domingo, 7 de maio de 2023

Justiça em jogo "estranho"

 O campeonato aproxima-se do final, a tensão sobe, os nervos aumentam, todos se acham prejudicados e proliferam as teorias da conspiração.

A primeira surgiu com a ausência de Al-musrati, um dos dois melhores jogadores do Braga. Alguns viram nisso uma conspiração para beneficiar o Benfica, sugerindo que o líbio não estava verdadeiramente lesionado. Mas aquilo que se passou em campo desmentiu por completo essa teoria, desmantelou até, diria, e foi, isso sim algo insólito. 

Comecemos pelos pretensos penaltis. Ricardo Horta, que alegadamente é benfiquista, fez uma simulação clara e tentou ainda cavar outro penalty no lance com Grimaldo. As imagens demonstram que não há qualquer falta: Grimaldo faz um carrinho ao lado do jogador do Braga e este cai (ou deixa-se cair) após tocar com o pé na coxa de Grimaldo. Mesmo que Grimaldo o tivesse atingido (que não atingiu) e a menos que o tivesse "arrancado pela raiz", para mim nunca seria penalty, pois claramente a bola está noutra zona do terreno e o duelo não tem a mínima influência no desenrolar da jogada. Só em Portugal é que se marcam "penaltis" deste género (e regra geral para o Porto). Desafio qualquer leitor a encontrar uma única situação em que eu tenha reclamado penalty a nosso favor num lance deste tipo, em que a bola não está sequer em disputa.

Quer esta situação quer a mais descarada simulação de Horta no lance com Rafa, são parte de um padrão de comportamento e desmentem por completo a ideia do "facilitar". Mas se isto já é feio e pouco desportivo, há algo ainda mais estranho e insólito: o Braga a perder tempo desde o início e a fazer anti-jogo. Vamos ver se nos entendemos: ganhando o jogo, o Braga tinha uma chance real de ser campeão ou pelo menos ficar em segundo e garantir o acesso directo à Liga dos Campeões. Empatando, ficava praticamente certo no 3° lugar. No entanto parece relativamente evidente que o Braga jogou para o empate.

Uma equipa que quer vencer não começa a perder tempo desde o primeiro minuto de jogo. Não entra na segunda parte, com o jogo 0-0 exactamente com a mesma atitude e inclusivamente a continuar a perder tempo. Já bem dentro da segunda parte, Yuri Medeiros sai lentamente e pela lateral mais distante para continuar a perder tempo. 

Isto dá que pensar. Se o Braga estava a jogar para um resultado que não lhe interessava é porque estava a jogar para um resultado que interessava a uma terceira equipa. 

A ideia defendida por Artur Jorge de que queria "aguentar" o Benfica até pode fazer algum sentido, mas apenas nos primeiros minutos. Continuar na mesma já bem dentro da segunda parte não tem cabimento. Pelo menos na aparência. Talvez existissem outros factores que desconheço e que expliquem esta atitude. 

Seja como for, o que aconteceu é um forte sinal de alerta para Portimão, onde novamente a atitude terá de ser ganhar, sim ou sim, sem contemplações ou facilitismos, mas também com mais frieza no momento de finalizar as jogadas.

Quanto ao jogo em si, não teve uma grande história. O domínio do Benfica foi avassalador. Merecíamos mais sorte, mas também poderíamos ter decidido melhor nalguns momentos. Se assim tivesse acontecido a vitória poderia ter sido bastante folgada. Neres foi o mais esclarecido nesse aspecto. João Mário também ofereceu algumas boas bolas, mas Ramos e o próprio Rafa, apesar do importantíssimo golo, estiveram perdulários. 

A vitória não merece a mais pequena contestação e os aspectos mais positivos a destacar foram a excelente condição física demonstrada pela equipa e o facto de não ter deixado de forçar mesmo quando a bola parecia não querer entrar. Houve sempre crença e atitude.

Gostei muito das exibições de quase todos os jogadores mas particularmente de João Neves e de Aurnes, além de Neres.

Em relação à arbitragem, pondo de lado as fantasias dos braguistas que me parecem, mais do que qualquer outra coisa, uma tentativa de desviar atenções, o que eu vi foi dualidade de critérios na amostragem de amarelos e nas faltas, sempre em nosso prejuízo. O mais grave foi o caso de Otamendi: o argentino e o jogador do Braga entram ambos na bola da mesma forma, o árbitro faz o sinal disso mesmo e depois... marca falta contra nós e dá amarelo a Otamendi. Não houve casos gritantes (a mão do defesa do Braga é inadvertida e há um lance com Ramos na área do Braga que não me parece suficiente para penalty) mas houve quase uma parte de prolongamento a seguir aos 90 minutos. Um flagrante contraste com o que se passou há uma semana no Dragão. Se o jogo estivesse empatado certamente não seria assim. Mas siga. 

