sábado, 15 de fevereiro de 2020

Sem desculpa

O Benfica perdeu numa semana 6 pontos, teve duas derrotas e um empate (este para a Taça e com muita sorte) e poucos acreditam neste momento no título.

No futebol tudo muda numa semana. Ainda há não muito tempo, Sérgio Conceição colocava o seu lugar à disposição e falava-se de crise no Porto.

Há exactamente uma semana podíamos ter alcançado 10 pontos de vantagem e praticamente colocar um ponto final na questão do campeão. Mas acabámos por perder, depois veio a exibição medíocre em Famalicão e hoje nova derrota.

No entanto há muito a apontar, muitos erros, demasiados tiros nos pés. São tantos que até alimentam teorias da conspiração segundo as quais sempre que o Porto está à beira de cair numa crise profunda o Benfica trá-lo de volta à vida...

Foto Lusa


Os erros são visíveis. O primeiro prende-se com Samaris. Toda a gente sabe da importância do grego para a conquista do campeonato no ano passado. Foi simplesmente fundamental. É um jogador feito para os grandes jogos, que sente a camisola, tem fibra, não se intimida. É um jogador que conhece muito bem aquela posição e que assegura um enorme equilibrio à equipa.

Sem que ninguém percebesse porquê, Bruno Lage decide ostracizar o jogador depois do jogo com o Porto na Luz (no qual aliás já não jogou a segunda parte)... Esse é o primeiro erro que aliás é persistente.

Depois houve uma aposta insistente em dois avançados que não funcionavam, um dos quais já não está sequer no Benfica. Finalmente Vinícius impôs-se mas Lage continua a insistir em Seferovic que já se percebeu que não tem qualidade suficiente e que não acrescenta rigorosamente nada vindo do banco.

Há coisas que não se percebem. Tal como Samaris, Florentino também de um dia para o outro desapareceu completamente da equipa e nem opção é no banco na maioria das vezes. Simultaneamente vai-se contratar Weigel de quem ainda não se viu absolutamente nada que justificasse nem a contratação (20 milhões...) nem ter tirado o lugar a quem era titular. Isto para já nem falar do que aconteceu na Liga dos Campeões.

Repare-se, não estou a criticar opções pontuais, para as quais o treinador pode ter razões que nós desconhecemos. Estou a criticar opções que já mostraram não funcionar ou a insistência em excluir jogadores que já mostraram ter rendimento.

Como por exemplo as substituições no dragão e hoje. Como é possível tirar, hoje, Cervi para colocar o nulo Seferovic ou, nos dois jogos, colocar três pontas de lança e bombear bolas sem o mínimo perigo? É que nem meia jogada de perigo criámos no conjunto dos dois jogos...

Ver o Benfica jogar neste momento é penoso. A nossa defesa é um passador, o meio campo quase não existe e o ataque é ineficaz, vivendo apenas do génio de Rafa ou da eficácia (que hoje não existiu) de Vinícius.

Lage precisa rapidamente de arrepiar caminho das suas teimosias e concentrar-se mais no seu trabalho. Admiro o seu discurso positivo e a sua coerência e desportivismo, mas isso não chega nem pode substituir as ideias que são necessárias em termos futebolísticos. O futebol do Benfica carece neste momento de muita coisa, desde a segurança defensiva à criatividade atacante, passando pelo controlo do meio campo. E isso é responsabilidade do treinador.

Já agora, igualmente lamentável foi assitir aos comentários na Btv após o jogo. Segundo os comentadores, Lage explicou tudo muito bem e o Benfica realizou uma grande exibição... Confrangedor.


PS - Taarabt não é solução para o meio campo. É um bom jogador, que verticaliza bem e sai bem da pressão mas não pode jogar ali. Não é um jogador para um meio campo a dois. Não equilibra o meio campo.
PS 2 - Gabriel é um jogador absolutamente fundamental para o Benfica. A sua lesão, da qual obviamente todos esperamos que possa recuperar totalmente, tão cedo quanto possível, é uma notícia desastrosa para o Benfica. Até por isso, a entrada de Samaris é essencial e urgente.


