quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Despedida da Liga dos Campeões

O Benfica joga hoje com o Anderlecht pouco mais do que a qualificação para a Liga Europa. Não me parece que valha a pena ter qualquer ilusão: para passar, o Benfica precisaria de fazer 6 pontos nestes dois jogos (o que é difícil mas possível) e esperar que o Olympiacos não vença nenhum (o que já é pouco plausível). Os dois factores combinados dão-nos uma esperança mínima: se ganhar os nossos jogos já se afigura difícil, uma não vitória do Olympiacos em casa contra o Anderlecht parece ainda menos realista...

Resta-nos por isso fazer a nossa parte, vencendo hoje o Anderlecht e colocar assim alguma pressão sobre os gregos, que muito provavelmente perderão esta noite em Paris. Depois é esperar pelo milagre...

Se ele não acontecer, como é o mais natural, voltaremos à Liga Europa, onde teremos alguma expectativa de poder novamente chegar longe e, quem sabe, vencer. Se isso hoje nos parece "pouco", em ano de final de Champions na Luz, é apenas porque estamos a muitos meses (e muitos jogos) de distância dessa final. Mas voltar a estar na final, que este ano se disputa em Turim, não seria certamente algo que os benfiquistas desdenhariam. 

Uma coisa me parece certa: o Benfica tem um excelente plantel, que não tenho nenhuma dúvida que é o melhor em Portugal e se pode considerar forte a nível europeu. Não estamos a um nível de Champions, isso é certo, onde equipas como Bayern, Real, Barcelona e City ditarão as leis dos seus milhões e plantéis fabulosos na fase decisiva, mas não estamos nada mal em termos do que poderemos chamar uma segunda linha de equipas.

Seja como for, importante agora é vencer o Anderlecht ou, no pior dos casos, não perder. Se assim for, a continuidade nas competições europeias fica desde logo assegurada através da Liga Europa. Com o plantel vasto e de qualidade que possuímos, não apenas temos soluções suficientes para disputar dois jogos por semana, como seria mesmo um desperdício de qualidade que tantos atletas ficassem relegados apenas para as competições nacionais.


3 comentários:

  1. Caro Companheiro Glorioso,

    O Benfica para se classificar e colocando todas as hipóteses, poderia num desses hipotéticos casos não ter necessidade de fazer 6 pontos. Numa eventualidade pouco plausível também, no caso dos gregos perderem os dois jogos, o Benfica só teria de fazer quatro pontos - 1 empate e uma vitória.
    Há esse pormenor, pouco plausível, como referi, mas que é também uma hipótese que não foi mencionada. Portanto, o Benfica poderá fazer quatro pontos e passar aos oitavos. Vamos ver o que vai acontecer hoje e depois refaçamos as contas.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Desculpa Frank, mas tenho de o dizer. Prefiro não ficar engasgado.

    Explica-me lá isto "pouco mais do que a qualificação para a Liga Europa".
    O discurso repetitivo da CS portuguesa já te atingiu?
    É que até há uns anos atrás estar na Taça UEFA ou na Taça das Taças era prestigioso. Existem até clubes em Portugal que delas se arvoravam vencedores, mas que ridiculamente alinham na desvalorização das mesmas. É lá com eles!
    Agora o que não esperava era o alinhamento na desvalorização da segunda maior competição da UEFA. Como se fosse para qualquer um lá estar, quanto mais vencê-la!

    Também alinhas com os ceguinhos que a todo o custo pretendem desvalorizar a Taça da Liga em Portugal, mesmo sendo a mesma muito mais competitiva que a Taça de Portugal? Ou julgarás que caso o clube corrupto tivesse vencido 4 delas não seria hoej a segunda maior competição em Portugal?

    Dirás .. à e tal o clube corrupto venceu essas taças e alinha nisso. Não tivessem vencido a LC, e hoje a competição importante no país seria a LE.
    Dirás .. então os lagartos também venceram. Os lagartos são uma espécie especial, as suas conquistas nada significam, nem nada lhes interessam, comparadas com qualquer resquicio de desprimor ou derrota do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. as parangonas dos sabios das elites e dos xuxas deste pais levaram HOJE UMA BOFETADA de LUVA VERMELHA ..
    EU ACREDITO ,EU ACREDITO NO MEU GLORIOSO S.L.BENFICA

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.