segunda-feira, 28 de maio de 2012

Não serão extremos a mais?

O Benfica joga, desde que Jorge Jesus chegou á Luz, com dois jogadores nos corredores (para além dos laterais). No primeiro ano, consegui-se um equilíbrio único nas "asas": o jogador rápido, explosivo e virtuoso que é Di Maria, tinha, como contraponto do lado oposto, um outro fora-de-série, capaz de interpretar os momentos defensivos e ofensivos da equipa, no sentido de lhe dar ora equilíbrio, ora profundidade. Trata-se obviamente de Ramirez cuja capacidade sempre admirei e que tem uma enomíssima quota parte de mérito quer nas vitórias desse ano quer na conquista da Champions pelo Chelsea esta época.
Com estes jogadores na equipa, sobretudo Ramirez mas também devido à velocidade e poder de antecipação de David Luiz, o Benfica podia jogar com apenas um jogador no meio campo defensivo, Javi Garcia, que tem uma enorme capacidade física e de choque.

No ano seguinte, a saída de Ramirez e Di Maria expôs mais as fragilidades do sistema do Benfica no meio campo, criando desequilíbrios evidentes. Que foram este ano corrigidos com a entrada de Witsel e a reorganização do meio campo.

O que faltou este ano foi um lateral esquerdo capaz de dar profundidade e segurança, um substituto de Maxi Pereira e um substituto de Witsel, que nalguns jogos se perceber não estar nas melhores condições físicas. Nas faixas laterais, existia abundância e o lugar que chegou a parecer cativo de Gaitan deixou um jogador explosivo e combativo como Nolito demasiadas vezes no banco. Aliás, com algumas nouances tácticas e técnicas, um certo ajustamento do sistema, até Rodrigo e Nélson Oliveira podem jogar nas faixas (e fizeram-no nalguns jogos) tal como Djaló. Até Emerson, no último jogo, ocupou a posição de extremo esquerdo. Em resumo, para o ataque não nos faltaram jogadores, mesmo considerando que Enzo Perez pouco jogou e saiu a meio da época.

Espanta-me portanto um pouco que o Benfica tendo já contratado um jogador, Ohla John, e aparentemente esteja ainda interessado em Sálvio. Em causa não está a respectiva qualidade, que parece evidente, mas a super abundância de jogadores para apenas dois lugares: John, Nolito, Bruno César, Djaló, sendo que ainda não é claro o destino de Perez e se fala na vinda de Sálvio. A isto acrescem ainda outros emprestados e os jogadores que, foi anunciado por Vieira, serão promovidos dos júniores aos séniores. Parecem-me jogadores a mais.

Por outro lado, para defesas laterais fala-se de Ansaldi, Rojo e Fábio (que afinal aparentemente já não virá) mas ainda nada se concretizou.

5 comentários:

  1. tb me quer parecer que são demasiadas entradas para só uma saída...

    ResponderEliminar
  2. E estava-me a esquecer do Melgarejo...

    ResponderEliminar
  3. Sim, a vinda de Salvio não seria essencial, visto que já adquirimos Ola John... Mas se vier, e se o seu preço rondar os 8-10 milhões de euros, creio que é um negócio apelativo e por isso, não devemos abdicar desta oportunidade que pode ser a última para acedermos à sua aquisição por valores acessíveis.
    Mas o que eu quero é um lateral esquerdo de qualidade... Mexam-se!

    ResponderEliminar
  4. Caro Frank, os bons nunca são demais, no entanto é preciso não descurar a questão dos defesas laterais.
    Além do mais haverá equipa B e podem jogar 2 com mais de 23 anos em cada jogo.
    Se o Jesus quer jogar como tem jogado, tipo rolo compressor, precisa de ter no mínimo 2 para cada lugar.

    PS. Ainda não "segues" o meu Blog!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. É verdade Manuel. Os jornais dizem que o Rojo estará perto do Benfica e o DN diz que o Emerson está de saída. Mas enfim é a época dos boatos pelo que não devemos dar demasiada importância ao que se escreve. Já sou "seguidor" do teu blog! Hás de me ver já lá na lista. Aqui no blog por outro lado, estás desde o início na "lista". Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.