segunda-feira, 16 de março de 2015

Braga, R. Gomes da Silva e o que falta jogar

O Benfica venceu o Braga categoricamente, num jogo de grande competência e qualidade da nossa equipa. Era um jogo que se afigurava difícil por vários motivos, incluindo o facto da margem de erro estar agora reduzida a quase nada, pois torna-se claro que o Porto dificilmente perderá pontos até ao clássico (mas a isso já iremos). O que me parece importante destacar é que o Benfica fez uma grande exibição, demonstrou grande solidez e concentração e que alguns jogadores se destacaram, apesar da média exibicional ter sido muito elevada: Jonas, Eliseu e Samaris merecem palavras especiais pela excelência das suas exibições. O grego é cada vez mais uma rocha, um jogador que aparece a pressionar em quase todas as áreas do terreno, "caindo" em cima dos adversários assim que estes conquistam a posse de bola e que para além disso aparece ainda a construir. Jonas mostrou mais uma vez toda a sua classe, muito contribuindo para a relativa tranquilidade da vitória, ao passo que Eliseu,  o "bombo da festa" da muita comunicação social, voltou a fazer uma grande exibição e mais um golo, calando muita gente.

O outro aspecto que me parece essencial relevar nesta altura é que nada mudou e que o campeonato não passou a estar ganho depois da vitória sobre o Braga. Continuamos com 4 pontos de avanço e sem grande vontade de deixar escapar esta vantagem até ao clássico da 30ª jornada, especialmente pelo facto de nos dois anos em que o Porto foi campeão com Vítor Pereira termos perdido o campeonato sobretudo nos clássicos jogados nas últimas jornadas. Manter a vantagem de 4 pontos (ou aumentá-la) até lá é esvaziar o balão portista e permitirá outra gestão psicológica desse jogo, muito mais favorável para as nossas cores. É simples: não perdendo o Benfica qualquer ponto até esse jogo, a vitória na Luz torna-se para o Porto algo de desesperadamente obrigatório apenas para manter viva a esperança, ao passo que o Benfica poderia jogar com a tranquilidade de saber que acontecendo o que acontecesse seria líder e que tanto o empate como a vitória lhe serviriam, sendo que esta o deixaria a apenas 5 pontos do título (com 12 em disputa), portanto virtualmente campeão. 

O próximo jogo nessa caminhada é o Rio Ave em Vila do Conde. Como sempre, só a atitude de concentração e empenhamento máximo, aliada a sentido "matador" nos momentos certos do jogo, nos farão trazer os 3 pontos de que tanto precisamos. Aliás esta poderá ser a última grande oportunidade (em termos "teóricos") de ganhar mais avanço sobre o Porto. Isto porque o Benfica joga antes e em caso de vitória coloca pressão sobre o Porto que enfrentará um dos jogos mais difíceis até ao fim da Liga: a visita à Madeira para enfrentar o Nacional. Outro aspecto importante é que o Benfica tem 4 deslocações até ao fim do campeonato, pelo que após esta ficarão a faltar-nos 3 jogos fora e 5 em casa. Claro que tudo isto é "teórico" e que por vezes os jogos supostamente mais difíceis se tornam fáceis e vice-versa.

Isto liga-se de algum modo à questão das declarações de Rui Gomes da Silva: "um jogo importantíssimo contra uma equipa que, geralmente, joga melhor contra o Benfica do que contra outros candidatos ao título. Há sempre um adicional de adrenalina nos jogos entre o Benfica e o Sp. Braga. Estou a estabelecer um termo de comparação não só com o comportamento dos jogadores, mas também com o discurso oficial, quer da liderança do Sp. Braga, quer de vídeos motivacionais”.

Na verdade não me parece haver nada de especial nestas declarações. Sobretudo não me parece que elas afirmem ter faltado empenho aos jogadores do Braga contra o Porto ou, menos ainda, que se sugira que o Braga facilitou. Pela parte que me toca, não tenho dúvidas de que o treinador bracarense fez o que achou melhor para vencer ou empatar com o Porto e que os jogadores também procurado dar o seu melhor. No entanto não há dúvida de que o ambiente contra o Benfica é sempre mais hostil e que a direção do Braga promove quase um ódio ao Benfica que se transmite certamente aos jogadores. Para além disso é ou não verdade que o prémio de jogo foi triplicado na partida com o Benfica? Se assim foi, é de facto muito estranho, pois mais normal seria atribuir esse prémio no jogo contra o Porto visto que, a jogar em casa contra o 2º, as probabilidades de vencer seriam à partida mais elevadas do que jogar fora contra o 1º. Falar em "adrenalina" parece-me pois até ir ao encontro do que realmente se passa. 

