segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Modalidades à conquista de títulos

Porque o Benfica não é só o futebol, convém periodicamente fazer um ponto de situação das modalidades.

Como é do conhecimento de todo o benfiquista minimamente informado, no hóquei em patins o nosso clube conquistou recentemente a Taça Continental (equivalente à Supertaça Europeia no futebol), vencendo o Vendrell, e a Taça Intercontinental, vencendo o Recife. Duas importantes conquistas internacionais que se juntam ao título de Campeão Europeu (vencedor da Liga Europeia) conquistado com todo o brilhantismo no fim da época passada no ringue do Porto. Na edição deste ano da prova, o Benfica segue em primeiro do seu grupo com duas vitórias. No sábado, o Benfica venceu fora o Quévert da França por 5-4.

No campeonato, disputadas 4 jornadas, o Benfica está em 3º lugar com 10 pontos (3 Vitórias e 1 empate). Na última jornada, disputada na quarta-feira, vencemos o Juventude de Viana em casa por uns claros 10-4. A equipa está em grande forma, importando manter esta cadência de vitórias e conquistas. A qualidade e o espírito parecem estar lá. Na próxima jornada, já quarta-feira, vamos ao terreno do Tomar e sábado recebemos o Cambra.

No andebol, modalidade em que o Benfica tem apenas 7 campeonatos e 4 Taças (para além de 4 supertaças e 2 Taças da Liga), não sendo campeão desde 2008, a equipa parece este ano mais forte e está mesmo em primeiro lugar, embora o Sporting tenha um jogo a menos e o Porto dois. Neste momento nas competições europeias estamos a meio da eliminatória contra uma equipa húngara à partida mais forte. Na primeira mão perdemos em casa por um golo e a segunda disputa-se no sábado. Depois disso virá um jogo muito importante no Porto. Após vencer o Belenenses de forma concludente neste fim de semana (27-20), uma vitória sobre o Porto pode projectar a equipa para o tão ambicionado título, embora seja ainda cedo. O Benfica está a concretizar muitos golos, importando agora garantir segurança defensiva para passar este teste que, repete-se, é importante para as nossas aspirações. Na Taça, iremos disputar os 16s de final no Restelo.

No basquetebol, modalidade tradicionalmente mais forte do Benfica a seguir ao futebol (24 campeonatos e 18 taças, entre muitos outros títulos num total de 66), o Benfica está em primeiro a par do Guimarães, com 4 vitórias e uma derrota, estando apurado para os 8s de final da Taça. Esperam-se títulos até porque a nossa equipa é claramente a mais forte.

No Voleibol, o Benfica está em 2º, com 27 pontos em 10 jogos, a 3 do Fonte Bastardo. Neste fim de semana derrotámos o Castelo da Maia por 3-0 e depois o Guimarães, para a Taça, também por 3-0. Também aqui se espera que o nosso clube conquiste pelo menos um título maior.

Em relação ao futsal, nada se decidirá na fase regular, na qual o Benfica se encontra em 1º lugar, com apenas 1 empate e 1 derrota em 12 jogos. As decisões nesta modalidade ficarão para o fim, para os playoffs, mas naturalmente que a vitória sobre o Sporting em Loures (8-7) constitui um bom sinal, tal como a vitória sobre o Belenenses na semana anterior (4-1). Este ano teremos também que contar com o Braga que já nos derrotou. O último resultado foi uma vitória sobre o SL e Olivais por 5-2 no passado sábado.

Finalmente, embora não se tratando de uma "modalidade" suplementar mas de um campeonato paralelo e inferior, deixamos aqui também uma palavra acerca da equipa B. Na última jornada, esta nossa equipa secundária venceu a Oliveirense por 4-3. No entanto este jogo poderia e deveria ter sido bem mais tranquilo: o Benfica acabou a primeira parte a vencer por 3-1 mas deixou-se empatar e só nos últimos minutos alcançou o golo da vitória. Um "filme" parecido tinha acontecido duas jornadas antes, com a equipa a desperdiçar uma vantagem de 2 golos (3-1 e 4-2), acabando por empatar a 4 com a União da Madeira. O Benfica B tem mostrado alguma qualidade, sendo um espaço de crescimento a afirmação para muitos jovens talentos, como Bernardo Silva, João Cancelo ou Ivan Cavaleiro, bem como de rodagem de alguns jogadores da equipa A. No entanto por vezes haverá talvez demasiadas opções de onde resulta muita rotatividade e pouca rotina. Na defesa isso reflecte-se de forma mais visível. Parece-me porém que Hélder terá que trabalhar mais os aspectos defensivos. Somos a equipa com mais golos marcados mas apenas 3 equipas têm mais golos sofridos. O Benfica B está em 8º lugar, a 9 pontos do 1º (Portimonense) e atrás dos seus rivais B. Na próxima jornada, disputada quarta-feira iremos ao terreno do Feirense, actual penúltimo. 




3 comentários:

  1. no hokei tem uma derrota ke perderam com o turquel em casa deles 3-2

    ResponderEliminar
  2. Para que não fiquem dúvidas: o Benfica empatou esse jogo 3-3. Estivemos a perder até perto do fim de onde provavelmente a confusão. Link para crónica do jogo: http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/32765/language/pt-PT/HC-Turquel-Benfica-3-3-Empate-ao-cair-do-pano.aspx

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.