segunda-feira, 18 de março de 2013

Manter o rumo!

Faltam sete jornadas para o fim do campeonato. Tudo está ainda em aberto. O Benfica precisa de continuar o caminho vem fazendo até agora para manter e, quem sabe, aumentar esta vantagem de 4 pontos.

A PARTIR DE AGORA TODOS OS JOGOS SÃO DIFICEÍS. TODAS AS EQUIPAS PERSEGUEM OBJECTIVOS CONCRETOS (LIGA DOS CAMPEÕES, EUROPA, MANUTENÇÃO) E NENHUMA FACILITARÁ UM MILÍMETRO.

O Benfica jogará 4 vezes em casa e 3 fora. As deslocações são a Olhão, Funchal para defrontar o Marítimo e finalmente Porto. Esta equipa tem pelo contrário 3 jogos em casa e 4 fora.

Há um ano atrás, com as mesmas 23 jornadas disputadas, o Benfica estava em segundo lugar a um ponto do Porto. Na altura o Porto tinha 56 pontos e o Benfica 55. Este ano o Benfica tem 61 e o Porto 57. O ano passado por esta altura, os dois contendores já tinham jogado entre si (no célebre jogo na Luz) e faltavam jogos importantes com o Sporting e o Braga. Também agora falta o Porto jogar com o Braga no seu estádio e o Benfica receber o Sporting na Luz para além do tal clássico da penúltima jornada.

Eis a lista dos jogos do campeonato de Benfica e Porto por disputar:


24ª JORNADACasaFora
Benfica-Rio AveAcadémica-Porto
25ª JORNADAForaCasa
Olhanense-BenficaPorto-Braga
26ª JORNADACasaFora
Benfica-SportingMoreirense-Porto
27ª JORNADAForaCasa
Marítimo-BenficaPorto-Setúbal
28ª JORNADACasaFora
Benfica-EstorilNacional-Porto
29ª JORNADACasaFora
PortoBenfica
30ª JORNADACasaFora
Benfica-MoreirensePaços de Ferreira-Porto

Mais perto...

Grande vitória do Benfica em Guimarães: autoritária. indiscutível, limpa. Grandes jogadas, grandes golos, domínio praticamente absoluto das operações foram a marca da nossa equipa esta noite.
Depois do Porto perder dois pontos no Funchal (sem Moutinho aquela equipa não é a mesma e nem o penalty da ordem a salvou), o Benfica não tremeu, não acusou a "pressão" ou a responsabilidade de ser líder mais destacado, muito antes pelo contrário.
A nossa equipa mostrou maturidade, mostrou saber o que quer e ter a fibra para o conquistar.
São 4 agora os pontos de vantagem. Importa continuar fazendo como desde praticamente o início do campeonato e muito especialmente nas últimas jornadas: uma enorme competência, qualidade e seriedade a abordar os jogos e conseguir deles o essencial - os resultados que nos importam. Já não faltam todos. Estamos neste momento a entrar na última série de jogos da época, quer no tocante ao campeonato, quer no tocante à Liga Europa, quer no tocante à Taça.
É altura de manter a guarda, de não facilitar, de continuar o grande trabalho, para então daqui por algumas semanas dar tudo mas mesmo tudo o que se tem e trazer os títulos que estamos a tornar possíveis com o trabalho feito ao longo da época.