quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

2014 - ano para voltar a entrar nos carris

O balanço de 2013 é evidentemente muito negativo, pois o Benfica que parecia destinado a uma época de sucessos acabou por perder tudo de forma absolutamente inglória e com grande sabor a injustiça.
Tivemos porém momentos muito bons, quase inesquecíveis: recordemos por exemplo o golo de Matic ao Porto, o golo de Lima ao Sporting, depois de magia de Gaitan, o jogo contra o Fenerhbaçe na Luz que ditou a passagem à Final da Liga Europa, a própria série de vitórias no campeonato (sem ajudas, ao contrário do clube que viria a ser decretado campeão) até ao fatídico jogo com o Estoril ou, nas modalidades, o título de campeão europeu de hóquei, a que se seguiram outros.
Foram momentos bons que nos deram alguma alegria, no grande quadro de desilusão que marca a época passada. Tudo isso está porém já para trás. O ano civil acabou e um novo se abre, com o Benfica (desfeito o sonho ilusório da Champions) a manter boas possibilidades na Campeonato e na Taça.
No próximo sábado (depois de amanhã), pelas 20.15 h na Luz, jogaremos precisamente o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal frente ao Gil Vicente.
No domingo seguinte (dia 12), pelas 16.00h (algo que é uma novidade nos últimos anos) teremos o clássico contra o Porto. Três jornadas depois receberemos o Sporting.
Caso o Benfica seja competente, poderá estar no início de Fevereiro numa excelente posição para vencer o campeonato. Já aqui disse várias vezes que temos um excelente plantel, com muitas soluções. Ao contrário dos anos anteriores, o plantel não chega a esta fase da época já muito espremido fisicamente - pelo contrário começámos "devagarinho" e tem havido bastante rotatividade, pelo que as peças mais influentes estão preparadas para enfrentar o que aí vem da época. Recorde-se também que o Benfica de JJ costuma ser mais forte nesta fase do campeonato do que no seu início. O que tem falhado mesmo nas últimas épocas é a ponta final, os últimos 3 ou 4 jogos, algo que, se fizermos as coisas bem nesta fase acredito que não se repetirá.
Em suma, penso que as perspectivas são interessantes e que temos razões para estar moderadamente optimistas.
Agora insisto que é absolutamente fundamental vencer o Porto e o Sporting no nosso Estádio. Está perfeitamente ao nosso alcance. Desde que a equipa esteja concentrada e bem preparada a todos os níveis, penso que o conseguiremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.