domingo, 10 de março de 2019

O Melhor Árbitro Português!

É um digno sucessor de Pedro Proença.

Ainda não chegou a "Melhor do Mundo", como o seu antecessor - os tempos também são outros - mas no território indígena os seus passos são seguros. 

Falo, claro está, de Artur Soares Dias.

A segurança da sua carreira está na exacta proporção da segurança que o Porto sente quando ele apita. 

Proença era assim. Quando apitava um clássico, já se sabia o que aconteceria: o Porto jogaria parte do jogo contra 10 adversários e muito provavelmente beneficiaria de um penalty. 

Proença teve, creio, um registo "imaculado" em clássicos no campeonato: o Porto nunca perdeu.

Não me lembro de alguma vez o ter ouvido ser criticado pelos jogadores, técnicos e dirigentes do Porto.

Pelo contrário, muitas vezes o jogo acabava com Proença aos abraços (e até beijonhos) aos jogadores e técnicos do Porto. 

Quando havia um jogo decisivo, lá apareciam os do costume (os comentadeiros da ordem e por vezes os próprios dirigentes do Porto), a requererem, a exigirem mesmo (!) que Proença fosse o árbitro.

Pudera! Com ele era, como dizem os americanos, money in the bank! A coisa era garantida. Mesmo que jogassem muito mal, perder não perdiam. Mesmo que para tal fosse necessário positivamente inventar um penalty. 

Enfim, eu escrevi aqui n posts sobre Proença e as suas habilidades. É só consultar na caixa de pesquisa do blog. Vou listar aqui apenas um.

Depois de se retirar da arbitragem, Proença foi premiado com a Presidência da Liga, com o apoio, espante-se a plebe (!) de Porto e Sporting. Em Portugal isto não é suficiente para levantar dúvidas. O manto do "melhor do mundo" serviu para tudo justificar.

Ora, estando a arbitragem "orfã" de um Proença, era preciso arranjar outro. Outro que desse as mesmas garantias. Outro que não hesitasse em beneficiar o Porto e prejudicar clara e manifestamente o Benfica nos lances divididos e nas grandes decisões. 

Soares Dias também já tem um longo historial na matéria. Parte está aqui no blog. Lembro-me de um Sporting-Benfica que marcou o fim das nossas aspirações ao título, no qual não assinala dois penalties contra o Sporting, um deles escandaloso, e depois assinala um contra o Benfica por um leve toque de Luisão a Wolksvinkel. Ou de uma defesa de Mangala dentro da área (Mangala, para quem não se lembre, não era o guarda-redes do Porto) que Soares Dias viu mas não quis marcar. E, mais recentemente, no ano passado, deixou de novo passar em claro em Alvalade dois penalties a nosso favor. 

Mas Soares Dias não é o melhor mundo. Falta-lhe arte,  teatralidade (e gel no cabelo) para tal. Segundo vi num blog do Porto "falta-lhe ainda muita coisa para ser um árbitro de topo". No entanto está confortavelmente no lugar de "melhor de Portugal", como o próprio blog do Porto reconhece ao se questionar sobre se Soares Dias já seria "de topo".

É por isso que quando a coisa aperta Soares Dias é chamado, como o era Proença. E normalmente não desilude.

Por isso tenho que discordar com o que li nalguns blogs benfiquistas sobre a arbitragem de Jorge Sousa no dragão. Digo afirmativamente e sem qualquer ironia que Jorge Sousa fez uma boa, muito boa arbitragem no dragão. E explico-o. 

É verdade que houve uma ou outra falta mal assinalada e que o "caldo" ou chapada de Brahimi passou em claro. Mas Sousa foi, no geral, coerente. Não marcou o penalty sobre Pizzi (eu possivelmente também não marcaria, mas eu não marcava metade dos penalties que são assinalados em Portugal, defendendo que o futebol é um jogo de contacto e arbitragens mais ao estilo inglesa) mas não marcou também falta na recuperação de bola que deu o golo do empate ao Benfica. Se nos quisesse prejudicar fá-lo-ia.