Agora é ir a Portimão com a mesma atitude e muitas cautelas com as armadilhas que nos vão colocar porque eles andem aí

 

 

PS: da mesma forma que creio que por vezes é preciso uma boa assobiadela para os jogadores acordarem, hoje considero que era daqueles jogos em que das bancadas devia vir um apoio constante e sonoro e foi exactamente isso que aconteceu. O público esteve excelente, ao nível da equipa. Apoiaram-se mutuamente.  


PS2: António Salvador esteve ao seu nível habitual - rasteiro, rasteirinho. Aquele gesto pode ter sido para agradar aos seus adeptos, mas parece-me que, mais ainda do que isso, foi para Pinto ver. Não passa de um ordinário.

15 comentários:

  1. Bom dia

    Sou sportinguista e, naturalmente, não tenho nenhum tipo de simpatia quer por Benfica, quer por Porto. Não tenho preferência por nenhum a ganhar o campeonato. Este ano, excepcionalmente, espero que seja o seu clube a ganhá-lo. Porque a forma de estar do Porto não é a adequada para se estar no desporto (nem sequer na vida). A serem vocês, serão justos campeões porque, para além de serem mais constantes ao longo do campeonato, foram os que praticaram bom futebol.

    Saudações Leoninas
    AS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, caro AS.
      Isso é comentário de quem realmente gosta de desporto.

      Acredito que a vitória do Benfica não lhe dê gozo… mas ao menos defende o futebol.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo comentário. Um abraço e saudações desportivas

      Eliminar
  2. Vou repetir o comentário que tentei deixar na página do Coluna.

    "Feliz e sobretudo aliviado com o resultado, mas... 20 (3 à baliza) para 5 (0 à baliza) em remates; mais (quase) 60% para (cerca de) 40% em posse de bola; 7 para 1 em cantos; 42 acções na área adversária vs. 9; e expected goals de 3,2 para 0,7; têm que se materializar em mais do que um "magro" 1 a 0. Não está em causa o nosso domínio, que chegou a ser avassalador e asfixiante, está sim em causa a nossa ineficácia e mesmo alguma falta de capacidade de decisão. Devíamos tê-los "esmagado" no resultado final.

    Em todo o caso, como não sou "muito esquisito", só me (nos) propuserem mais dois jogos com números praticamente idênticos aos de ontem, "assino por baixo". Então se forem três, mandem já o NIB que eu também "compro".

    Força Benfica! Acreditem!"

    Agora quanto aos incentivos do Braga para jogar como jogou, assim de repente lembro-me de quinhentos mil incentivos. Mais a sério, o Braga jogou o que o Benfica deixou, que foi praticamente nada, no entanto volto à primeira parte do comentário, foi demasiado futebol e domínio para pouco resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Concordo, o Braga jogou o que o Benfica (não) deixou, mas não foi o Benfica que os obrigou a perder tempo. Também não se viu qualquer tentativa estratégica por parte deles de alterar o curso do jogo, a não ser quando se viram a perder. Até ao empate estavam satisfeitos - e isso é que é inexplicável.

      Eliminar
  3. Primeiro foi um bom jogo de futebol entre duas equipas que queriam ganhar o jogo, o penalti não existe, agora a cotovelada do Neves para mim é amarelo logo expulsão por ser o segundo, não gostei da entrada manhosa do Jonas Mario ao redes, corta o ritmo de jogo quando o Braga ia com tudo para chegar ao empate, 10 minutos o jogo parado, não gostei nem gosto das imagens da Btv dos lances polémicos, não mostra nem repete se for contra o Benfica, não gostei do elemento da equipa técnica esconder a bola, como se fosse equipa da terceira divisão a fazer anti jogo barato, depois o sussurinho dos bancos, afinal não é só o Porto, não gosto de andarem a vender a imagem que o Braga queria ganhar para tentar que o Porto fosse campeão, não senhor o Braga se ganha podia aspirar ao título, bastava perder com o Sporting e o Porto perdesse em Famalicão por exemplo, o segundo lugar dá 50 milhões o prémio de campeão do Porto dá bónus de 500 mil euros, por isso não faz sentido, eu como Portista já disse que este ano era do Benfica, só o Benfica pode perder o campeonato sejamos sérios uma vez na vida e o tal árbitro Portista de tão fraquinho ser vai apitar as meias da Champions entre Real Madrid e City, bom domingo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o lance do Neves, vê a forma como o Racic é que entra a tentar matar. Saiu-lhe pal culatra.
      Aliás... a partir da parte final do 1º tempo, o João Neves foi o alvo a abater pelos cobardes, já que viram que era o miúdo de 18 anos a alavancar o futebol do futuro Campeão (justíssimo)!

