Uma equipa que necessita de vencer não pode sofrer um golo aos 3 minutos na primeira vez que o adversário faz um ataque.
O golo sofrido é absolutamente inadmissível, inacreditável, ridículo até. O Benfica está a atacar, o Sporting tem um único jogador sobre o meio campo, três defesas vão para ele mas só recuam, deixam-no avançar sem tentar sequer um desarme, deixam-no fazer um passe para a cabeça da área, onde Trincão que correu sozinho todo o meio campo do Benfica aparece para rematar sem oposição.
Poucos minutos mais tarde, numa jogada parecida, é Pote quem corre sozinho para ficar isolado frente a Trubin. Otamendi faz falta para vermelho directo (ele que já tinha amarelo) que o árbitro não assinou. Teria sido provavelmente o fim do jogo.
Depois há um penalti evidente sobre o mesmo Otamendi, em que o jogador do Sporting o empurra ostensivamente e de forma óbvia, no qual o VAR não intervém, provavelmente numa lógica de "compensação".
Mas o essencial é o que já disse no primeiro parágrafo: uma equipa que precisa de vencer não pode sofrer um golo no primeiro ataque do adversário. Muito menos um golo que não se admite nem nos juniores. Por isso não merecemos vencer e, mais importante do que isso, não vencemos.
Olhando para os jogos do Sporting nos últimos meses, o Benfica teria tido todas as possibilidades de ganhar caso não fosse tão permeável, tão macio, tão ingénuo e tão incompetente na sua defesa. Incluo aqui todos: o treinador que colocou em campo Di Maria que fez o jogo que eu imaginava e é completamente incapaz de fazer uma recuperação num lance daqueles, o treinador também é culpado pelo modo como a equipa aborda aquele lance; António Silva que deixou Gyokeres à vontade; Carreras que não acompanha Trincão; Florentino que não ocupa o espaço onde surge o remate; assim como Otamendi e Tomás Araújo que também estão a rodear Gyokeres e não fazem nada; e o próprio Trubin que poderia ter defendido a bola.
De resto aconteceu o que se poderia esperar: o Benfica, que tinha de ganhar, a correr atrás do prejuízo e o Sporting com setas na frente sempre a deixar a nossa defesa desconfortável. Ainda assim marcámos e tivemos outra boa oportunidade, mas sempre tudo em esforço e sem criar aquele sufoco que se exigia.
Tudo resultou de sofrer um golo aos 3 minutos. O ano passado em Alvalade, num jogo também decisivo, o Benfica sofrera um golo ao minuto... 1.
É um annus horribilis para o Benfica que perde em todas as modalidades (até no voleibol e depois de ter uma vantagem de dois jogos!, tendo também perdido hoje para a meia final da Liga dos Campeões de hóquei para o Porto), culminando agora no futebol.
É o sexto jogo consecutivo com o Sporting que o Benfica não consegue vencer (3 empates e 3 derrotas - um dos empates, na Taça da Liga, valeu um troféu no desempate por penalties).
Há que fazer uma reflexão profunda.
sobre o lance do golo não concordo que a analise que faz fizeram e bem a contenção, alias se fossem ao desarme eram comidos como foi o araujo no jogo da primeira volta, o erro aqui foi do carreras que deixou fugir o extremo e do florentino que demorou muito a recua e a ocupar a posição no na entrada da área.
ResponderEliminareu também não tinha colocado o di maria porque para alem de estar fora de forma não tinha ritmo mas o di maria não tem culpa no lance sequer o passe é do pote que tem de ser vigiado pelo araujo não pelo di maria ele marcava o mexicano.
mas o problema nem sequer foi esse o que fez o schjelderup que entrou para o seu lugar, nada, mão ganhou um drible, não rematou não assistiu nada, alias fez uma falta parva no fim.
mas pior nos catorze derbys do consulado do rui eles marcaram primeiro em doze deles.
em pelo menos metade desses catorze eles marcaram os golos no inicio do jogo, ou no fim destes, ou em ambos.
este é o legado do rui, que não é apenas no futebol.
o nosso grande problema é falta de mentalidade, se estofo como se dizia antigamente, neste dois anos fomos tres vezes à liderança das tres na jornada seguinte não vencemos e em todas perdemos a liderança, e não se estende ao outro ano porque a vantagem pontual era enorme e permitiu absorver a falta de estofo.
depois esta falta de mentalidade que vem de cima para baixo leva a que depois se entre sempre mal e depois se falhe o que não se pode falhar.
mas o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.
