terça-feira, 6 de junho de 2023

Campeões no futebol, nas finais em modalidades

O Benfica é campeão nacional, com todo o mérito e justiça. Nos últimos jogos a equipa não tremeu nem fraquejou. A vantagem adquirida nos primeiros dois terços do campeonato provou-se decisiva, permitindo chegar ao final da prova em primeiro, apesar dos percalços sofridos em Abril. Na fase final do campeonato, o jogo com o Braga mostrou-se decisivo, porque trouxe tranquilidade, sobretudo para o jogo de Alvalade. A exibição em Portimão foi a prova de que o campeão estava de volta. Se a conquista não merece a mais pequena contestação, há porém que perceber o que correu menos bem e há que reforçar a equipa para a próxima época. Apesar da excelente surpresa que foi João Neves, considero que necessitamos de um centro campista. Há também a difícil substituição de Grimaldo, um jogador que dava uma enorme dinâmica atacante e além disso ainda marcava golos, incluindo de livre. E se Gilberto sair (e na fase final da época o brasileiro não conseguiu responder às necessidades da equipa) também será necessário encontrar uma solução. De resto eu não mexeria muito. Mas se a época foi de sucesso no futebol (a participação na Liga dos Campeões foi muito boa também), nas modalidades também estamos bem posicionados para mais títulos. Para já no Voleibol (cuja época termina mais cedo), vencemos o campeonato e a Taça de Portugal. Mas depois nas outras, com excepção do Andebol, estamos na final em todas - e curiosamente sempre com o Sporting como adversário. No hóquei em patins eliminámos o Porto ontem. O factor casa foi decisivo. Vencemos os 3 jogos em casa e perdemos os dois fora. Também foi muito importante esmagar o Porto no primeiro jogo, com um impressionante 5-0. Vamos jogar na final contra o Sporting que não teve dificuldade em eliminar o Óquei de Barcelos (3-0). No Basquetebol, a final já começou e vencemos o primeiro jogo, em casa, num jogo electrizante: a cerca de 1 minuto parao fim tínhamos o jogo praticamente ganho, a 3.7 segundos do fim estávamos a perder e no último fôlego conseguimos a vitória. Mas até por aqui se viu que as coisas não serão fáceis. E por fim temos o Futsal, onde o Sporting de 2010 para cá é em geral favorito. O Benfica chegou a estar em risco de ser eliminado na meia final ao perder o primeiro jogo, em casa, contra o Braga. Mas lá corrigiu e venceu os dois jogos seguintes, apurando-se para a final. Nos últimos anos o Benfica não tem tido muita sorte e por vezes foi perdulário. A derrota nas meias finais da Liga dos Campeões do ano passado foi uma coisa algo inexplicável. Depois de estarmos a ganhar por 3-0 deixamos o Barcelona dar a volta ao jogo e perdemos a 17 segundos do fim! O Barcelona viria a vencer o Sporting na final por uns claros 4-0. Este ano perdemos novamente na meia final, num jogo estranho com o Palma que depois viria a vencer também o Sporting numa final também algo estranha. Esperemos que desta vez tenhamos mais sorte.

3 comentários:

  1. mas tem de existir uma reflexão de como o equipa que com dez pontos de vantagem a oito jornadas do fim acabou por só conseguir selar o campeonato na ultima jornada.

    o gilberto é o jogador de todos os que falas, e daqueles que eu acho que ainda são necessários, o mais fácil de substituir porque não é preciso ser por um titular indiscutível mas por alguém que possa substituir o titular a amiúde.

    falta ainda um guarda redes para ser concorrência ao odysseas, eu até preferia melhor que ele, falta um jogador para substituir o draxler para ser alternativa aos titulares e alguém com as características do guedes, para o substituir se não for possível renovar o empréstimo.

    no resto ainda é muito cedo para balanços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leno, Meslier, Bento - tres GR melhores que Ody e que sriam certamente mais valias.
      Precisamos de um lateral direito e de pelo menos um lateral esquerdo.
      Para a frente, temos 3 frentes de ataque (Di Maria, Felix por emprestimo e Kamada) veremos como correm esses negocios... e fala-se em Renato (por emprestimo) e isso iria dar mais liberdade para o Kokcu poder subir no terreno.
      A alternativa ao Guedes sera o Gouveia

      Eliminar
    2. sim realmente o gouveia, que é um jogador interessante mas que até agora ainda não demonstrou ser mais do que isso, tem mesmo tudo a ver com o guedes quer em qualidade experiência e sobretudo posição um é um segundo avançado que pode jogar pelas alas o outro é um extremo que o treinador pouco demonstrou ter extremos no plantel.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.