10 comentários:

  1. e depois vemos jogadores a jogarem todos os jogos e os noventa minutos e de tão desgastados que estão nem metade fazem do que são capazes.

    depois vemos que num jogo em desvantagem a dez minutos do fim e só tínhamos feito uma substituição.

    neste momento não temos jogadores para a táctica que utilizamos, falta um segundo avançado, e por aquela posição já passou quase o plantel todo só deve faltar lá colocar o andre sendo que agora com o rafa ali abdicamos de ter o nosso melhor extremo para ter um jogador a maior parte das vezes perdido.

    a insistência em ferro, e os problemas dele não são só de agora, também pouco se entende é que o actual jardel mesmo com as suas limitações continua a ser melhor que ele.

    tirando o ruben, o cervi e por vezes o taarabt não temos ninguém que conquiste uma bola dividida ou uma segunda bola.

    ResponderEliminar
  2. Ver jogar o Benfica é uma dor de alma!
    Ninguém merece.

    ResponderEliminar
  3. Que grande treinador!
    Já estás na linha da frente para substituir o Lage.

    Confrangedor?
    Confrangedor é assistir a este chorrilho de bacoradas.
    Continua que estás no "bom caminho"!

    Vão mas é bugiar.
    Fulanos como tu não merecem nenhum respeito como Benfiquistas.
    Miseráveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os problemas estão mais do que à vista de todos, não é preciso ser treinador. O que não se entende é que o treinador que é pago para fazer o seu trabalho insista nos mesmos erros.

      Lições de benfiquismo não recebo, de ti nem de ninguém. Muitos kilómetros, muitos jogos, muitos anos de sócio, com um emblema que o comprova.

      Por isso não te preocupes com o meu caminho, preocupa-te contigo próprio. E se não gostas do que aqui é dito tens bom remédio, vai e não voltes.

      Eliminar
  4. Ou grão, ou és um grande avençado ou um grande anormal?!!!! Quem não é do Benfica é o pulha do ventoinha, que, pelo visto, quer dar mais um campeonato aos porcos falidos!!!

    Este treinador, estava bem na B. Muito maçarico, marreta, péssima leitura de jogo; um ano de treinador, bolas paradas zero, a defender e a atacar( balões do pizzi, como este merdas pode ser o capitão!!!!). Nunca vai ser grande treinador, num ano a jogar com os porcos aprendeu zero!!! Muita falta de humildade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És mesmo um rato... nojento!
      Avençada é a tua mãe e anormal é o teu pai que te talhou essas orelhas ordinárias de um burro que até insulta jogadores e treinaodr do Benfica!
      És outro miserável. Muda de clube.

      Eliminar
    2. Esqueceste-te do pulha do ventoinha!!! Quem insulta os verdadeiros benfiquistas é a merda de capitão que temos, um corpo sem alma, como dizia meu querido pai, um merdas que em seis anos de Benfica, só com Jorge Jesus correu, porque sabia que ia para o banco se não fizesse, não me lembro de uma grande exibição num jogo a sério, por norma, desaparece em quase todos. Só mesmo um anormal como tu, que nunca deve ter visto Coluna, para defender um merdas. Até, Nené, que era criticado por não sujar os calções, ao pé deste merdas era um senhor!!! Sabes lá o que é o Benfica ou anormal, os jogadores do Benfica eram conhecidos por comer a relva, eram os diabos vermelhos. Até o Taarabt deu uma lição de espírito de sacrifício, luta e garra ao merdas do pizzi. Mas infelizmente o que não falta é milhares, ou mesmo, milhões de anormais como tu a defender este merdas. E o pulha do ventoinha que deve ser tão benfiquista, como eu sou dos porcos. E estes, sim, são filhos da puta, muitos, mas lutam, e dão tudo, ao contrário do teu capitão de merda!!!! E o maçarico do Lage já jogou 4 vezes contra eles e não aprende nada, para cúmulo, no último jogo tira um dos poucos jogadores com garra que temos, o Cervi!!!

      Eliminar
  5. Por acaso tudo isto é muito engraçado, mas sem piada nenhuma.
    Todos os destractores andam escondidos a época inteira e à minima quebra aí estão eles a malhar forte e feio.

    Eu não dou lições de Benfiquismo a ninguém. Se te sentes uma virgem ofendida, paciência. O que eu tenho é a obrigação como Benfiquista de denunciar e demonstrar a constante inconsciência de um grupo de adeptos que pensam que têm o direito de malhar sem dó nem piedade em quem lhes proporciona vitórias sobre vitórias...

    Eh pá, e essas observações sobre o Weigl são mesmo de um fulano que não percebe nada de bola. Mas enfim... despeja lá as tuas frustrações que o Benfica vai aguentando tudo... até um dia em que tu e muitos como tu, comecem a torcer as orelhas por este tipo de miseráveis posturas.

    ResponderEliminar
  6. Não é "destractores" mas sim detractores.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.