sexta-feira, 22 de maio de 2015

Deixem o Benfica festejar

Como benfiquista do coração e de pequenino, custou-me e entristeceu-me muito o que aconteceu no domingo. A festa do Benfica foi estragada - e não foi pela polícia, foi pelos adeptos (?) que se envolveram em agressões, roubos e ataques que fizeram do Marquês de Pombal uma zona de intifada. 

Concordo inteiramente com o Presidente da Câmara de Lisboa. Acho inexplicável que quase uma semana depois do que se passou ainda não haja um apuramento de responsabilidades e uma identificação dos grupos criminosos. Porque é disso que estamos a falar. Pedras da calçada e garrafas atiradas daquela forma podem lesionar gravemente e até matar uma pessoa. Quem atira esses objectos indiscriminadamente, aliás no meio de uma multidão onde estavam crianças pequenas, é pior do que um selvagem e do que um animal. É um criminoso que tem que ser banido do convívio com as pessoas normais. Defender, justificar ou desculpabilizar estes actos não é defender minimamente o Benfica. É até o contrário. Luisão disse logo enquanto os acontecimentos decorriam que aquilo não era o Benfica. Luis Filipe Vieira também esteve muito bem ao denunciar a violência e defender que ela tem qeu ser banida do futebol - doa a quem doer! E Leonor Pinhão fez o mesmo na sua crónica de ontem n' "A Bola". Sublinho bem, doa a quem doer, porque se as claques tiveram alguma coisa a ver com isto têm a meu ver que sofrer as consequências com um castigo que seja verdadeiramente exemplar e permita que o desejo do Presidente (e de todos nós) se torne realidade e pais e filhos possam ir em paz e segurança ao futebol.

Claro que a actuação do já infame oficial da PSP em Guimarães é uma coisa inenarrável e aberrante que também tem que ser exemplarmente punida. Claro que no próprio Marquês poderão ter havido comportamentos menos correctos por parte da polícia. Mas nada disso desculpa, justifica ou legitima o que se passou e que acabou com a festa dos benfiquistas cobrindo-nos de vergonha. Por isso insisto: tem que haver um apuramento rápido de responsabilidades. Existem muitos vídeos que permitem identificar as pessoas e, foi dito, houve várias detenções. Expliquem portanto o que aconteceu. Talvez se venha a perceber que de facto os problemas nada tiveram a ver com futebol e o nome do Benfica possa ser limpo desta história absolutamente lamentável.

Felizmente temos este domingo uma nova hipótese de festejar, agora já sem a tensão e a ansiedade de ver concretizado o grande objectivo da época. Alcançado o campeonato, com um mérito enorme e talvez sem as armas do principal contendor, que apostou todas as fichas neste ano (e já vai no segundo empréstimo obrigacionista em menos de um ano...) e nada ganhou, podemos agora saborear tranquilamente a conquista. Podemos festejar a consagração e expressar toda a alegria por este bi-campeonato encarando o jogo com o Marítimo tranquilamente. Finalmente o Benfica consegue ganhar de forma sustentada e não apenas esporadicamente. Fica a faltar a Taça da Liga. O nosso destino é vencer. Luis Filipe Vieira conseguiu encontrar o caminho certo e hoje é reconhecido até pelos seus anteriores críticos e opositores. Espero sinceramente que não cometa o grande erro de desfazer esta equipa ganhadora e de enveredar por experimentalismos nesta fase. O Benfica tem um plantel que este ano foi espremido ao máximo. Outros acharão que era possível fazer melhor. Desde o início da época que deixei aqui claro que esta equipa, este plantel tinha evidentemente qualidade mas estava longe de ser um plantel de topo. O do Porto era, em valores individuais, superior em termos de valor de mercado. A nível europeu foi claro que não havia condições para fazer mais. Nessa medida haverá que acautelar a qualidade para o ano (e isso não se faz com a equipa B ou a formação): Mas acima de tudo é preciso manter o homem que mudou a tendência dos últimos 30 anos do futebol Português - Jorge Jesus.

1 comentário:

  1. "A festa do Benfica foi estragada - e não foi pela polícia"

    tens a certeza? eu não consigo depois de ter visto imagens de policias a arremessar garrafas... como podemos saber quem atirou a primeira? um adepto do Benfica é que atirou garrafas à equipa como disseram os jornalistas?

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.