Um problema diferente é o de perceber se Rui Gomes da Silva deveria ter levantado esta questão antes do jogo, sobretudo dada a sua posição de vice-presidente. Aí parece-me que a resposta será que não deveria porque isso pode ser visto como a posição do Benfica e isso seria despropositado. O Benfica tem que esperar sempre motivação máxima dos adversários nos seus jogos. É da essência ou natureza das coisas. Há uma insinuação que se pode subentender nas palavras de RGS (o problema está na expressão "o comportamento dos jogadores", sem ela penso que as declarações seriam inatacáveis porque objectivas) que não fica bem num alto dirigente. Percebo a posição de Sérgio Conceição, dado que, na confusão mediática sobre o que foi ou não dito (convém não esquecer que também Nuno Gomes falou por esses dias a propósito da "motivação" dos bracarenses) veio defender a seriedade dos seus jogadores. 

Já quanto ao treinador do Porto, recordo-lhe uma frase sua aqui há umas semanas, quando disse em latim que "quem se defende sem ser acusado, manifesta culpa". Pois se RGS não falou de nenhum clube, porque sentiu Lopetegui necessidade de vir falar? Sentiu-se "picado"? Ou culpado? Sinceramente começa a cansar um pouco o discurso do treinador do Porto, nomeadamente quando acha que vem dar lições aos portugueses. Melhor ou pior, nós cá nos governamos há quase 9 séculos dispensando os conselhos espanhóis. Aliás os bascos deviam ter um respeito particular pelos portugueses, tanto mais que nunca alcançaram a independência de Castela que tantas vezes reclamaram. Por isso o treinador do Porto deve manter-se no seu lugar e não se meter no que não é chamado.

6 comentários:

  1. "Já quanto ao treinador do Porto, recordo-lhe uma frase sua aqui há umas semanas, quando disse em latim que "quem se defende sem ser acusado, manifesta culpa". Pois se RGS não falou de nenhum clube, porque sentiu Lopetegui necessidade de vir falar? Sentiu-se "picado"? Ou culpado? "

    O Vice Silva de Campanhã, nao falou directamente no FC Porto, quando afirmou que o Braga abriu as pernas ao Porto?

    Votem no "motivador de adversarios" o Silva para Plesidente!

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que RGS afirmou isso que diz? Em lado nenhum. Ele disse isso sim que contra o Benfica o Braga joga melhor. As declarações estão escarrapachadas no texto, não vale a pena tentar deturpar. Quanto aos comentários restantes, acho que demonstram que realmente o RGS vos incomoda bastante e por isso deve estar a fazer alguma coisa bem. Uma coisa é certa, dada a propaganda constante e doentia dos guedes, tavares, rudolfos e outros (como de costume aliados a alguns, ou vários, lagartos) é preciso alguém do Benfica que vos responda à altura. Mesmo que o estilo possa ser por vezes diferente do que eu advogaria, admito que às vezes tem que ser assim. Outra coisa, a vossa moral para falar de RGS, com tantos trauliteiros que têm espalhados pela CS, é rigorosamente (ou cegamente) 0 (zero).

      Eliminar
  2. Caro Frank,

    Excelente escalpelização não só da partida, como do eventos que a rodearam.

    Permita-me que, já agora, lhe apresente a minha própria crónica sobre este jogo e semana de golpes e contra-golpes, no primeiro post do blog que criei, ainda fresquinho:

    http://aocolinhodoisaias.blogs.sapo.pt/

    Abraço Benfiquista,

    Cordialmente,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Isaías. Irei espreitar o blog. Abraço, saudações benfiquistas

      Eliminar
  3. entretanto, marco ferreira que em braga permitiu 2 agressoes a jogadores do benfica (fora danilo fazer 5 faltas para amarelo...) nomeado para o rio ave-benfica. tao previsivel. TEMOS QUE FAZER BARULHO PARA ELE NÃO SE SENTIR À VONTADE PARA DAR O GOLPE.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.