terça-feira, 27 de abril de 2021

Há 40 anos que é a mesma coisa

 Pinto da Costa celebrou recentemente 40 anos de presidência do FC Porto.

E a forma de o assinalar não podia ser mais apropriada: insultos, árbitros rodeados, agressões.

É assim há 40 anos. Vale tudo.

As estórias são mais do que muitas. Em tempos fiz aqui uma resenha de vários desses eventos. A coisa chega a tal ponto que o líder da claque até se permitiu escrever (ou alguém por ele) um livro a gabar-se das suas agressões e crimes diversos.

Há 40 anos que é assim. Com impunidade, com a conivência de polícias, juízes, políticos e a "justiça" desportiva.

Vale tudo, desde bater e ameaçar até dar conselhos matrimoniais e oferecer viagens, fruta e café com leite a árbitros.

Mesmo na Europa há cenas destas, lamentáveis, que envergonham o país. Com o Chelsea foi o que se viu. Até os ingleses, normalmente algo ingénuos nestas matérias, denunciaram este comportamento vergonhoso.

Os comentadores dizem que o Porto foi prejudicado pela arbitragem contra o Moreirense. Não tenho opinião nem quero ter. Mas isto - e o comportamento de Amorim e Viana em Braga (assim como o escandaloso caso Palhinha) - mostram que do outro lado também já se mexem - e muito - neste tabuleiro.

8 comentários:

  1. com o silencio, conivente e ensurdecedor, nestes últimos vinte anos de quem esta à frente do clube.

    por falar em silencios os da comunicação social que fala agora amanha já esqueceu e a seguir passa uma esponja como se nunca tivesse acontecido e depois já estão a fazer elogios a toda uma cultura dizem eles aguerrida.
    apanham porque querem devem ter todos síndroma de estocolmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É totalmente verdade. Este apenas mais um caso - e nem sempre é o pior. Começou há décadas. Veja-se aqui https://youtu.be/zDDrMx9LTWM.
      Cenas absolutamente inaceitáveis, inacreditáveis.
      Aqui foram dois jornalistas da Antena 1 para as urgências: Um+jornalista+e+um+t%C3%A9cnico+de+r%C3%A1dio+agredidos+%C3%A0+sa%C3%ADda+do+Est%C3%A1dio+do+Drag%C3%A3o https://www.publico.pt/2013/05/12/desporto/noticia/um-jornalista-e-um-tecnico-de-radio-agredidos-a-saida-do-estadio-do-dragao-1594141
      Outro caso, a agressão a Valdemar Duarte nas barbas de Pinto da Costa: https://expresso.pt/desporto/elementos-do-fc-porto-agrediram-jornalista-da-tvi=f690915
      Fora inúmeros outros casos que não chegam a tanto ou em que os agredidos nada dizem por medo ou vergonha.
      É mau demais.

      Eliminar
    2. isto já é à muito penso que o primeiro foi o carlos pinhão em espinho, esse não se calou.
      mas depois a bola fez a vontade ao corrupto e passou só a destacar jornalistas da delegação norte para os encontros deles que era o que eles queriam.
      a partir dai foi um ver se te avias.

      Eliminar
  2. É a camorra à Puorto. Enquanto os dirigentes do Sport Lisboa e Benfica dormiam na forma (não, não queremos que o nosso clube jogue no jogo rasteiro e nojento do CRAC; só queremos que os nossos dirigentes não se deixem comer e não sejam coniventes, com prejuízo do SLB), criaram uma clientela fidelíssima, montaram uma vasta rede de influências na cs e nos centros de decisão do futebol/desporto nacional, estabeleceram uma forte rede de ligações e influências nas forças policiais e nos tribunais. Atuando com a eficiência de uma estrutura bem montada e melhor oleada, estes correligionários dedicam-se a branquear e a encobrir todas as tranquibérnias que o clube da fruta arquiteta. E assim têm somado títulos e troféus no futebol - e noutras modalidades, não esquecer.

    ResponderEliminar
  3. A situação caótica a que chegou o futebol em Portugal e que se iniciou há 40 anos, tem dois ou três agentes:

    - pedroto

    - peidoso

    - comunicação social

    Estes últimos, levam no focinho por culpa própria, por erros ingénuos? que ao longo destes 40 anos, deixaram passar.

    O peidoso, arrotava, colocavam-lhe o microfone frente à cloaca!
    O peidoso tossia, corriam a gravar a sua catarreira!
    O peidoso bufava-se ligavam logo os canais para dar eco ao perfume!

    Fina ironia, diziam! Riam, achavam graça, mostravam ao mundo a genialidade do tratante que juntamente com o criminoso pedroto atirava em todas as direcções... Mas tudo foi identificado como: FINA IRONIA!|

    E tal como uma criança que faz uma maldade e todos se riem sente mais força para continuar nas suas diabruras, também o peidoso foi avançando com a conivência duma comunicação social acéfala, vendida, tendênciosa e sobretudo muito impreparada!
    Agora levam no focinho? Queriam o quê? Nunca tiveram a coragem ou não quiseram mesmo por conveniências próprias desmascarar as situações e tantas foram, que perderam a mão!
    A comunicação social não sendo a primeira culpada, tem uma grande quota parte de responsabilidades e culpas pelo que se está a passar!
    Não defendo a violência seja lá porque motivo for, mas os jornalistas andaram anos a semear os ventos que agora viraram nesta tempestade violenta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ..........e nos últimos 20 anos qual tem sido a postura de LFV????

      Eliminar
  4. "Os comentadores dizem que o Porto foi prejudicado pela arbitragem contra o Moreirense. Não tenho opinião nem quero ter."
    Por aqui se vê como não és isento. Dá-se mais atenção às imagens do reporter do que à arbitragem deploravel do Hugo Miguel. Até o Duarte Gomes que é Benfiquista diz que existem dois penalties e favor do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tu próprio citas, eu disse à partida que não queria sequer pronunciar-me sobre os casos do jogo. Portanto não é agora que vou mudar de postura porque que o Duarte Gomes disse que era ou deixava de ser penalty.
      Em relação ao Duarte Gomes, o que me lembro muito bem é de um jogo na Luz em que marca um penalty contra o Benfica depois do Jardel (o ponta de lança, então no Sporting) se atirar para o chão SEM TER NINGUÉM AO SEU LADO.
      E de ter expulso um jogador do Benfica (Andrade) que foi pontapeado pelo Hugo Viana nas partes baixas. Foi a arbitragem mais escandalosa que alguma vez vi na Luz e das piores do futebol português. Essa arbitragem custou muito provavelmente um campeonato ao Benfica.
      Se o Duarte Gomes é benfiquista é da escola Pedro Proença.
      Mas não pode valer tudo. Nesse jogo eu e muitos outros adeptos do Benfica estávamos perto do presidente do Sporting e estávamos revoltados mas ninguém lhe foi tentar bater.
      Há limites. É isso que acho que vocês não entendem.
      Claro que dou mais atenção às imagens do que à arbitragem. Se as arbitragens fossem razão para agredir pessoas, vocês tinham que levar na tromba semana sim, semana não.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.