Uma coisa eu vos garanto, com Soares Dias não teríamos ganho no dragão. Aliás basta recordar como ele voltou atrás na sua decisão em Alvalade para anular um golo de João Félix (ou não "viu" o penalty sobre Pizzi, novamente ele) ou marcou um penalty sobre Bas Dost (mas não um parecido sobre Seferovic) no último derby.

EM todo o caso, este post vem apenas a propósito do jogo desta noite Feirense-Porto. É um sinal de grande intranquilidade do Porto ter tido que "convocar" Soares Dias para este jogo, no qual jogou contra o lanterna vermelha destacado. Soares Dias não desiludiu, com uma arbitragem discreta mas eficaz.

Quem quiser conhecer os dados OBJECTIVOS deste árbitro, para poder constatar se eu estou a ser justo ou, pelo contrário, parcial, pode consultar este post, no blog Influência Arbitral.



5 comentários:

  1. 100% de acordo. Com tudo.
    Por saber isso tudo, hoje estive atento à arbitragem do ASD. Se quiserem confirmem olhando o jogo outra vez.

    O Porto estava a perder 1-0, o que fez o chico esperto? Até ao 1º golo do Porto e depois até ao 2º golo, inclinou o campo. Especialista nisso.

    Não apitou algumas faltas contra o Porto e faltas iguais a favor eram todas marcadas. Era urgente marcar porque a equipa do Porto estava presa por arames, com problemas físicos. Eram visíveis.
    O Porto começou a atirar bolas para área até marcar o primeiro. Depois marcou o segundo. Depois ASD acalmou. Chico-esperto-filho-da-puta!!!
    Eu estava à espera que o Feirense empatasse no fim do jogo. Esteve quase. Seria épico!!

    ResponderEliminar
  2. O que se passou na feira foi mais do mesmo... Porto sempre que se apanha a perder fica ainda mais agressivo e ataccar arbitros como Artur Soares Dias apitam todos os toquezinhos para ser possível ao FCP bombear bolas para àrea e marcarem goolos em lances de bola parada, por norma como se fossem cantos curtos...
    Em todos esses lances existem agarrões, obstrucções dos jogadores do FCP é uma autêntica batalha campal onde vale tudo a favor do FCP arrancar olhos se for preciso e ao minimo toque de um atleta adversário a um atleta do FCP é marcado penalti!!

    É assim que eles tem ganho campeonatos nos últimos 30 anos, é por demais evidente que o atleta do Feirense no 2º golo do FCP obstruido e agarrado pelos atletas do FCP.

    O campeonato nacional está completamente desvirtuado desde quem desce de divisão até quem vai as competições Europeias e provavelmente o respectivo campeão nacional!!

    É a Liga mais corrupta do MUNDO sem sombra de dúvidas.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. É muito bem observado. Essa habilidade do ASD também não me passou despercebida Foi por isso que escrevi o poste. Ele é de facto discreto e manhoso Sabe bem o que deve fazer.
    E hoje, para compor o ramalhete, vamos ter o Capela, um árbitro imprevisível, sem critério, mentalmente instável. O futeluso é um circo, um pântano autêntico

    ResponderEliminar
  4. São mesmo parvos: habituados a terem os padres que querem esquecem-se dos verdadeiros amigos como Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, curiosamente ambus do Puerto...

    (1)
    https://www.publico.pt/2014/01/16/desporto/noticia/pinto-da-costa-e-o-classico-arbitragem-vergonhosa-1620007

    (2)
    https://expresso.pt/desporto/2016-04-30-Pinto-da-Costa-espera-que-Soares-Dias-nao-seja-nomeado-para-a-final-da-Taca

    (3)
    https://www.dn.pt/desporto/fc-porto/interior/pinto-da-costa-ataca-o-videoarbitro-artur-soares-dias-9072794.html

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.