domingo, 3 de março de 2019

FCP - 1 SLB - 2: Raça Benfiquista

Foi uma das exibições mais personalizadas do Benfica no Porto nas últimas décadas, protagonizada por uma das equipas mais jovens que nos representaram.
É, como se sabe, raro o Benfica ganhar no Porto e se o conseguímos esta noite - e com todo o mérito - isso deve-se à grande entrega e entreajuda entre todos os jogadores, àquilo que chamamos - e bem - a Raça Benfiquista!
Imagem de "A Bola"
Claro que correr, fazer pressão e entregar-se ao jogo não chega. É preciso ter a estratégia correcta, os posicionamentos, os movimentos e as dinâmicas bem pensados. E nisso Bruno Lage esteve magistral. Mas claro que sem que os intérpretes coloquem em campo a atitude certa, essa estratégia e a táctica não dão resultado. É da combinação do planeamento do jogo e da atitude dos jogadores que resultam exibições destas e vitórias tão importantes como a desta noite.
Ora se a estratégia foi muito boa - o Benfica foi igual a si próprio, como o próprio Sérgio Conceição admitiu, jogando sem qualquer medo ou nervosismo no "Dragão" - a atitude foi enorme. Os cortes de André Almeida a fechar a primeira parte, de Ferro no chão (é verdade que a bola não foi para o melhor sítio, mas se não tivesse acontecido ela chegaria ao jogador do Porto que estava atrás) e de Samaris (!!) a limpar um golo certo quase no fim do jogo, foram exemplos perfeitos dessa atitude.
Não demos uma bola por perdida, não nos escondemos de nenhum duelo e tivemos a cabeça para tirar o pé em lances dentro da área que podiam dar choques e penalties. Uma enorme raça e um tremendo equilíbrio emocional.
Samaris, diga-se, foi um autêntico monstro! Que exibição! Que jogador! Renovem já!
Gabriel vê a sua exibição manchada pela expulsão, mas até então estava a ser o que é. Se Samaris é um monstro, Gabriel é uma besta! Futebolisticamente falando, claro. É um jogador com uma potência física e simultaneamente capacidade de passe e inteligência em campo que faz dele um enorme jogador. Obrigado a Rui Vitória por se ter batido tanto pela sua contratação!
Quanto a Pizzi e Rafa... Já nem sei o que dizer. Olhem, vou dizer o seguinte: não jogam nada!! Aquele segundo golo do Benfica (para além de tudo o que têm feito esta época), é o perfeito exemplo disso. Um lance banal!!! Enfim, dois mágicos com a bola nos pés, que esta noite tiveram também um papel fundamental no equilíbrio defensivo da equipa. Estão a confirmar o que sempre pensei que fossem capazes de fazer no Benfica e isto aplica-se mais a Rafa que esta época realmente está a "explodir", pois Pizzi já vem jogando a este nível há bastante tempo, apesar das críticas ignorantes que alguns persistiam há até pouco tempo em fazer.
Os centrais tiveram um teste de fogo e passaram com distinção. Admito que nunca pensei que Ferro pudesse estar a este nível tão rapidamente. Mérito seu e de quem nele apostou. Almeida ter sido capitão (e com mais uma grande exibição, apesar de também muitas vezes ter ouvido tantas e tão injustas críticas) é a prova de que o trabalho e a seriedade compensam. É feito de ferro, como o seu colega da defesa. Grimaldo é um virtuoso e dá aquele toque de leveza, velocidade e classe à nossa defesa.
De resto Félix voltou a mostrar que as coisas não têm acontecido por acaso, ao passo que Seferovic desta vez esteve um pouco abaixo do que é capaz, apesar de ter sido decisivo, com a assistência para o primeiro golo.
Vlakodimos foi imperial e garantiu a vitória.
O golo do Porto deveria ter sido anulado pois Pepe estava fora de jogo. Há uma imagem em que isso é claro. O VAR deveria intervido. Jorge Sousa que nem tem culpa disso, fez uma excelente arbitragem. Errou apenas em não dar um amarelo (ou até vermelho) a Brahimi, mas se queremos ser justos temos que admitir que Rúben Dias andou também metido na confusão e poderia no limite também aí ver o segundo amarelo e ser igualmente expulso.