Fizeram bem a contenção?? O jogador parte do meio campo vai até à entrada da grande área e faz uma assistência para golo e a contenção foi bem feita? Três jogadores à volta e deixam-no fazer o passe para o único local que não podia... Contenção de ir a recuar até ser golo não vem nos manuais.
EliminarO Schejdrup foi a nulidade que costuma ser. Aqui o problema foi a lesão do Amdouni.
Quanto a sofrer sempre primeiro, claro que é meio caminho andado para perder.
É possível que seja falta de estofo. Por acaso eu esperava bem mais porque nos jogos grandes esta época foi quando jogámos melhor. Mas que há aqui um padrão negativo nos últimos anos e mesmo nas modalidades, não há dúvida. Neste momento estamos um clube perdedor. O Rui Costa é o presidente e portanto é o primeiro e máximo responsável, mas as causas são mais profundas.
mas ele não fez assistência nenhuma ele fez um passe para a entrada da área, se o florentino estivesse onde deveria estar e o carreras estivesse a marcar quem rematou ele não fazia assistência nenhuma.
Eliminarse o antonio silva fosse à queima ele ficava isolado só perante o turbin e era um golo igual a tantos outros que marcou.
o problema é que temos cinco extremos o bruma só joga á esquerda, o schjelderup só à esquerda joga, o akturkoglu nem metade do que joga na esquerda faz na direita, o tiago gouveia idem, o amdouni nem sequer é extremo.
fomos buscar mais um extremo quando o que nos fazia falta, e faz, é um defesa direito mas ao menos que fossem buscar um extremo direito para ser opção ao único que tínhamos em vez de ser mais um para a coleção dos esquerdos.
estivemos bem nos jogos em que não tínhamos de assumir o jogo, fosse jogo grande ou não, e neste tínhamos de assumir o jogo porque para eles o empate bastava pior quando entraste a perder.
as causas são mais profundas mas resultam todas da liderança, no caso falta dela, do rui de toda a direção e de toda uma estrutura que é a imagem do rui.
Não fez uma assistência? O que ele fez foi precisamente uma assistência. Se o Carreras ou o Florentino tivessem tido outro comportamento, talvez não fosse golo, mas assim foi assistência e golo. Eu não digo que o António fosse à queima logo, mas depois do Araújo e Otamendi chegarem alguém tem de meter o pé.
EliminarContra o Atlético de Madrid e o Porto fomos dominadores e no primeiro jogo contra o Barcelona entrámos bem e marcámos cedo, portanto essa análise não colhe.
mas contra o atletico nunca tiveste de assumir o jogo.
Eliminarcontra o barcelona também nunca tivemos de assumir o jogo.
contra os corruptos em casa deles, porque marcamos na primeira jogada, só assumimos o jogo na segunda parte já a vencer.
o único em que assumimos o jogo foi contra os corruptos em cas, mas é a exceção à regra.
contra os holandeses e contra o bolonha, jogos em que tivemos de assumir o jogo foi o que se viu, e contra o barcelona no segundo até estávamos a jogar bem até eles ficarem com menos um e termos de assumir o jogo a partir dai nunca estivemos especialmente bem.
mas não confundir começar o jogo bem e com atitude com o assumir o jogo.
o jogo já não seria do nosso gosto porque tínhamos de assumir o jogo mas para piorar as coisas ainda decidimos entrar mal.
