quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O que passou-se?

O que se passa? Está-se tudo a passar? Ainda nem metade da época se passou e já três competições são passado?!

A Taça passou-se, a Taça da Liga passou-se e na Liga dos Campeões fomos passados a ferro por um vulgar Basileia. 

Parece que tudo o que poderia correr mal está realmente a passar-se - que passou por ali bruxedo. Temos passado por momentos que nem o mais pessimista anteciparia face ao que se passou nas épocas passadas. Nem nos nossos piores pesadelos futebolísticos algo assim se passaria. Nalguns jogos os nossos atletas parecem não conseguir fazer dois passes seguidos (o que se passará nas suas cabeças?). É de um adepto ficar passado.

Mas atenção: no futebol tudo é passageiro e muita água irá ainda passar debaixo da ponte até que a época acabe. Por vezes há que passar por momentos difíceis, passar, como diz o povo, pelas passas do Algarve, para melhor saborear as vitórias.

Logo após a passagem de ano teremos um jogo muito importante para a definição da Liga. Apesar dos maus momentos passados, vencendo o Sporting passamos para o segundo lugar. 

Será caso para dizer que no pasa nada? Não me parece que se possa dizer isso. As coisas não se resolvem de um momento para o outro, como num passe de magia. Independentemente do desfecho do campeonato, esta época ficará marcada por uma campanha lamentável na Liga dos Campeões que afecta o prestígio e o passado do Benfica. Passámos por lá como um grupo de excursionistas a carimbar passaportes. Isto para já não falar das taças nacionais pelas quais passámos sem deixar marca. Diga-se de passagem que nem a passagem à fase decisiva das provas alcançámos. Não basta passar uma esponja... Não é possível passar entre os pingos da chuva no que toca ao apuramento de responsabilidades, para que erros destes não se voltem a passar.

No entanto, o futebol é o momento e o passado conta pouco face ao presente que todos desejam de vitórias. Passe-se o que se passar, o Benfica terá que fazer tudo o que está ao seu alcance para alcançar o Penta. A oportunidade é histórica e não a podemos deixar passar. Usando uma imagem cara ao nosso treinador, este é um cavalo que não tornará a passar tão cedo. 

Passado o Natal e comidas as passas, há que cerrar fileiras para que o Sporting não passe na Luz mas antes ali passe um mau bocado, para que possamos passá-los na classificação. Seria importante passar os Reis pelo menos no segundo lugar. Depois vamos passo a passo.

Àqueles adeptos que não podem ir à Luz, por estarem a passar a quadra fora, não se esqueçam de passar o vosso redpass a um amigo ou familiar.

Até lá uma boa passagem de ano a todos. 

16 comentários:

  1. Se passarmos o Sporting arranjamos embalagem para o resto do campeonato. Daí o nervosismo dos adversários e alguns blogues que se dizem benfiquistas, mas que só pretendem a derrapagem nesse jogo para ganharem trunfos para o que realmente lhes interessa. E não preciso dizer mais, como se costuma dizer , para quem dois dedos de testa tem meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  2. Os desejos dos adversários são perfeitamente legítimos. Já os blogues supostamente benfiquistas...
    No http://geracaobenfica.blogspot.com/, blogue anti-Vieira está a agenda dos que querem a todo o custo derrubar o Luís Filipe Vieira. Não têm problema em dar ênfase (dir-se-ia, até, celebrar) a cada derrota do Benfica. São esses "benfiquistas" que escrevem a mandar abaixo o presidente, todos os restantes dirigentes, o treinador, grande parte do plantel e até adeptos que são apenas Benfiquistas, daqueles que nunca sonharam (de facto) ser um dia ocupar a cadeira de Luís Filipe Vieira. Não tenho dúvidas de que se perdermos o jogo a favor do Sporting, o Rui Gomes da Silva e todo o pessoal do http://geracaobenfica.blogspot.com/ irão certamente celebrar à grande. Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio que esse blogue tem a sua agenda própria que não tem nada a ver com o sucesso benfiquista. Tenho pena que o Rui Gomes da Silva tivesse ficado cego na sua ambição e se juntasse a este tipo de gente.

      Eliminar
    2. Aquilo que se está a passar nesse blog é absolutamente lamentável. Como sabem, se por aqui costumam passar (e basta ler o presente texto), nunca me coibi de criticar a direcção. Ela não é infalível, como é evidente. Daí a ter uma agenda permanente de ataque - muitas vezes pessoal e de baixo nível - ao presidente e toda a estrutura vai uma grande diferença. É isso que esse blog está a fazer. Neste momento aparentemente não têm limites para esses ataques. Mais de 90% dos posts são de ataque feroz já não apenas à direcção mas também ao treinador e até a múltiplos jogadores. Não tenho dúvidas de que é o blog mais apreciado e visitado pelos adeptos do Sporting e Porto. Aliás a coisa é tão extraordinária que são publicados comentários (os quais têm que ser aprovados pelo que a decisão é voluntária) de adeptos dos outros clubes a insultar o Benfica.
      Dá que pensar.
      Quanto a Rui Gomes da Silva a seu tempo direi o que penso.

