terça-feira, 1 de maio de 2012

É inevitável falar de arbitragem

O previsível aconteceu mas não sem que o Benfica fosse de novo, mais do que prejudicado, insultado. Não vale sequer a pena recordar o que se passou e enunciar os lances. Mais uma vez eu pergunto a todos os que dizem não acreditar que os árbitros errem deliberadamente: é possível não ver aqueles lances? E como não é e as imagens das televisões inclusivamente mostram que o árbitro os viu perfeitamente, eu pergunto de seguida: é possível ter duas interpretações sobre aqueles lances? Lamento mas não é e aqui acaba (como aliás já tinha sido patente em Alvalade e em inúmeros jogos do Porto) qualquer dúvida sobre a intencionalidade dos árbitros em beneficiar o Porto e prejudicar o Benfica.
Sinceramente (eu sei que corro o risco de me tornar repetitivo mas tenho que o dizer) não me lembro, nem em Portugal nem noutro país de ver arbitragens tão escandalosa e continuadamente tendenciosas. A desvergonha é completa. Este campeonato é a maior farsa do futebol português. Ele demonstra que os árbitros não apenas podem fazer mas de facto fazem um campeão.
No Porto todos se riam. Eles próprios sabem que nada disto é sério e que a sua vitória tem pouco mérito. Mas o seu ódio ao Benfica é de tal ordem que na sua mentalidade tudo fica justificado. Mais do que uma vitória no campeonato, os portistas festejam o Benfica tê-lo perdido.
Com culpas próprias? Certamente - já o disse e farei em breve o meu balanço final da época, apontando o que considero terem sido falhas imperdoáveis que tornaram possível esta situação.
É indiscutível que se o Benfica tivesse entrado em Guimarães como devia e vencido esse jogo seria já muito difícil tirarem-nos o campeonato. Mas não o é menos que a partir daí, assim que sentiram a mínima fraqueza da nossa parte, os árbitros nos caíram em cima de uma forma que eu julgava possível apenas em países do terceiro mundo, onde a opinião é controlada e não há suficiente massa crítica para desmascarar situações de flagrante manipulação, como foi o caso deste ano.
Este campeonato é uma vergonha. O futebol português, vidé também o caso do União de Leiria, está a bater no fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.