terça-feira, 23 de maio de 2023

"Como é que o Santa Clara pode parar o Benfica?"

Ouvi hoje nalguns canais perguntas do estilo: "como pode o Santa Clara parar o Benfica?", "como deve o Santa Clara jogar?" ou "o que esperas do Santa Clara?". Já sobre o Guimarães não ouvi muita coisa, excepto que se perder por 11-0 (!!), o Benfica poderá, em caso de empate, perder o título ou ter de jogar uma finalíssima com o Porto. "No futebol já vi de tudo"; "tudo é possível no futebol", asseveram.

Certíssimo. O que aparentemente não é possível, nem merece ser considerado é a possibilidade do Guimarães empatar ou vencer no Porto. Isso pelos vistos já não é futebol, nem é tema "como deverá o Guimarães jogar" ou que obrigação tem o Guimarães por respeito para com a verdade desportiva.

Enfim, mais um exemplo da comunicação social amestrada, submissa e temerosa em relação ao Porto. Eu percebo. Os árbitros e suas famílias já foram ameaçados, jornalistas foram múltiplas vezes agredidos no dragão ao longo destas décadas (o Valdemar Duarte, por exemplo, entre muitos, muitos outros, incluindo por capangas de Pinto de Costa), a família do treinador do Porto foi atacada quando saía de carro do estádio e o ano passado até a festejar o título mataram um dos seus ao murro, pontapé e facadas, 16 ou 18. Tudo bons rapazes. Há pois razões objetivas para ter medo. Mas isto é o contrário do que deve ser o desporto.

O futebol português vive um ambiente de medo, bafiento. Os árbitros, que tantas vezes criticamos, se calhar são tanto ou talvez até mais vítimas do que quaisquer outros (ver os ataques aos talhos de um árbitro, as "visitas de cortesia" dos dragões ao centro de estágios, as ameaças de Luís Gonçalves todas as semanas). Alguém que ponha mão nisto. Ao fim de 40 anos se calhar já é tempo. 

19 comentários:

  1. Questões muito bem levantadas. Porém, quando assistimos aos diversos programas de debate desportivo na televisão e não vemos os próprios comentadores benfiquistas não levantar estas mesmas questões, limitando-se a defenderem-se dos ataques dos outros qual pugilista encostado às cordas, ficam exasperados por lhes faltar capacidade de os contrariar, já não me admira que a comunicação social cobarde coloque o foco no Santa Clara e despreze totalmente o Guimarães como facto consumado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Os comentadores do Benfica são reactivos e em geral procuram ser objetivos e honestos. Justos, em suma. Como os outros são fanáticos, caceteiros e muitas vezes (ou quase sempre) desonestos, os nossos estão sempre à defesa e em desvantagem.
      Mas caramba, já chega de serem tão anjinhos.
      Uma excepção foi o Diamantino em relação à estória do treinador Adjunto do Casa Pia e à narrativa de que ele é que tinha provocado, um autêntico atirar de areia para os olhos por parte da inqualificável comunicação do clube de futebol do Porto. Diamantino pôs os pontos nos is : não é propriamente fácil ou credível que um treinador de um clube pequeno vá para o estádio do dragão pôr-se a provocar toda a gente. Num ambiente hostil e agressivo como aquele, diria mesmo que é impossível. Mas eles fazem de todos nós parvos e os média comem tudo que sai dali sem o mínimo questionar. É ver as conferências de imprensa, os jornalistas estão ali com muito respeitinho, para não dizer medo. Até um presidente (Varandas) ali foi ameaçado, insultado e roubado! E no fim não se passou nada. É mau demais para ser verdade, mas infelizmente é a realidade acontece há 40 anos.

