terça-feira, 22 de maio de 2012

Modalidades - decisão basket é amanhã

Alguns internautas têm aqui deixado comentários no sentido de que aquilo que se passa no futebol se replica nas modalidades e mesmo nos escalões de formação do futebol. A saber: prejuízos arbitrais inexplicáveis a que se juntam falhanços das nossas equipas em momentos cruciais. Estes dois factores combinados estão a fazer com que nas competições extra-futebol profissional se verifique a mesma hegemonia portista e a mesma ausência de títulos. Naturalmente isto é muito negativo e abala o benfiquismo, ao passo que reforça a posição do clube do sistema.
Também aqui há que inverter a situação, apelando à identidade e valores benfiquistas. Os nossos atletas têm que ser apoiados pelas estruturas directivas (porque pelos adeptos já o são) e têm sobretudo que ser imbuídos de mentalidade competitiva e vencedora. Têm que, como disse antes, substituir o medo de falhar pela determinação e espírito de vitória.
Na formação o balanço foi misto, mas o Benfica tem que para o ano impôr o seu peso no sentido de que se não repitam situações de flagrantes atropelos não apenas à verdade desportiva mas aos valores mesmos do desporto. Aqui sim, há matéria para exigir à tutela - o Secretário de Estado do Desporto - que intervenha, no sentido que a formação não seja desde logo uma escola de vícios e um campo em que tudo é permitido. Mais do que o futebol profissional, esta é uma área de intervenção do Governo, na qual os saudáveis valores do desporto têm que ser respeitados, sob pena de se estarem a formar arruaceiros e não homens e desportistas.
No andebol a época foi negativa, não há como o esconder. No vóleibol a equipa falhou no momento da verdade e deve ser feita uma reflexão interna.
Mas no basquetebol e no hóquei as épocas estão a ser boas e têm tudo para ser coroadas de sucesso. Isto se percebermos que para ser vencedores temos que trabalhar mais do que o adversário e ser melhores. Isto se percebermos o que é o Benfica e não falharmos. E eu acredito que assim acontecerá e que se pode daí começar a edificar um novo ciclo de vitórias.
Quarta-feira a nossa equipa de basquetebol joga no pavilhão adversário o campeonato. Estaremos com eles em espírito, sabendo que já nos deram muitas alegrias no passado, sobretudo Carlos Lisboa, esse grande treinador e grande benfiquista, já nos deram alegrias esta época e que acreditamos neles para nos darem nova alegria amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.