      Eliminar
  3. Frequento esse blog e nunca li posts a insultar o Benfica! Li sim e concordo, muitas e JUSTIFICADÍSSIMAS criticas a LFV! Sim, ele e a sua pandilha tomaram o clube de assalto! Esperem e verão o futuro que traçaram para o clube e onde o colocaram... Na lama!
    Vocês aqui, é confundem o "dono" com o clube! Eu amo o Benfica mas não posso gosto nem um pouco de LFV!
    Serei menos benfiquista que vocês? Sou muito mais e melhor benfiquista, porque o defendo dos oportunistas que usam o clube em seu proveito próprio! Já vocês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém falou em posts a insultar o Benfica. Deves ter lido de forma apressada.
      De qualquer modo e indo diretamente ao ponto, é escusado tentares atirar areia para os olhos das pessoas. A agenda desse blog é clara como água e tem pouco a ver com benfiquismo. É um projeto de poder. Por isso poupa-nos à propaganda e a essas declarações patéticas de que és mais benfiquista do que os outros.

      Eliminar
  4. O NGB não "varre para debaixo do tapete" a merda que é feita no Clube, nem a encobre, como faz a guachada por exemplo.
    É evidente que há sempre infiltrados.
    É evidente que certos post's não são acertivos no timming.
    Não sei se algum dos bloggers tem agenda própria. Não os conheço. Não sei se são gordos ou magros.
    E que dizer da guachada (lava mais branco só com OMO)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "guachada" é local que não frequento. Por isso nada posso dizer acerca desse tema.
      O que posso dizer é que chamar "cobarde", "rato", "corja", "mercenário", "reles", entre outros mimos, ao presidente e dirigentes do Benfica (para além de críticas repetidas aos principais jogadores do plantel e pedidos de demissão do treinador), como acontece no NGB, é algo com que não me posso de modo nenhum identificar.
      Uma coisa é criticar, outra é insultar e difamar.

      Eliminar
    2. Alguém acredita que um gajo que escreve o que escreve, com o pseudónimo "Shadows" não tenha agenda própria? O que faz Rui Gomes da Silva, um antigo vice-presidente, que teve responsabilidades na estrutura do Benfica, num "blog" declaradamente anti-Vieira? é evidente que Rui Gomes da Silva está em campanha eleitoral à moda de Marcelo Rebelo de Sousa. Veste a capa de comentador e cínica e hipocritamente vai levando a água ao seu moinho. Podem dizer-me que nós somos um clube democrático. Mas não me digam que o facto de haver democracia no Benfica faz com que não existam ratos porão! Esse Shadows, afinal é sombra de quem?

      Eliminar
    3. Dou-te toda a razão companheiro FranK.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. A "guarda avançada" do blogue NGB ( águia preocupada e pipocas). É para rir?

    ResponderEliminar
  6. Não há "bela sem senão"...
    Tão mal se diz do NGB, mas os gajos foram os PRIMEIROS a fazer 3 post's a desancar em quem divulgou os salários dos Nossos Jogadores!

    Já a guachada está há espera de quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho óptimo que o façam e aplaudo-o. Em relação a "a guachada", volto a dizer que nada tenho a ver com esse blog nem o frequento. Nessa medida qualquer comentário futuro que insista nesse tema será apagado.

      Eliminar
  7. Caro Frank,

    Parabéns pelo texto! Gostei bastante da estética da escrita com as variações possíveis da palavra "passar", dizendo tudo o que tem de ser dito. Assim mesmo, eu defendo que o objectivo maior não é ser Penta mas sim apurar toda a verdade no caso dos emails e julgar todos os que tem colocado o nome do Benfica na lama. Esse deverá ser o grande objectivo de 2018 porque os títulos ganham-se ou perdem-se e é desporto, mas a honra e o bom nome do Benfica está acima dessas derrotas e vitórias. Lembrar que os próximos 3 jogos são decisivos e quem achar que ganha algo com uma suposta vitória sobre o Sporting, está muito enganado. Sair de braga com 45 pontos é um passo de gigante para ser Penta. Qualquer outro cenário que não sejam os 45 pontos nesse dia 14 de Janeiro é dar a luta para Sporting e FC Porto.
    Saudações!
    Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro benfiquista,
      Obrigado pelas palavras. Foi efetivamente uma experiência que fiz e simultaneamente uma alusão ao caso dos emails. Fico satisfeito que seja bem recebida.
      A estória dos mails tem realmente que ser cabalmente esclarecida em todas as vertentes. Este último desenvolvimento - o "dumping" de todas as comunicações na web - é incrivelmente grave. Ninguém tem o direito de fazer uma coisa destas e não podemos continuar a viver na impunidade neste País.
      Quanto à necessidade também de ganhar em Braga, eu já nem vou tão longe. Neste momento estou só a olhar para o jogo com o Sporting. Passo a passo. Abraços

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.