      Eliminar
  2. Nao costumo ligar e assistir a programas inimigos do Benfica porque isso e de uma podridao incrivel o Frank analizou e muito bem so se preocupam como o ST Clara como pode travar o Benfica mas nao se preocupam como o Guimaraes como travar o fcp, este ninguem o trava se for preciso o porto marcar 11 golos marca mesmo porque o Taremi vai passar o jopgo todinho caido no chao de 5 em cinco minutos esta a cavar um penaltie, e ninguem poe cobro a merda assassina que grassa no futebol portugues por este caminho nao leva muitos anos o Porto esta a jogar sozinho porque tirando o Benfica os outros tambem se vao aborrecer e ninguem do governo poe cobro a tanta maldade da trupe porquista todos o temem mas acaso eles tem algum missil escondido na torre das antas para que todos o temem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu diria que não é impossível que marquem 5 ou 6 penaltis se isso fosse necessário. Vergonha não têm nenhuma e a receio de consequências também não, tal é a impunidade. Mas o Benfica vai ganhar o seu jogo.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Frank, você tem toda a razão no que escreve. Nós vivemos num país de corruptos, gatunos e gente manhosa e mentirosa, nós tivemos exemplo numa coisa chamada CPI. Mas essa gente que habita aquele edifício e come do nosso dinheiro, nem querem saber, até temos nas estruturas máximas do Futebol português gente do Apito Dourado e na Liga esse não vale a pena que toda a gente sabe como ele lá chegou. Isto já dura tempo demais, a Liga Portuguesa é uma autêntica farsa, tem os seus cartilheiros muito bem colocados prontos para atuar assim que recebam ordem da Torre das Antas para tentar sujar o que é limpo, (caso do 2.º golo do SLB em alvalade) e limpar o que é sujo, (caso dos penaltis em Famalicão). Há um "intelectual2 madeirense que opina num jornal, que nos bons tempos era denominado A Bíblia, hoje já nem o leio faz 10 anos em Outubro, esse senhor é nojento e faccioso, pura e simplesmente o ignoro. noutros lixos denominados jornais desportivos, nem para as capas olho. Canais TV, não perco tempo. Os canais de desporto pago esses está fora de questão, eles nem respeito têm para os seus assinantes, manipulam imagem e mentem de forma descarada.
    Portanto o nosso glorioso SLB, por ser o maior Clube Português, os anti odeiam-nos. Mas continuamos GRANDE, ENORME. Dá-me um imensa alegria quando vejo os anti a espumarem e lançar perdigotos pela boca quando o BENFICA ganha, não é verdade Libelinha Lopes? Todos eles falam como o Santa Clara deve jogar para neutralizar o Benfica, etc. etc. e tal, mas eles do Guimarães não falam. Enfim, nascemos para adeptos de um Clube ENORME, isso me envaidece. Rumo ao 38. 1 Abraço

    ResponderEliminar
  4. Com malas de dinheiro aos rodos e jogadores emprestados para subirem rapidamente...

    ResponderEliminar
  5. Hoje, a notícia nesse canal é a de que o FCP anda a preparar, mas secretamente, junto com as entidades responsáveis da cidade a festa, para o caso de ainda virem a ser campeões. É claro que deve ser tudo mentira, não passa de mais uma subserviência desse canal e dos seus jornalistas á corrupção do norte e contra o Benfica. Era bem feita que o Guimarães lá fosse ganhar para ver qual seria depois o discurso.

    ResponderEliminar
  6. Foi preciso o Fernando Mendes, que até é lagarto, levantar a lebre: "então e o Guimarães?" ninguém fala! O nojo do Guerra ficou calado e o Vítor Pinto até ficou branco e depois deu uma explicação de m..da para o assunto.Parabens de um benfiquista para um sportinguista (muito bem Fernando Mendes) e o assunto morreu logo ali.

    ResponderEliminar
  7. Como é que o Benfica pode parar o Santa Clara? Não sei mesmo, mas aos 93 minutos está 3 a 0.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Frank. E parabéns para todos os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns a todos Benfiquistas pelo título conquistado com justiça e mérito parabéns
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, espero que as palavras tenham sido sinceras. Obviamente terão sido emocionadas, mas essa é a "cruz" de todos os adeptos sofredores.

      Eliminar
    2. Claro que são, somos rivais não somos inimigos nem estamos numa guerra, um pilar básico do desporto é que não se pode ganhar sempre, os outros também jogam, por muito que os fanáticos nos tentem convencer do contrário seja por avença seja por fanatismo, cumprimentos..

      Eliminar
    3. Boa atitude. Sim, o fanatismo cega as pessoas. Obrigado e saudações desportivas.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.