      Eliminar
    2. Se a BTV não mostra os lances duvidosos várias vezes e de vários ângulos, vitória justa sobre o Braga e no título..

      Eliminar
  4. quanto ás teorias da conspiração quando é ao contrario também as fazemos.
    não penso que a atitude deles tenha sido para agradar a alguém se fosse tinham perdido em casa em vez de empatar fazia tanta ou mais diferença.
    a postura tem a ver com a mentalidade da maioria dos treinadores nacionais só arriscam quando a isso são obrigados.

    muito bem o neves e o aursnes este numa posição para a qual nem tem as características que são necessitarias.
    continuamos com imensas dificuldades em conseguir criar oportunidades contra equipas que defendem muito, muitas más definições dos lances e quando definimos bem finalizamos mal ou nem finalizamos como aquele lance do gonçalo ramos.

    mais uma vez o roger mal nas substituições muito tarde as ultimas e curtas com joão mario nas lonas, chiquinho idem, neves condicionado e aursnes sem quem o apoiasse e já desgastado ficando mais a nu os seus defeitos na posição tinha de fazer entrar o gilberto e adiantar o aursnes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que tenhamos criado poucas oportunidades. Tivemos é pouca frieza no momento de definir. Claro que contra uma equipa muito fechada é mais difícil encontrar espaços e assim oportunidades claras. Mas até as criámos através da forte dinâmica que impusemos, apesar da atitude do Braga e das constantes perdas de tempo e tentativas de cortar o ritmo de jogo.
      É natural que no final do jogo houvesse vários jogadores cansados mas também não é possível substituir todos. Eu também considerei que deveria ter entrado o Gilberto, mas a entrada do Florentino contribuiu para fechar um pouco aquele flanco.
      O que eu sei é que o Braga não perdia há vários jogos e foi completamente manifestado e vulgarizado.
      Agora há que apontar baterias a Portimão. Se fizermos um jogo parecido seguramente marcaremos mais golos.

      Eliminar
    2. Manietado e não "manifestado"

      Eliminar
    3. E o Chiquinho Conde vc gostou do jogo dele caro amigo?

      Eliminar
    4. oportunidades só tivemos cinco, e numa delas nem rematamos.
      o que tivemos, e temos tido já à vários jogos, são muitas possibilidades de criar oportunidades mas que depois por má definição no ultimo passe e muita indecisão, cerimonia, na finalização não conseguimos traduzir essas hipóteses em reais oportunidades.

      claro que não é possível substituir todos os que estão cansados, mas isso só seria um argumento quando tivéssemos esgotado as substituições só que não, ficaram duas substituições por realizar quase metade das que podes fazer.
      pois só que manietado e vulgarizado, não são palavras minhas, podia ter empatado o jogo onde teve a sua única oportunidade precisamente por explorarem o lado que toda a gente conseguia ver, menos o treinador que só viu depois dessa oportunidade, que estava débil pelo desgaste acumulado e até nem sei se não fosse o amarelo ao joão mario ele não o tinha substituído.

      Eliminar
  5. Estatísticas:

    58-42 em posse de bola
    Golos esperados 3.16 / 0.65
    Remates 20 / 5
    Enquadrados 3 / 0
    Aos ferros 1/0
    Dentro da área de penalti 13 / 3
    Ocasiões flagrantes 5 / 1
    Cantos 7 / 1

    Domínio esmagador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais me ajudas com essas estatísticas.
      com o domínio que tivemos as estatísticas indicam que era expectável marcar por tres vezes mas para marcar isso terias de ter pelo menos oito oportunidades e só tivemos cinco, sendo que uma delas nem sequer rematamos.
      e só tens tres remates enquadrados um deles nem oportunidade foi, foi um remate sem grande perigo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.