segunda-feira, 7 de maio de 2012

Proença, o benfiquista



Pedro Proença, o árbitro, é um grande benfiquista e é por isso que o Porto tanto gosta dele.
Proença é, segundo se diz por aí, um dos melhores árbitros portugueses.
Eu diria de outra forma: Proença é um dos maiores expoentes da árbitragem portuguesa.
Proença, que este ano conseguiu afastar o Benfica do título, colocar o Sporting na final da Taça de Portugal e finalmente participar na festa de consagração do Porto, tem interessantes estatísticas.
Em 23 jogos que nos apitou, o Benfica conseguiu apenas 10 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Em jogos grandes (e conto aqui o Boavista no Bessa na época seguinte a ser campeão, assim como os jogos com o Braga nas últimas épocas), em 8 jogos com Proença a comandar, o Benfica tem o seguinte saldo: 1 vitória (contra o Braga na Luz), 4 empates e 3 derrotas (duas com o Porto e uma com o Sporting). Nesses 8 jogos Proença expulsou 4 jogadores do Benfica e assinalou 4 penalties contra a nossa equipa, deu um vermelho aos nossos adversários e não assinalou nenhum penalty a nosso favor. Em todos os 23 jogos, Proença só viu 3 penalties a nosso favor mas 7 contra. É curioso.
Já em relação ao Porto, o saldo é outro: 26 jogos, 14 vitórias, 11 empates e 1 (uma) derrota. Proença só viu 2 penalties contra o Porto mas 5 a favor. Em termos de vermelhos, Proença mostrou-o por 8 vezes aos adversários do Porto mas apenas 1 (uma) ao clube de Pinto da Costa. Em jogos grandes, Proença nunca deu um vermelho ou assinalou um penalty contra o Porto. Mais do que curioso, é admirável.
Pedro Proença é de facto um grande árbitro, talvez mesmo o melhor de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.