segunda-feira, 8 de julho de 2013

Benfica 2013/14 - mais do mesmo?

Começo a ficar cansado, como é notório para quem costuma visitar este blog.

Vejo com preocupação o que se passa no Benfica. A falta de exigência, a falta de responsabilização, um certo irrealismo começam a ser a regra no Benfica.

O fim de época passada foi  o que se sabe. A derrota na final da Taça contra uma equipa remendada do Vitória foi inaceitável.

Deveria ter obrigado a uma reflexão por parte de todos. A um enorme cerrar de fileiras e a uma concentração redobrada no trabalho para a nova época. A uma política de comunicação sóbria, discreta, minimalista. À definição de um rumo claro para que não se repetissem os erros decisivos do final de época passada.

E o que se verifica?

Um treinador que parece já ter esquecido que esteve de joelhos, que chorou, que foi quase agredido e cuspido, a falar em "hegemonia" (!!) do futebol português. Alguém que não é campeão há 4 anos!!

Uma política de vendas e contratações que, apesar de algumas decisões acertadas, parece errática e pouco coordenada.

Eu não quero sequer acreditar que Steven Vitória, um jogador com inquestionável qualidade, possa ser um novo Capdevilla. Mas as declarações de Jorge Jesus fazem-me temer esse cenário. Instado a falar dos reforços para a defesa nem sequer mencionou o seu nome!! Depois, "relembrado" pelo entrevistador (um vice-presidente, o que é outra originalidade neste Benfica) de que havia ainda o luso-canadiano, JJ lá diz que sim, que o jogador até pode ser uma solução, que tem alguma qualidade e que é Português o que "pode ser importante para a Champions". Ou seja, dá ideia que Steven Vitória vem para fazer número ou preencher "quotas" de jogadores portugueses. Na SIC disse-se hoje que "não é líquido que Jorge Jesus queira Steven Vitória no plantel".

Sublinho, nem quero acreditar numa coisa destas.

Depois há o caso de Miguel Rosa, cuja situação, tanto quanto sei, continua por definir. Não me interessa que o jogador possa ter 24 anos, em contraposição com jogadores mais novos das equipas B. 
24 anos é suficientemente novo para ainda poder evoluir quando o ponto de partida (melhor jogador da segunda Liga, consecutivamente eleito em todos os meses como tal) já é bastante razoável.

E finalmente o de Rúben Amorim. Depois de se ter portado mal com o Benfica e o seu treinador, irá aparentemente integrar o plantel e foi, de acordo com "A Bola", abordado para renovar!

Quanto às aquisições, também fiquei surpreendido com as declarações de Jorge Jesus, de acordo com as quais Djuricic afinal não é sucessor de Aimar mas antes um "9 e meio", um jogador "do tipo de Saviola". 


Se este é o caso, parece-me então que contratámos 3 jogadores para a mesma posição: Djuricic, Sulejmani e Markovic.

Para ajudar à "festa", Jesus diz que "é quase impossível que Matic não saia". Como???

O Benfica quer empurrar o seu melhor jogador, o melhor jogador da Liga na época passada, para a porta da rua? Mesmo que esse fosse um cenário provável, desde quando se fazem declarações deste tipo? Acerca de um atleta exemplar que várias vezes já disse estar contente e querer dar o seu contributo para que o Benfica agora conquiste os títulos que merece?? 

E depois vejo os adeptos e os blogs a falarem de calendários "cozinhados" e de novas perseguições ao Benfica. Isto porque - imagine-se - vamos ter que jogar contra os adversários numa certa ordem, que pelos vistos nos será desfavorável. O ponto a que se chegou...


Tudo neste Benfica me começa a parecer demasiado estranho.


Daí algum cansaço e menor tempo dedicado a este blog. Começo a temer que a época que se avizinha venha a ser a repetição de um filme já demasiadas vezes visto nas épocas passadas: muita conversa e zero (ou perto disso) de resultados. E para isso já dei demasiado na época passada em que atingi o meu limite de ilusões com o futebol e com este Benfica.

Espero estar enganado.

6 comentários:

  1. - "Alguém que não é campeão há 4 anos!!" O JJ não disse que temos a hegemonia, disse que estamos perto de ter. Concordo que se questione estas declarações do JJ mas isso não invalida que ele tenha falado no futuro e não no presente ou passado recente.

    - Steven Vitória é bom jogador mas não é para titular. Serve para 3º central. Não sei qual são as intenções do JJ em relação ao Steven mas iremos ver isso já com os jogos amigáveis. Não vale a pena andar nessa onda de especulações.

    - O Djuricic na Holanda jogava a 2º avançado e pela selecção da Sérvia até jogava a avançado sozinho na frente.
    O Sulejmani e o Markovic também podem jogar noutras posições.

    - "O Benfica quer empurrar o seu melhor jogador, o melhor jogador da Liga na época passada, para a porta da rua?" WHAT? Mas quem é que quer empurrar o Matic para fora do Benfica? LOL Tenho a certeza absoluta que todos querem que o Matic fique mas não basta querer. Não me digas que ficaste surpreendido com o que o JJ disse. Depois da época fabulosa do Matic e devido aos inúmeros clubes endinheirados que andam atrás dele é mais do que óbvio que será bastante difícil que o Matic fique. Acho que toda a gente já reparou nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hertz, eu compreendo que seja difícil manter o Matic. Não compreendo é que o treinador do Benfica fale do assunto desta forma. Sobretudo depois do jogador dizer que QUER CONTINUAR no BENFICA. Ora se o jogador não quer sair, porque é que tem que sair? Isso é que eu não entendo.

      Eliminar
  2. Somos 2 amigo.....somos 2 alias estas desculpas esfarrapadas e teorias de conspiracao cada vez mais mostra que a capacidade exigente no benfica vai diminuindo ano apòs ano e cada vez mais alguns adeptos se contentam com o "quase"....mas que è isto ?? Viràmos sucessores dos lagartixos agora ??? Quer dizer se eles eventuaente descerem de divisao seremos nòs os proximos a andar pelos 7os lugares ......... eu nao me consigo rever nisso e acho que ainda somos uns quantos a nao se reverem nessa situaçao mas aimda assim nao somos os suficientes ainda......

    ResponderEliminar
  3. Ó Frank a carneirada anda feliz com os titulos aparatosos. O Benfica Glorioso acabou, mete isto na cabeça.

    ResponderEliminar
  4. 4 anos?
    desde maio de 2010 até julho de 2013 na minha terra n sao 4 anos mas pronto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 4 anos mas o Porto é tricampeão. Ou seja, o último título do Benfica foi há 4 épocas atrás. É só isso.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.