Tanto com o Barcelona como com o Atlético como com o Porto em casa entrámos fortes e a assumir completamente o jogo, ou seja a pressionar logo o adversário, a ter a maioria da posse de bola e a jogar no meio campo adversário. Contra o Barcelona depois as coisas mudaram, mas nos outros jogos referidos a toada manteve-se: tivemos mais bola, mais remates, etc.
EliminarIsso não invalida que o Benfica se sinta mais confortável quando está a ganhar e com espaço atrás das defesas adversárias. Em geral é uma posição confortável para a maioria das equipas. Mas se analisarmos o jogo contra o Barcelona, os períodos em que dominámos e jogámos no meio campo deles, fazendo pressão alta, foi quando marcámos mais golos e criámos mais perigo. Quando recuámos foi quando sofremos os golos (com a excepção do último).
estamos a falar de coisas diferentes, fazer pressão alta não é para mim assumir o jogo.
Eliminarquer contra o barcelona, das duas vezes, quer contra o atletico, quer contra a juventus jogamos sempre em transições fossem em transições resultantes de pressão no meio campo adversário fossem em transições a partir da defesa.
eu não chamo a isso assumir o jogo.
mas isso só é possível de fazer quando o adversário não vem com uma postura de expectativa e a sair em contra ataque, que foi o que passou a fazer o barcelona a partir do momento em que ficou com menos um, ora como era mais do que previsível estes vinham na expectativa e a jogar no contra ataque portanto nunca seria um jogo ao nosso gosto e pior ficou com eles em vantagem porque ainda por cima nem com atitude entramos.
Agora viram o tal jogo com o Arouca 2-2 aqueles dois pontos a falta que nos fez agora continuavamos na frente pelo menos ate braga, o benfica no jogo de hoje era o tal jogo do tudo ou nada e foi o nada que aconteceu, o Di Maria o homem dos jogos grandes nao apareceu por mim nem tinha aparecido mas atençao que o Scheldrup ainda foi pior, agora e facil dizer mas sempre fui dizendo por ai que nao acreditava neste Benfica campeao, nao foi so porque falhamos nos dois jogos com o Sporting, falhando com Aroucas Moreirenses, Casas Pias nao se pode ser campeao, as arbitragens tambem nao ajudaram nada na nossa caminhada,nem queria ajudas nao queria era ser tanto prejudicado como fomos ao longo desta caminhada, arrisco a dizer que isto agora esta pior que nos tempos do apito dourado, nesse tempo faziam-se as coisas as escondidas hoje se fazem a frente d e todo o mundo ate no nosso estadio as arbitragens tem sido um fartar de vilanagem , no tal jogo do Arouca o arbitro correu para o monitor e nos marcou um penalti que nao existio nos lixou a vida hoje sobre o Otamendi nem arbitro nem var nada.nem a pt.que os p... Se o Otamendi devia ter visto vermelho que dizer do nordico humjland ou la como se chama, bem para quem tem muita esperança isto ainda nao acabou o Guimaraes pode bem estragar a festa da sapada o que acho muito complicado nunca a lagartada vai perder com o Guimaraes outro dia com o Gil Vicente diziamos o mesmo e so nao empatou porque a proteçao ao sporting e patente ali nao se meche porque esses 70 anos sem ganhar dois cameponatos seguidos tem de ser agora percebeu-se issto logo de principio.
ResponderEliminarFrancisco, infelizmente não tenho quase nenhuma esperança de que o Guimarães possa tirar pontos ao Sporting. Isto para não dizer que tenho a certeza que o Sporting será campeão.
EliminarQuanto ao "penalty com a cabeça" é das coisas mais incríveis que tenho visto no futebol, mas mesmo assim tínhamos obrigação de ganhar ao Arouca em casa.