6 comentários:

  1. Eu também fiquei com a impressão, na altura, de que o golo deles foi ilegal.

    ResponderEliminar
  2. mas o gabriel devia de ter sido avisado para aquilo que o esperava, podia ter colocado tudo em causa por causa da expulsão.

    mas o pizzi a jogar a falso extremo próximo da área adversaria a rematar, coisa que nem esteve bem, e a tabelar coisa que esteve excelente é um jogador muito bom agora o pizzi a 8 que não defende, nem sabe, perde bolas atrás de bola emperra o jogo e pior a fazer assistências para os adversários ficarem isolados esse é medíocre para não dizer outra coisa e era esse pizzi que muitos criticavam, mesmo que não fosse culpa dele de o meterem nessa posição.

    neste momento o ferro esta a jogar melhor que o ruben, alias ele arriscou muito depois do amarelo, para alem de que foi lento a sair para fazer o fora de jogo.

    o seferovic não esteve tão bem porque esta a demonstrar desgaste, já nas segundas partes dos ultimos jogos se tinha visto do mesmo, a falta de rotação no ataque acaba por ter estas consequências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo!
      Concordo joão carlos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. João, em relação ao Gabriel, sem dúvida. Em relação ao Pizzi, sim, esta é a melhor posição para ele. É até, penso o melhor sistema para ele. Mas mais do que isso, o que eu quero sublinhar é que o Pizzi é um grande jogador que tem tido, mesmo noutras posições, um rendimento excepcional ao longo dos anos. Os números não enganam.
      Quanto ao Rúben, acho que fez um jogo excepcional. É verdade que arriscou um pouco e também é verdade que num ou outro lance não subiu de imediato mas isso não é necessariamente um erro. Foi a leitura que fez do lance que ditou cobrir o espaço. Mas foi um líder, um autêntico leão (não obviamente no sentido clubístico) dentro do campo. Enorme.
      Quanto ao Seferovic, concordo em absoluto. Ele terá que ser muito bem gerido daqui até ao fim da época, até porque o futebol dele assenta muito na pujança física. O problema é que não há outro como ele. O Jonas é outro tipo de avançado, sobretudo com estas limitações físicas resultantes das lesões. Por isso eu achei em Janeiro que ficava a faltar um avançado.
      Esperemos que o Lage encontre uma outra forma de jogar para quando ele não puder estar, incluindo para repousar.

      Eliminar
    3. O Seferovic fartou-se de correr!!! Faz a assistência para o golo e até aos 80 minutos veio roubar uma bola perto da linha de canto! O Seferovic fez um grande jogo, não marcou, mas ainda assim um grande jogo!

      Eliminar
    4. quanto ao pizzi teve um ano em superforma mas no restante tempo foi mau globalmente, é verdade que sempre mostrou números mas como vemos pelo gabriel podemos jogar enormidades tendo poucas assistências ou golos.

      sim o ruben é um líder, alias aquilo de ir buscar o joão felix para parar de festejar e continuar o jogo porque o resultado não interessava é fantástico, mas arriscou, arrisca, em demasia em certas situações que não pode.
      mas não subir é um erro quando o adversário beneficia disso.

      pois eu também acho que devia ter saído só um dos pontas de lança e não os dois ou nesse caso termos ido buscar outro.
      agora como só temos o jonas tem de ser o jonas a fazer a rotação mesmo que com outras características.

      @dezazucr
      mas ninguém disse que o seferovic não fez nada agora se formos comparar o que o seferovic fazia à dois ou três jogos atrás e o que faz agora é evidente o desgaste.
      e o facto de a equipa recuar nos últimos quinze minutos, e nem estou a falar deste jogo, tem muito a ver com o desgaste dos avançados que não fazem a pressão habitual.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.