7

      Eliminar
  3. Frank se isso que relatas-tes (nao e assalto de mao armada) perdao de apito na boca nao sei o que sera roubo.
    Dizes em certa altura que o Benfica podia ou devia protestar o jogo ja li por ai em mais que um sitio que nao pode nao pode protestar por esses lances que aconteceram.
    Mas na minha opiniao houve motivos porque uma equipa foi severamente roubada enquanto um jogador foi selvaticamente pontapeado caido no chao, se tivesse cumprido os regulamentos dois jogadores dos assaltantes do novo banco tinham sido expulsos nao tendo este clube ranhoso ranhoso ranhoso ranhoso tido chances para empatar a partida Benfica foi severamente roubado expoliado deturpada a verdade desportivo por u bando de saltinbancos do apito, eu nao conformo com essa roubalheira no seculo 21 nao havera outra igual nunca tinha visto nada assim e ja ando ca uns aninhos bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, mesmo que o protesto seja recusado (e não há praticamente memória de um jogo ser repetido por protesto de uma equipa) fica marcada uma posição e obriga a haver um processo que fica registado. Se eu fosse presidente do Benfica protestava nem que fosse para marcar uma posição. O fundamento seria o VAR, interveio num caso em que não devia (não mostrando as imagens correctas ao árbitro, o que é gravíssimo) e não interveio num caso em que tinha obrigação de intervir. Mais: as regras dizem que quando há uma possibilidade de lesão na cabeça o jogo tem de ser interrompido e a equipa médica tem de entrar. Ora o árbitro mandou o Belotti sair do campo.
      Uma direcção profissional tem de usar de todos os argumentos para defender o clube (jurídicos, comunicacionais, etc). Esta direcção não tem noção disso, deixa a defesa do clube para os outros, acreditando que as instituições são imparciais. É um nível de ingenuidade doloso.

      Eliminar
  4. Acredita genuinamente em tudo isso que escreveu??? 11-1 é que dá a sensação que os jogadores do slb não estavam em jogo ou em alternativa são todos uns santinhos inocentes. Que jogassem mais e caíssem menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa coisa tem razão: é difícil acreditar que uma vergonha destas tenha acontecido em pleno século XXI. Mas a sua pergunta é insólita. Viu o jogo? Tudo o que eu disse é apenas factual. Ou afinal o Godinho não anulou o segundo golo ao Benfica, expulsou o Matheus Reis ou não deu 10 minutos de descontos?
      É que a minha análise é tão objectiva que eu até incluí o golo do Benfica como um "caso". Se não eram 11-0 em decisões.
      Quanto a jogar mais, todos os observadores não fanáticos (ou cegos) viram que o Benfica dominou por completo o jogo até ao minuto 98. Marcou 2 golos limpos e devia ter tido no mínimo um penalti.
      Sinceramente eu teria vergonha de ganhar como vocês ganharam.

      Eliminar
    2. para mim foi 11 a 0 pois o lance do golo do Benfica é limpinho o jogador do sporting não sofre falta, o Benfica pede JUSTÇA tem direito a ela de protestar o jogo deve pedir a erradicação de toda a equipa de arbitragem, retirar o apoio dos órgão da arbitragem e não só se vai para a frente ou não tenho devidas o Rui Costa não sabe defender os interesses do Benfica só penca no seu bem estar.
      Nota: mas nós Benfiquistas não vamos deixar morrer este ROUBO.

      Eliminar
    3. Lagartixas fedorentas...fora

      Eliminar
  5. Esqueceu-se que não foi marcado nenhum livre a favor do Benfica junto da área do scp e houve vários que deveriam ter sido assinalados
    JÁ A FAVOR DO SCP FORAM MUITOS ASSINALADOS

    ResponderEliminar
  6. Não posso com os comentadores e jornalistas anti Benfica vou só falar de um o andré pipa faltou au respeito au Benfica e aos Benfiquistas para defender o roubo do Jamor, veio insinuar que o Benfica era corrupto, pois caros Benfiquistas jurei para min mesmo este suíno enquanto estiver a comentar nuca mas nuca mais entrará no ecrã da minha tv porque a minha tv fica em risco de ser destruída abraços Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse indivíduo está, como outros, chateado porque o momento de glória do clube dele, dobradinha que não conquistavam há mais de 70 anos ou coisa parecida, ficou ensombrado pela arbitragem talvez mais escandalosa de que há memória.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.