segunda-feira, 22 de julho de 2013

Desprestigiar a Taça de Honra e prejudicar os nossos interesses

Uma das grandes críticas que fazemos ao actual (des)equilíbrio de poder no futebol português é o protagonismo e poder da Associação de Futebol do Porto. Este protagonismo e poder, designadamente sobre os árbitros, é manifesto em várias situações e serve evidentemente os interesses do Futebol Clube do Porto.

Para contrariar esta realidade, tenho defendido uma maior coordenação de posições entre o Benfica e o Sporting, sendo também importante dar maior força e protagonismo à Associação de Futebol de Lisboa (AFL). 

Pois bem e o que faz o Benfica?

No regresso do troféu emblemático da AFL, a Taça de Honra, apresenta aquela equipa e aquele futebol (?) que se viu. Como dizia um jornalista, a RTP, que comprou os direitos de transmissão, certamente não repetirá o erro e o interesse pela competição será para o ano praticamente nulo. Se ela se voltar a realizar será mesmo uma surpresa.

O que foi aquilo? Que equipa desconchavada foi aquela? O que fomos lá fazer? O que se ganhou com aquilo?

Se é verdade que a atitude do Sporting foi estranha, ao ter a sua equipa principal ausente no Canadá aquando da disputa do troféu (algo que pode ou não ter razões de monta subjacentes), já a do Benfica é inexplicável.

Diz-se agora que o Benfica jogou com a equipa B. Mas será que isso é verdade?

Paulo Lopes, Sílvio, Jardel, Urreta, Rodrigo, André Gomes e Ola John serão todos da equipa B? E Roderick? Lembro que no ano passado regressou para "reforçar" a equipa em Dezembro...

A verdade é que levámos uma lição de uma equipa, essa sim, B do Sporting. A qual, essa sim, honrou as suas camisolas, jogou com brio e venceu, assim atenuando a má imagem que deixou ao não apresentar os seus principais atletas na competição.

Em suma, desprestigiámos o Benfica, perdendo contra um Sporting de jovens jogadores, não rotinámos a equipa principal, pouco ou nada contribuímos para a afirmação dos nossos próprios jovens e, como acima referido, podemos ter condenado esta prova agora recuperada a nova e rápida "morte", nada contribuindo para o poder e prestígio da AFL.

Como se não bastasse, um grupo de adeptos (?) do Benfica envolveu-se em confrontos com adeptos do Sporting dos quais resultou um ferido que se encontra em estado muito grave, de acordo com o CM de hoje.

Demasiado mau para ser verdade.

Este Benfica parece-me estar sem rumo. Não há uma estratégia, não há uma visão para o clube e para o futebol português. Parece-me não se saber o que se está a fazer quanto mais onde se quer chegar.


PS - se a resposta do Benfica à aparente nova atitude do Sporting face ao sistema e ao Porto, nomeadamente ao falar de fruta e ao cortar relações, mostrando que se acabou a subserviência, é "roubar" jogadores de duvidosa utilidade, numa atitude de hostilidade para mim incompreensível (se, repito, é mesmo assim), então estamos ainda pior do que eu pensava ser possível.

2 comentários:

  1. Mas isto já acontece há 4 temporadas.
    Enquanto não houver ninguém que nos ouça nada a fazer tudo na mesma,somente os blogs ainda alertam para alguma coisa que nos tenta prejudicar por vezes a direção lê os posts e lá se mexe de vez em quando.
    Se não fossem os blogs no apoio e a alertar para certas situações estaríamos pior que o Sporting.
    Mas atenção temos uma direção que come sono às colheres é preciso dar-lhes na cabeça sempre.
    Excelente post!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.