quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A segunda (e decisiva) fase do campeonato

Não há como enfatizar em excesso esta dupla mensagem: o campeonato é a prioridade absoluta da época e tudo se mantém em aberto.

Claro que é bom ter uma vantagem de 4 e 5 pontos sobre os concorrentes mas a fase decisiva ainda não chegou. Daí eu falar da segunda fase do campeonato, a fase de todas as decisões, apesar de contabilisticamente termos já passado a metade (faltam 11 jogos).

Eis abaixo o quadro comparativo de jogos dos 3 candidatos:

Benfica-Guimarães                    Rio Ave-Sporting             Porto-Estoril   
Belenenses-Benfica                       Sporting-Braga             Guimarães-Porto
Benfica-Estoril                           Setúbal-Sporting              Porto-Arouca
Nacional-Benfica                                               Sporting-Porto
Benfica-Académica                      Marítimo-Sporting         Porto-Belenenses
Braga-Benfica                            Sporting-Guimarães       Nacional- Porto
Benfica-Rio Ave                           P. Ferreira-Sporting         Porto-Académica
Arouca-Benfica                            Sporting-Gil Vicente         Braga-Porto
Benfica-Olhanense                        Belenenses-Sporting         Porto-Rio Ave
Benfica-Setúbal                            Nacional-Sporting          Olhanense-Porto
Porto-Benfica                             Sporting-Estoril

Os jogos (J) a negrito são aqueles em que um dos candidatos ao título joga com equipas da metade superior da tabela (>9). Os jogos a negrito e sublinhado são evidentemente os jogos entre os candidatos ao título (>4).

Se considerarmos os jogos serem em casa ou fora como um factor adicional de ponderação, podemos estabelecer o seguinte quadro de dificuldade dos jogos (em que 1 é em teoria o mais fácil):

Em casa com equipa da metade inferior da tabela (<9): 1
Fora com equipa <9: 1,5
Casa com equipa >9: 1,5
Fora com equipa >9: 2
Casa com equipa >4: 2
Fora com equipa >4: 2,5

De acordo com este critério objectivo (embora discutível obviamente), o Benfica é o clube com melhor calendário:

Benfica:    16,5 (soma do grau de dificuldade)
Sporting:   17,5
Porto        17,5

Claro que isto serve para o que serve, que é pouco mais que nada. O que contará de facto é o que as equipas fizerem em campo, sempre altamente imprevisível mas em grande parte resultando da capacidade das mesmas se manterem focadas e da respectiva capacidade de aguentar a pressão e o cansaço.

Ainda olhando para o calendário, verifica-se que não é impossível que o campeonato possa ficar resolvido (ou perto disso) nas próximas 6 jornadas. De facto é aí que se concentram a maioria dos jogos dos líderes com os >9, para além do importante Sporting-Porto. Na jornada 25 em particular todos os candidatos jogam com equipas >9. A partir dessa jornada, fica a faltar ao Benfica apenas um jogo de grau de dificuldade acima da média: o jogo no Porto.

O Porto tem vindo a subir de produção. A dada altura chegou a parecer possível que o Porto pressionasse o botão de "auto-destruição", "saneando" Fernando da equipa. Isso não aconteceu e o Porto está a viver um "novo começo" com novas apostas (Herrera, Quaresma e Abdoulaye) e uma subida visível de rendimento. No entanto a sua tarefa está muito difícil pois não tem margem de erro. Começa já esta jornada por defrontar o Estoril, que está a jogar muito bem, depois vai a Guimarães e duas jornadas depois enfrentará o Sporting. O Porto precisaria de vencer todos estes jogos para poder encetar uma recuperação, algo que, não sendo impossível, me parece muito difícil.

Quanto ao Sporting, veremos se a quebra de rendimento que se tem verificado desde o fim da primeira volta se mantém ou se a equipa consegue voltar aos índices de rendimento mais elevados do primeiro terço do campeonato. O Sporting está numa posição em que já não pode perder mais pontos, sob pena das expectativas para a época se começarem a desvanecer em desilusão. A verdade é que o Sporting enfrenta uma sequência de 5 jogos bastante difícil.

Quanto ao Benfica, tendo em teoria o calendário mais fácil até ao fim, como ficou demonstrado, terá nos próximas jornadas uma excelente oportunidade para se distanciar ainda mais na classificação e ganhar, aí sim, uma vantagem que poderá ser decisiva. Nos próximos 3 jogos, dois deles em casa, enfrentaremos adversários que nas últimas duas épocas nos deram dissabores: Guimarães e Estoril, para além do Belenenses que nos tirou pontos já esta época na Luz. Na jornada do Sporting-Porto vamos à Madeira e duas jornadas depois a Braga (30 de Março). Depois disso e até à última jornada não temos jogos teoricamente muito difíceis.

Esta é certamente a altura de concentrar todos os esforços no campeonato. A oportunidade de recuperamos o título está bem ao nosso alcance. Esta é a altura em que todos os candidatos sabem, sobretudo o Porto, que não podem falhar e em que lançarão mão de todos os seus trunfos. Saiba o Benfica aproveitar o facto de, nesse contexto, ter o melhor calendário para de destacar de modo decisivo na liderança.

1 comentário:

  1. É verdade que faltam onze jogos, mas só nos faltam DEZ VITÓRIAS!!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.