quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pior do que o jogo foram as declarações no fim

Tinha advertido que o momento era mau e que este jogo era decisivo. Quase ao mesmo tempo em que aqui escrevia isso mesmo, Jorge Jesus na habitual conferência de imprensa de antevisão da partida dizia que o jogo era importante mas não decisivo.
 
Para mim é errado abordar um jogo contra o clube com que se disputa o apuramento (já ontem eu dava, como está mais do que confirmado, o PSG como apurado e o Anderlech como eliminado) com a ligeireza que as declarações pareciam denotar. Contribui para uma atitude de pouca responsabilização dos jogadores num ano em que temos a final da Champions na Luz e em que o mínimo exigível é a passagem aos oitavos de final, sobretudo num grupo destes.
 
A equipa entrou mal, sem atitude, sem pressão, sem qualidade a fazer as coisas. De certa forma aconteceu o expectável, uma vez que os resultados não aparecem e os nervos vão subindo.

Mas foi capaz de recuperar de uma desvantagem, deu a impressão de até poder ganhar o jogo caso este durasse mais 5 ou 10 minutos e pode-se objectivamente queixar de pelo menos uma decisão errada do árbitro, ao mandar jogar num lance de penalty absolutamente evidente sobre Siqueira. Com espanhóis infelizmente a história é sempre a mesma...

Em resumo, foi (mais) um mau jogo do Benfica mas que felizmente não compromete as nossas aspirações. Tudo continua a estar nas nossas mãos, ou por outra, não dependemos dos resultados de terceiros.
 
No fim do jogo importava saber aproveitar o que de bom se passou (sobretudo a capacidade de luta e espírito combativo da equipa) e projectar confiança para os próximos jogos.

Ao invés disso, Jorge Jesus vem dizer que a equipa jogou muito bem nos primeiros 30 minutos (o que não corresponde ao que se passou), que fomos surpreendidos pela qualidade de Domingues e - o mais lamentável - que "de dois jogos fora, teremos que ganhar um".
 
Jorge Jesus está cansado e confuso. Não me parece no pleno das suas capacidades. Aquilo que diz não faz sentido: caso percamos na próxima jornada, ficamos praticamente arredados dos oitavos de final! Que o Anderlech perderá na Grécia é coisa que praticamente não oferece dúvidas, pelo que perder em Atenas praticamente elimina-nos da Champions.
 
Como pode o treinador do Benfica dizer algo desta natureza? É verdadeiramente incompreensível.
 
Luis Filipe Vieira tem que muito rapidamente ter uma conversa com o treinador e perceber o que se passa. Se Jorge Jesus já não tem condições psicológicas para estar à frente do Benfica (como sinceramente parece, a avaliar por estas declarações quase desconexas) há que tomar uma decisão no imediato, antes que seja tarde demais.

7 comentários:

  1. Para perceber o que se passa LFV teria que meter um explicador.
    Para ele JJ é o maior e o plantel é o melhor dos últimos 30 anos e até corre pelo presidente!
    Segundo JJ basta fazer 7 pontos para corresponder ao sonho do presidente.
    Será uma nova regra da Champions que se aplica ao maior clube do mundo?

    ResponderEliminar
  2. o vieira tem que ter uma conversa com o joelhos?o vieira ainda é pior que o joelhos

    ResponderEliminar
  3. Isso de depender apenas de si mesmo... O Anderlecht depende de si mesmo tb, n percebo então pq é que o põe fora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a 15 dias já vai perceber.

      Eliminar
    2. E o Anderlechet já não depende de si próprio. Depende de ganhar todos os seus jogos (provavelmente não ganhará nenhum) e de uma conjugação favorável de resultados nos jogos das outras equipas.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.