Segundo o jornal "A Bola", que não é conhecido por defender o verde, fomos mais beneficiados durante a época do que eles. Essa teoria não pega! As desculpas com os árbitros têm de acabar. Hoje vi o otamendi a ser perdoado à expulsão (nem vale a pena falar do lance do penalty que ele já nem devia lá estar), o di maria, como de costume, protestou, gritou, esbravejou...enfim. o lage disse que sabia parar o gyokeres e ao fim de 4 minutos percebemos que era só conversa
EliminarTambém vi o Maxi Araújo ser perdoado à expulsão e depois marcar o golo do empate, na jornada passada. Também vi um árbitro dizer que "o jogador (Otamendi) derrubou o adversário com a cabeça". Por isso vamos com calma. O Benfica ter sido beneficiado em relação ao Sporting na globalidade do campeonato é algo que não pega. Tudo bem, vão ser campeões e os campeões têm sempre mérito. Sobretudo o Benfica tem o demérito claro de entrar para um jogo decisivo a perder numa jogada mais que conhecida e francamente bastante básica do Sporting. Mas daí a branquear situações que aconteceram nas últimas jornadas vai uma grande distância.
Eliminar""A Bola", que não é conhecido por defender o verde" ???
EliminarO nem de borla é actualmente o mais verde de todos os pasquins ditos "desportivos".
mlm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarÉ falta para possível vermelho directo porque o Pote ficava na cara do Trubin. Por isso o VAR pode intervir. Eu detesto o Pote, é um provocador e é traiçoeiro, mas temos de ver as coisas como elas são. Pelo menos essa é a minha postura.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarPode e deve. Era lance para vermelho direto. E, sejamos sinceros, é muito duvidoso que seja fora da área. Gostamos muito de apelar à verdade desportiva, mas só quando nos dá jeito..
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarBruno Laje é um treinador medíocre e burro. A sua carreira corresponde a 6 meses de João Félix; no resto, foi sempre corrido dos clubes onde treinou, sem honra nem glória. Num jogo destes, coloca a titular Di Maria, que atua exatamente no extremo onde o Sporting coloca o sueco para cavalgadas? Aursnes tem de se deslocar para aquele lado, para tentar tapar os buracos que o argentino cria por não defender. Mas de quem é a culpa? Do jogador ou da cavalgadura que está no banco?
ResponderEliminarNo final, vem afirmar que o Benfica fez uma grande exibição etc. e tal. É um sonso que tenta fazer do adepto acéfalo. É um burro, repito. Toda a gente sabia que ele ia colocar a titular Di Maria. Porquê? Porque é um fraco, porque é forte com miúdos como Scheldrup ou Prestiani, mas um nicodemus com os donos do balneário.
Obrigado, Di Maria, fazes parte da História do Benfica, mas adeus! Nunca deverias ter regressado e muito menos renovado.
E o que dizer de Renato Sanches, o terceiro jogador a cair aos pedaços que o Benfica traz do PSG?
Resumindo, quem é o responsável por tudo isto? O Menino da Lágrima, outro incompetente e fraco, que nunca aparece quando é necessário.
O Benfica é uma tristeza: Hóquei - eliminado na Taça pelo SCP; eliminado na liga europeia pelo Porto; andebol - é melhor não dizer nada; voleibol - uma época sem títulos; basquetebol - taça Hugo dos Santos -» eliminado pelo Porto, que perdeu a final para a Oliveirense; futsal - não digamos nada, para ninguém perceber os fracassos. Até no futsal feminino caímos à primeira!
Em outubro, reelejam esta cambada de incompetentes e falcatruentos.
A opção Di Maria neste jogo foi completamente errada pelas razões que assinala. E isto não é falar a posteriori. Aconteceu o que era completamente previsível. Eu teria optado pelo Dahl. Pode parecer uma opção defensiva mas o que parece pouco importa. O que importa são os resultados. Com Dahl teríamos outro equilíbrio no meio campo e o Carreras poderia subir muito mais. Depois se as coisas não resultassem teríamos o Di Maria para entrar na segunda parte quando eles já estivessem mais desgastados. Assim foi o contrário, na segunda parte em que já nem um golo bastava, tiramos um desequilibrador.
EliminarSó não concordo é com o Scheldrup. Como se viu não tem qualidade para estas andanças.
Quanto ao Renato é como diz, depois do alemão e do lateral que nunca jogaram avançamos para outro crónico lesionado. Muito mau.
