quarta-feira, 7 de maio de 2014

Scolari divulga convocados do Brasil

Portugal ainda tem que esperar umas semanas, assim como a maioria das outras seleções, mas o Brasil anunciou já a sua convocatória para o Mundial.

Eis a lista de Luis Filipe Scolari (fonte jornal "A Bola"):


Guarda-redes: Júlio César (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro) 

Defesas: Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Henrique (Nápoles), Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Maicon (Roma) e Maxwell (PSG)

Médios: Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea), Oscar (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Hernanes (Inter Milão), Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Paulinho (Tottenham)

Avançados: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro), Hulk (Zenit) e Bernard (Shakhtar Donetsk) 


Naturalmente que nunca há escolhas consensuais. Cada cabeça sua sentença e numa selecção como a brasileira, onde o campo de recrutamento é gigantesco (além de centenas de convocáveis no Brasil há depois dezenas de outros jogadores espalhados pela Europa a jogar ao mais alto nível) a tarefa do seleccionador é quase ciclópica.

Não conheço muito bem a realidade brasileira por isso não faço muitos juízos mas parece-me algo estranha a convocatória de um jogador chamado Henrique, do Nápoles, um jogador de um currículo muito limitado, deixando de fora Luisão. Estranha para não dizer inexplicável. Admito que Scolari tenha as suas razões - é o seu País e ele é o líder do grupo - mas em termos objectivos parece-me que Luisão, com um percurso futebolístico muitíssimo superior ao de Henrique e a realizar uma época a um nível extraordinário, seria uma convocatória muito mais justificada e muito mais justa. Parece-me uma escolha a todos os títulos decepcionante, mas, de novo, não é o meu País e manda quem pode.

Quanto às outras escolhas parecem-me relativamente razoáveis. Acho que se trata de uma selecção com qualidade, embora não ao nível de outras anteriores. Creio que jogará muito para Neymar. Do que conheço de Fred e Jô, tratam-se de jogadores pouco mais do que medianos, sem muita dimensão.

Muito do que o Brasil será capaz de render dependerá porém do que o meio campo for capaz de render. Ramirez tem feito um final de época muito mau, parece altamente desgastado. Veremos como estará daqui a  um mês. Paulinho tem sido uma decepção no Tottenham, veremos o que poderá render no Brasil, com um treinador que lhe dê mais confiança. Não conheço Hernanes. É algo estranho que existam dois convocados semi-desconhecidos de clubes italianos (ainda por cima clubes que não fizeram grandes campanhas, num campeonato que foi ultrapassado pelo português no ranking UEFA), assim como Luiz Gustavo, que foi dispensado do Bayern e joga no modesto Wolfsburgo, mas, mais uma vez, Scolari terá as suas razões.

Tudo ponderado, não acredito muito neste Brasil. Tinha alguma expectativa depois do que vi na Taça das Confederações mas uma série de jogadores que então foram preponderantes parecem-me nesta altura em má forma, não sendo eventualmente aproveitado o bom momento de uma série de outros, nomeadamente Luisão, Filipe Luis, o próprio Coutinho (que não fazem parte da convocatória) é algo que não me parece um bom prenúncio para o Brasil. Veremos.


2 comentários:

  1. Este Brasil não passo dos quartos!!!! Vai ser o maior flop do Mundial!!!! E apenas conseguirão ir mais longe com os senhores da Fifa a trabalhar nos bastidores.

    ResponderEliminar
  2. Rui

    Não sei porquê 'cheira-me', que tu achas que Danilo, Alecsandro, Fernando, ou até sei lá, um tal Carlos Eduardo, deveriam fazer parte desta lista...!!!

    Se for o caso, toma juízo!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.