quarta-feira, 20 de maio de 2015

Há que manter a estrutura

A vitória neste campeonato demonstra como o Benfica evoluiu ao longo dos últimos anos. 

A estabilidade e solidez da sua estrutura técnica e dirigente foi o grande suporte que permitiu este título. Num ano em que o Porto apostou forte e contratou jogadores de categoria internacional (alguns apenas por empréstimo), ao passo que jogadores fundamentais da nossa equipa saíram para outros clubes (a que se juntaram lesões altamente inconvenientes), a estabilidade de métodos e "ideia de jogo" e a grande união do plantel, sustentadas numa estabilidade que vem de cima, foram os factores que fizeram a diferença. Vários são os jogadores que referem a unidade do plantel e o bom ambiente no balneário. Mesmo os jogadores menos utilizados se sentem bem no clube e desejam permanecer. 

Face a isto, seria muito perigoso desmantelar esta estrutura, a começar evidentemente pelo treinador, que é uma peça fundamental e o principal responsável pela vitória no campeonato. Não entendo as notícias de que o Benfica lhe quer baixar o ordenado. Não me parece que um treinador que já rentabilizou tantos jogadores e conquistou tantos títulos possa ser considerado "caro". Caros são aqueles que não ganham nada e fazem os clubes passar períodos de sequeiro. 

Mas a estrutura não é só Jesus. Começa evidentemente em Luis Filipe Vieira e passa, além do treinador, por pessoas como Rui Costa e Shéu. Essa estrutura está a funcionar muito bem, com cada um no seu lugar (Shéu é fundamental no balneário para transmitir aquilo que é o Benfica) pelo que deve ser mantida. É muito difícil construir mas é muito fácil desmantelar e destruir. Não gosto de ver notícias que falam da saída de Jesus (exceptuando aquelas que são do domínio da comédia) mas compreenderei se houver uma oferta irrecusável de um Real Madrid, um Bayern ou um Manchester United. No entanto se Jesus viesse a sair (e na verdade não acredito nisso) porque o Benfica lhe queria baixar o ordenado, acabando num clube da classe média europeia, para nós irmos contratar uma qualquer esperança ou um treinador mediano, isso seria incompreensível e muito perigoso. Poderia significar um retrocesso no caminho que vimos percorrendo de re-afirmação como principal clube português depois de um período hegemónico do Porto. Também me desagradam as notícias que falam da saída de Rui Costa para a Fiorentina ou Milan. Nos últimos anos Rui Costa trouxe jogadores de qualidade para o Benfica e tem sido mais uma peça importante nesta estrutura pelo que simboliza de mística benfiquista. 

Os resultados do Benfica nas últimas épocas demonstram o rigor com que se tem vindo a trabalhar. Aquilo que faltava no Benfica, a tal estrutura sólida e coesa, com todos a remar para o mesmo lado, que faltou no passado, tem finalmente sido conseguido. Há agora que a manter e consolidar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.