Resta saber se é mesmo o lage que escolhe o 11... E mais não digo.
EliminarQuanto ao Renato, gostamos todos de acreditar que vendemos jogadores por muitos milhões mas quem tem 2 dedos de testa sabe bem a verdade...
O Lage não escolhe o 11? Essa é nova
EliminarBoa, Padre Felício.
EliminarÉs cá dos meus, deves beber vinho como eu, por isso, estás lúcido.
É correr com o menino da lágrima e com o burro lage.
Nao jogámos um c...lho toda a epoca. Vejamos: Em 34/35 jornadas o Sporting não liderou 4. Teve duas hecatombes não esperadas: Ruben Amorim e JP . Onde desbaratou 12 pontos de avanço! 12! Peças importantíssimas lesionadas , Pote, Bragança, Nuno Santos, Inácio ( vários jogos encostado). Benfica e Porto mudaram pq quiseram de treinador. Em 325 derbies, os últimos 6 o Benfica nao ganha ao Sporting. Tinha o estigma do Porto, agora é Sporting. Custa pa cacete mas não merecemos !
ResponderEliminarMas és do Benfica ou do Sporting? Para benfiquista sabes muito sobre o Sporting.
EliminarEu estou-me marimbando para as lesões e os dramas do Sporting, a mim só me interessa o Benfica.
O Benfica não merece ser campeão pelas razões que enuncio no artigo. Tinha a oportunidade de ser campeão em casa e fraquejou. De resto as equipas chegaram aqui empatadas, portanto nenhuma merecia mais do que a outra.
O Benfica não tem ganho ao Sporting na minha opinião não por nenhum estigma, mas mas sim porque não tem sido superior.
Mais uma coisa: o Benfica não jogou nada o campeonato inteiro? Contra o Porto (8-2 em dois jogos) e várias outras goleadas é não jogar nada? O Sporting é que jogou muito? Tenham dó.
EliminarFrank ! os Porcos estão mortos ! chama-se aberração estatistica! não se pode extrapolar ok ?
EliminarSou do Sporting ?!? dasss sai lagarto ! gosto de futebol e como diz o Sun Tzu na arte da guerra: "mantém os teus amigos perto e os teus inimigos ainda mais perto". Sigo os nossos rivais o que me faz aumentar exponencialmente a minha azia !
EliminarOkay, é que andam por aí uns lagartos a fingir que são benfiquistas :D
EliminarEm relação, ao Porto, sim, mas ganhar lá por 4-1 não deixa de ser memorável. O ponto é que não me parece que se possa dizer que o Benfica não joga nada e por isso não vai ser campeão quando o Sporting nada tem jogado.
Eles tiveram a "hecatombe" Amorim/João Pereira, mas nós também começámos pessimamente com o Schmidt e partimos logo atrás. Como aliás neste jogo. Foi um campeonato sempre a correr atrás do prejuízo.
Saudações gloriosas
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarNão gostas, tens bom remédio.
EliminarVocês podem ter razão em todas as críticas que fazem, mas os pontos perdidos com o Arouca foram-no pela marcação inenarrável de um penalty fantasma. Aliás, temos razões de queixa de sobra das arbitragens este ano. Ontem foi mais um roubo. Na minha opinião, Otamendi não faz penalty!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarContente por perder por 4-1 (duas vezes) e não por 5-0. Extraordinário.
EliminarQuanto ao demais, era o que mais faltava vir para aqui um portista insultar os benfiquistas.
Posso estar enganado mas provavelmente a única oportunidade do Benfica ganhar o campeonato seria efectuar um contrato de bruxaria com intermediação de um general da Guiné.
ResponderEliminarO comentário do "Padre Felicio" é a análise mais correcta de tudo o que aconteceu no jogo e inclusive no que diz respeito a quem manda no clube e a quem treina a equipa. O Benfica precisa realmente de uma mudança radical de quem dirige e de treinador, nem sei se será mais de quem dirige, pois se fosse eu teria impedido o pseudo treinador de colocar o inutil DiMaria a jogar.
ResponderEliminar